Cristãos entram em terreno pantanoso quando se fala de escravidão na bíblia. Isso porque eles sabem muito bem que ela não só permite, mas até regulamenta a escravidão. Não há como negar isso. O máximo que eles podem fazer é dizer que a escravidão valia apenas para aquela época antiga, e hoje já não vale mais.
Isso, não precisa nem dizer, é uma besteira sem tamanho. Sabemos disso, tanto que até os anos 50 ela ainda era usada para defender a escravidão e o preconceito nos Estados Unidos.
Para os crentes que acham que as leis de escravidão não valem mais, devo lembrar das palavras de Jesus sobre a validade da lei:
Mateus,5:17 | Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. |
Como podem dizer na cara dura que partes da lei mosaica não valem mais, aquelas que são inconvenientes para eles, ao mesmo tempo que dizem que o versículo acima é verdadeiro? Esse é um mistério que só pode se explicado pela desonestidade intelectual em que vivem os crentes.
Os versículos que regulamentam a escravidão foram supostamente ditados diretamente por deus, como estatuto perpétuo, de modo que não há como dizer que ele não apóia a escravidão. E se ele apoiava antes, e agora não apoia mais, então ele mudou de idéia, coisa que também não pode fazer, segundo esse outro versículo aqui:
Malaquias 3:6 | Porque eu, o SENHOR, não mudo; |
E se ele apoiava a escravidão apenas porque era o costume do povo, e porque agora os nossos costumes são diferentes, então deus não apoia mais, isso significa que a vontade de deus muda de acordo com a vontade dos homens. Não é deus quem dita as regras, e sim os homens, e deus apenas vai na onda do momento (como ateu, eu sei que é isso o que acontece. Não é deus quem dita as regras, porque ele não existe, e sim os homens, que mudam de opinião com o tempo. Mas por mais óbvio que isso pareça, mesmo assim os crentes não percebem).
Então, chega de conversa. Vamos para os versículos. Por enquanto, apenas do Velho Testamento. Trataremos do novo em um artigo posterior. Lembrem-se de se imaginar na pele de um escravo naquela época, e imaginando alguém falando esses versículos como uma voz estrondorosa vindo dos céus, e me digam que não é óbvio que o deus da bíblia foi inventado por seres humanos...
Sobre surras em escravos:
Era permitido bater e torturar escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que se tomasse cuidado para não lhes arrancassem os dentes ou furassem os olhos. O dono do escravo não poderia bater até a morte, mas se ele surrasse a ponto de que ele vivesse por pelo menos dois dias, não teria problemas, pois afinal de contas, o escravo era propriedade dele.
Êxodo,21:20 | Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado; |
Êxodo,21:21 | Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu. |
Êxodo,21:26 | E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho. |
Êxodo,21:27 | E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente. |
Sobre compra e venda de escravos:
Um pai pode vender a si mesmo ou seus filhos para saldar dívidas. É isso mesmo, querem que você acredite que essa lei veio direto da boca de deus. Deus não parece se importar se os filhos concordam ou não em se tornar escravos sem direito a escolha.
Êxodo,21:7 | E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos. |
Você pode comprar seu próprio irmão como escravo, se ele foi vendido devido a pobreza, mas aí não pode tratá-lo como servo, e sim como um trabalhador contratado. Ele não pode ir embora, mas você deve libertá-lo no Ano do Jubileu, que ocorre a cada 50 anos. Ou seja, o cara provavelmente teria que trabalhar a vida inteira para seu irmão.
A bíblia não fala o que fazer se você comprar sua irmã como escrava.
Levítico,25:39 | Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo. |
Levítico,25:40 | Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá; |
Sobre emancipação de escravos:
Escravos podiam ser libertos depois de 6 anos de serviços, mas somente se eles fossem hebreus.
No entanto, se o dono deu uma mulher ao escravo para ser sua esposa, ela e os eventuais filhos teriam que ficar, porque eles são propriedade do dono. Assim, o escravo seria obrigado a abandonar sua família se quisesse ser livre (uma razão óbvia para essa lei, já que os escravos provavelmente escolheriam ficar).
Se os escravos fossem de nações vizinhas ou comprados de estrangeiros, eles permaneciam cativos para sempre, a não ser que o dono quisesse libertá-los.
