quinta-feira, 18 de junho de 2009

A bíblia e a escravidão I - O Velho Testamento

"A escravidão foi estabelecida por decreto do Deus Todo-poderoso... ela é sancionada pela bíblia em ambos os testamentos, desde Gênesis até Apocalipse... ela existiu em todas as eras, encontrada entre pessoas das maiores civilizações, e nas nações com as maiores proficiências das artes." - Jefferson Davis, presidente dos Estados Confederados da América.

Cristãos entram em terreno pantanoso quando se fala de escravidão na bíblia. Isso porque eles sabem muito bem que ela não só permite, mas até regulamenta a escravidão. Não há como negar isso. O máximo que eles podem fazer é dizer que a escravidão valia apenas para aquela época antiga, e hoje já não vale mais.

Isso, não precisa nem dizer, é uma besteira sem tamanho. Sabemos disso, tanto que até os anos 50 ela ainda era usada para defender a escravidão e o preconceito nos Estados Unidos.
Para os crentes que acham que as leis de escravidão não valem mais, devo lembrar das palavras de Jesus sobre a validade da lei:

Mateus,5:17Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

Como podem dizer na cara dura que partes da lei mosaica não valem mais, aquelas que são inconvenientes para eles, ao mesmo tempo que dizem que o versículo acima é verdadeiro? Esse é um mistério que só pode se explicado pela desonestidade intelectual em que vivem os crentes.
Os versículos que regulamentam a escravidão foram supostamente ditados diretamente por deus, como estatuto perpétuo, de modo que não há como dizer que ele não apóia a escravidão. E se ele apoiava antes, e agora não apoia mais, então ele mudou de idéia, coisa que também não pode fazer, segundo esse outro versículo aqui:

Malaquias 3:6Porque eu, o SENHOR, não mudo;

E se ele apoiava a escravidão apenas porque era o costume do povo, e porque agora os nossos costumes são diferentes, então deus não apoia mais, isso significa que a vontade de deus muda de acordo com a vontade dos homens. Não é deus quem dita as regras, e sim os homens, e deus apenas vai na onda do momento (como ateu, eu sei que é isso o que acontece. Não é deus quem dita as regras, porque ele não existe, e sim os homens, que mudam de opinião com o tempo. Mas por mais óbvio que isso pareça, mesmo assim os crentes não percebem).

Então, chega de conversa. Vamos para os versículos. Por enquanto, apenas do Velho Testamento. Trataremos do novo em um artigo posterior. Lembrem-se de se imaginar na pele de um escravo naquela época, e imaginando alguém falando esses versículos como uma voz estrondorosa vindo dos céus, e me digam que não é óbvio que o deus da bíblia foi inventado por seres humanos...

Sobre surras em escravos:

Era permitido bater e torturar escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que se tomasse cuidado para não lhes arrancassem os dentes ou furassem os olhos. O dono do escravo não poderia bater até a morte, mas se ele surrasse a ponto de que ele vivesse por pelo menos dois dias, não teria problemas, pois afinal de contas, o escravo era propriedade dele.

Êxodo,21:20 Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;
Êxodo,21:21Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu.

Êxodo,21:26E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho.
Êxodo,21:27E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.

Sobre compra e venda de escravos:

Um pai pode vender a si mesmo ou seus filhos para saldar dívidas. É isso mesmo, querem que você acredite que essa lei veio direto da boca de deus. Deus não parece se importar se os filhos concordam ou não em se tornar escravos sem direito a escolha.

Êxodo,21:7 E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

Você pode comprar seu próprio irmão como escravo, se ele foi vendido devido a pobreza, mas aí não pode tratá-lo como servo, e sim como um trabalhador contratado. Ele não pode ir embora, mas você deve libertá-lo no Ano do Jubileu, que ocorre a cada 50 anos. Ou seja, o cara provavelmente teria que trabalhar a vida inteira para seu irmão.

A bíblia não fala o que fazer se você comprar sua irmã como escrava.

