Dezoito côvados:
1 Reis 7:15 Formou duas colunas de bronze; a altura de cada uma era de dezoito côvados, e um fio de doze côvados era a medida de sua circunferência.
Trinta e cinco côvados:
2 Crônicas 3:15 Fez também diante da sala duas colunas de trinta e cinco côvados de altura; e o capitel, sobre cada uma, de cinco côvados.
Novamente, aqui a desculpa de que "eram medidas de côvados diferentes" não cabe, pois em outras ocasiões os dois livros batem, como por exemplo, na medida das asas dos querubins:
1 Reis 6:24 Cada asa de um querubim era de cinco côvados;
2 Crônicas 3:12 Também a asa do outro querubim era de cinco côvados e tocava na outra parede; era também a outra asa igualmente de cinco côvados e estava unida à asa do outro querubim.
A Bíblia de Estudo NVI traduz:
ResponderExcluirI Reis 7:15 ”Ele fundiu duas colunas de bronze, cada uma com oito metros e dez centímetros de altura...”.
II Crônicas 3:15 ”Fez na frente do templo duas colunas que, juntas, tinham dezesseis metros,...”
* Suprir a palavra "juntas" é uma tentativa de harmonizar essa medida com os oito metros (cada) em 1 Rs 7:15 (tb. confirmado por 2 Rs 25:17 - "Cada coluna tinha oito metros e dez centímetros de altura...").
Jeremias 52:21 "Cada uma das colunas tinha oito metros e dez centímetros de altura...". A Septuaginta aqui registra 16 m.
A outra possibilidade é que se trate de um erro de copistas.
toda palavra da bíblia é inspirada por Deus, e não ditada por Deus, por isso pode a ver erro de copistas.
ResponderExcluir