Quando um pai vende uma filha como escrava, as passagens sobre sua emancipação são contraditórias. Em uma é dito que o homem e a mulher hebreus são libertos igualmente após seis anos:
Deuteronômio,15:12 | Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre. |
Porém em outra é dito que uma filha não será liberta da mesma forma que os escravos homens. Se ela não agradar (sexualmente) seu dono, poderá ser comprada de volta por outro hebreu. Se ela se casar com o filho do dono, terá que ser tratada como nora. Se o filho arrumar outra mulher, não será diminuido o mantimento da primeira. Mas se nada disso for possível, ela terá que ser liberta, sem dinheiro algum. Ela estará livre, porém abandonada.
Êxodo,21:7 | E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos. |
Todos os escravos homens hebreus serão libertos no ano do Jubileu. As escravas mulheres, novamente, não é claro, depende de qual verso você lê. Escravos não-hebreus não tem a mesma sorte. Eles serão cativos pela vida toda.
Sobre o estupro de escravas:
Se um homem violenta uma escrava que for casada, basta ele oferecer um animal como sacrifício no templo e nada mais. A versão King James diz que a escrava, no entanto, deverá ser chicoeada. Isso mesmo, ela será torturada por ter sido violentada, nada muito diferente que as leis do Talibã nos dias de hoje (em outras versões isso foi atenuado, dizendo que ambos devem ser açoitados). Então, cristãos, antes de criticarem o islamismo, lembrem-se que a moral bíblia não é muito diferente da islâmica. Vale notar que ela só não seria morta pelo "crime" de ter sido estuprada porque ela não é livre. Ou seja, só porque o dono dela ficaria no prejuízo.
A bíblia não fala nada sobre escravas solteiras, então assume-se que poderiam estuprá-las à vontade.
Levítico,19:20 | E, quando um homem se deitar com uma mulher que for serva desposada com outro homem, e não for resgatada nem se lhe houver dado liberdade, então serão açoitados; não morrerão, pois ela não foi libertada. |
Levítico,19:21 | E, por expiação da sua culpa, trará ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, um carneiro da expiação, |
Levítico,19:22 | E, com o carneiro da expiação da culpa, o sacerdote fará propiciação por ele perante o SENHOR, pelo pecado que cometeu; e este lhe será perdoado. |
Sobre escravizar mulheres cativas:
Se em alguma nação cativa você ver uma mulher bonita, você pode pegá-la para si, bastando fazer um simples ritual. Faça o seguinte: após matar seus pais, leve-a contigo para a sua casa. Raspe a cabeça dela, corte as unhas, e tire a roupa dela. Deixe-a de luto por seus pais por um mês. Depois de um mês, você pode estuprá-la à vontade. E se ela não lhe agradar, pode mandá-la embora com uma mão na frente e outra atrás. Apenas não a venda para outro, que aí seria sacanagem demais...
Deuteronômio,21:10 | Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros, |
Deuteronômio,21:11 | E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher, |
Deuteronômio,21:12 | Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas. |
Deuteronômio,21:13 | E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher. |
Deuteronômio,21:14 | E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado. |
Tenham em mente que essas maravilhosas lei divinas foram ditadas diretamente por deus!
Para finalizar, vou deixar as belas palavras do Rabino M. J. Raphall (1861) falando sobre os dez mandamentos, que tratam os escravos (e a mulher) exatamente como propriedades, tal qual um jumento ou um boi:
".. sob a mesma proteção como qualquer outra espécie de propriedade legal... que os dez mandamentos são a palavra de D-us, e para tanto, da maior autoridade, é aceita por cristãos e judeus... como se atreve, sob a sanção e proteção fornecidos pela propriedade de escravos dos dez mandamentos, como se atreve você a denunciar a escravidão como pecado? Quando você se lembra de Abraão, Isaque, Jacó, Jó - os homens com que o Todo-poderoso conversou, cujos nomes ele enfaticamente conecta com o seu mais santo nome, e para quem ele ele dedicou o caráter de ‘homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. ‘(Jó 1:8) - que todos esses homens eram escravistas, isso não soa para você como culpado por algo muito parecido com blasfêmia?"
".. sob a mesma proteção como qualquer outra espécie de propriedade legal... que os dez mandamentos são a palavra de D-us, e para tanto, da maior autoridade, é aceita por cristãos e judeus... como se atreve, sob a sanção e proteção fornecidos pela propriedade de escravos dos dez mandamentos, como se atreve você a denunciar a escravidão como pecado? Quando você se lembra de Abraão, Isaque, Jacó, Jó - os homens com que o Todo-poderoso conversou, cujos nomes ele enfaticamente conecta com o seu mais santo nome, e para quem ele ele dedicou o caráter de ‘homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. ‘(Jó 1:8) - que todos esses homens eram escravistas, isso não soa para você como culpado por algo muito parecido com blasfêmia?"
Êxodo,20:17 | Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. |