Levítico,25:39 Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo.
Levítico,25:40 Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá;

Sobre emancipação de escravos:

Escravos podiam ser libertos depois de 6 anos de serviços, mas somente se eles fossem hebreus.

No entanto, se o dono deu uma mulher ao escravo para ser sua esposa, ela e os eventuais filhos teriam que ficar, porque eles são propriedade do dono. Assim, o escravo seria obrigado a abandonar sua família se quisesse ser livre (uma razão óbvia para essa lei, já que os escravos provavelmente escolheriam ficar).

Se os escravos fossem de nações vizinhas ou comprados de estrangeiros, eles permaneciam cativos para sempre, a não ser que o dono quisesse libertá-los.

Quando um pai vende uma filha como escrava, as passagens sobre sua emancipação são contraditórias. Em uma é dito que o homem e a mulher hebreus são libertos igualmente após seis anos:

Deuteronômio,15:12 Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o deixarás ir livre.

Porém em outra é dito que uma filha não será liberta da mesma forma que os escravos homens. Se ela não agradar (sexualmente) seu dono, poderá ser comprada de volta por outro hebreu. Se ela se casar com o filho do dono, terá que ser tratada como nora. Se o filho arrumar outra mulher, não será diminuido o mantimento da primeira. Mas se nada disso for possível, ela terá que ser liberta, sem dinheiro algum. Ela estará livre, porém abandonada.

Êxodo,21:7 E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

Todos os escravos homens hebreus serão libertos no ano do Jubileu. As escravas mulheres, novamente, não é claro, depende de qual verso você lê. Escravos não-hebreus não tem a mesma sorte. Eles serão cativos pela vida toda.

Sobre o estupro de escravas:

Se um homem violenta uma escrava que for casada, basta ele oferecer um animal como sacrifício no templo e nada mais. A versão King James diz que a escrava, no entanto, deverá ser chicoeada. Isso mesmo, ela será torturada por ter sido violentada, nada muito diferente que as leis do Talibã nos dias de hoje (em outras versões isso foi atenuado, dizendo que ambos devem ser açoitados). Então, cristãos, antes de criticarem o islamismo, lembrem-se que a moral bíblia não é muito diferente da islâmica. Vale notar que ela só não seria morta pelo "crime" de ter sido estuprada porque ela não é livre. Ou seja, só porque o dono dela ficaria no prejuízo.

A bíblia não fala nada sobre escravas solteiras, então assume-se que poderiam estuprá-las à vontade.

Levítico,19:20 E, quando um homem se deitar com uma mulher que for serva desposada com outro homem, e não for resgatada nem se lhe houver dado liberdade, então serão açoitados; não morrerão, pois ela não foi libertada.
Levítico,19:21 E, por expiação da sua culpa, trará ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, um carneiro da expiação,
Levítico,19:22 E, com o carneiro da expiação da culpa, o sacerdote fará propiciação por ele perante o SENHOR, pelo pecado que cometeu; e este lhe será perdoado.

Sobre escravizar mulheres cativas:

Se em alguma nação cativa você ver uma mulher bonita, você pode pegá-la para si, bastando fazer um simples ritual. Faça o seguinte: após matar seus pais, leve-a contigo para a sua casa. Raspe a cabeça dela, corte as unhas, e tire a roupa dela. Deixe-a de luto por seus pais por um mês. Depois de um mês, você pode estuprá-la à vontade. E se ela não lhe agradar, pode mandá-la embora com uma mão na frente e outra atrás. Apenas não a venda para outro, que aí seria sacanagem demais...

Deuteronômio,21:10 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros,
Deuteronômio,21:11 E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,
Deuteronômio,21:12 Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.
Deuteronômio,21:13 E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.
Deuteronômio,21:14 E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.

Tenham em mente que essas maravilhosas lei divinas foram ditadas diretamente por deus!
Para finalizar, vou deixar as belas palavras do Rabino M. J. Raphall (1861) falando sobre os dez mandamentos, que tratam os escravos (e a mulher) exatamente como propriedades, tal qual um jumento ou um boi:

".. sob a mesma proteção como qualquer outra espécie de propriedade legal... que os dez mandamentos são a palavra de D-us, e para tanto, da maior autoridade, é aceita por cristãos e judeus... como se atreve, sob a sanção e proteção fornecidos pela propriedade de escravos dos dez mandamentos, como se atreve você a denunciar a escravidão como pecado? Quando você se lembra de Abraão, Isaque, Jacó, Jó - os homens com que o Todo-poderoso conversou, cujos nomes ele enfaticamente conecta com o seu mais santo nome, e para quem ele ele dedicou o caráter de ‘homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. ‘(Jó 1:8) - que todos esses homens eram escravistas, isso não soa para você como culpado por algo muito parecido com blasfêmia?"


Êxodo,20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Continuaremos a falar de escravidão no novo Testamento na parte II desse estudo.

74 comentários:

  1. ele ama escravidao ele escravisa as pessoas ate hoje ameacando elas

    ResponderExcluir
  2. Tarick, oque você esperava de um ser, que diz que amor, é se ajuelhar e idolatrar ele?

    Sera que algum cristão vai apresentar algum argumento, ao inves de apenas pregar e correr?

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria que as pessoas levassem a serio o que estar escrito na bíblia, pois ela é a palavra de Deus,e aquele que não crer em Deus, por se só está condenado,e aqueles que não guardam os seus mandamentos, também serão condenados,até hoje não vi nem um pastor ou qualquer cristão que explicasse a palavra de Deus com o discernimento real da palavra de Deus. Pois tudo que eles fazem é mercadejá a palavra de Deus.Eles deturpam a palavra até que ela fique de conformidade com o que eles querem não com o que Deus quer.
    Mais estar escrito que; Nem todos que diz senhor, senhor, entrarão no reino dos céus.
    E assim como ele diz, que temos que prestar conta de tudo que falamos! Também temos que prestar conta de tudo que ouvimos em nossa congregação. Então muito cuidado com o que ouve, pois muitos estão ouvindo, um espírito que não é de Deus, isso sem ex-cessão de religião, nas pregações que ouço nas igrejas e na televisão, não há admoestação nem uma, não há edificação de espírito.
    Os homens tiraram o poder da palavra de Deus, deturpando-a e acham que fazendo isso, ainda estão salvos. A respeito disso é que Paulo se queixa,pois ele diz que nesse caso, Deus fez deles os últimos dos homens , porque eles resistiram as tribulações até a morte, por esta mesma salvação. Enquanto nós, não resistimos nem até ao sangue! e achamos que estamos salvos. Olha saiba de uma coisa, Deus não é injusto, e não vai te salvar se tu não renunciar o mundo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. O Anonimo, o tema é a escravidão apoiada pela biblia, que você diz, ser a palavra do seu deus, então quando possivel, se atenha ao assunto, ao invez de pregar para si mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Mauricio,vejo que tens um conhecimento até adimiravel sobre as escrituras,pena que sua visão é totalmente contra as leis de Deus.
    Saiba que o motivo de tudo isso estar acontecendo é por causa do pecado,ou seja,da desobediença.
    Querendo ou não somos todos escravos.
    Uns são escravos da bebida,outros das drogas e por aí vai.
    Mas quem é bom?Jesus disse:Porque me chamas bom?
    Então oque é ser bom?Fazer oque as pessoas gostam?
    Se fizer-mos oque as pessoas gostam,estaremos fazendo coisas horrendas.
    Pois nem tudo que a gente gosta pode ser certo.
    Então,a escravidão é uma escolha que a gente faz e depois não mais conseguimos sair.
    Ou seja:Ao buscar algo diferente,acabamos de nos tornar presa.
    Resumindo:Enquanto existir pecado,existira a escravidão.

    ResponderExcluir
  6. Sidney Godoy disse...

    "Saiba que o motivo de tudo isso estar acontecendo é por causa do pecado,ou seja,da desobediença."

    Se você olhar em exodos 21, você pode ver que seus suposto deus justo e bom, da instruções bem claras de como tratar seus escravos, oras, se ele fosse bom e justo ele diria: Não deveras possuir outro ser humano.
    Então como você pode dizer que escravidão existe por desobediencia?

    "Querendo ou não somos todos escravos.Uns são escravos da bebida,outros das drogas e por aí vai."

    Vicios são uma coisa, escravidão é outra totalmente diferente, você não pode distorcer as palavras ate elas significarem oque você quiser.

    "Então oque é ser bom?Fazer oque as pessoas gostam?
    Se fizer-mos oque as pessoas gostam,estaremos fazendo coisas horrendas."

    A grande maioria da população é honesta e sabe viver em sociedade, nenhum pais com maioria ateia caiu nos caos por falta de religião, e claro que NÃO podemos fazer TUDO, por isso temos valores, porque somos animais sociais, e como animais sociais, se trabalharmos em grupos e nos respeitarmos, temos maiores chances de sobrevivencia, dai vem nossos valores morais.
    Eles vem evoluindo junto com o ser humano.

    "Resumindo:Enquanto existir pecado,existira a escravidão. "

    So para terminar, você tem alguma evidencia que escravidão seja provocada por desobediencia a um ser imaginario?

    ResponderExcluir
  7. a escravidão no velho testamento a matança de mulheres de animais e outras coisas desses tipo
    era para o povo de Israel, quando Jesus morreu em nosso lugar não ouve apedrejamento e venda de escravos e outras coisas, mas ouve escravidão mais não desse jeito do velho testamento
    Deus não muda sempre deu vitória para o povo dele, ele sempre testa as pessoas para ver o que elas vão fazer, Deus e onipresente ele sabe o que vai acontecer mais ele que ver o que agente vai fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ele sabe o que vai acontecer, mas quer ver o que faremos", mais ou menos como aquele pessoal que lê na revista o capítulo da novela e à noite senta pra assistir?

      Excluir
  8. Infor, seria bom você apresentar algum argumento, ao inves de postar o mesmo lixo, em todos os topicos.

    ResponderExcluir
  9. alguns topico eu pus o mesmo argumento mas eles respondem o que está sendo falado nesse topico e nos outros

    ResponderExcluir
  10. Não respondem nada, so dizem que em algum dia deus ficou bonzinho de repente, e que por isso a gente pode esquecer tudo oque ele ensinou e fez de tirano e sanguinario.

    ResponderExcluir
  11. se agente fosse esquecer disso e só agente não ler o velho testamento se agente não quiser saber disso
    Deus sempre foi justo ele mesmo do passado do presente e do futuro
    quando Jesus se morreu por nos para peduar de todo pecado, todo o pecado que a pessoa vai fazer Deus pode peduar os pecados

    ResponderExcluir
  12. "Deus sempre foi justo ele mesmo do passado do presente e do futuro"

    O problema é que a "justiça" dele, é cruel e injusta, "se você não me idolatrar, vou te torturar por toda a eternidade".

    "quando Jesus se morreu por nos para peduar de todo pecado"

    Mesmo problema do outro topico, um deus bom, NUNCA exigiria um sacrificio humano para nos perdoar.

    ResponderExcluir
  13. Jesus morreu para poder nos peduar e ele não pecou nenhum dia de sua vida, mas Deus como foi bom com as pessoas mandou seu filho para que morrece, e sofrece para poder nos peduar
    e Jesus não veio aqui para fazer a vontade dele e a gente devemos que seguir o exemplo de Jesus
    1Pedro 2:21 Por que para isto sois chamados; pois tambem Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
    1Pedro 2:22 O qual não cometeu nenhum pecado, nem a sua boca achou engano.
    1Pedro 2:23 O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente:
    1Pedro 2:24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para justiça; e por suas feridas foste sarados.
    1Pedro 2:25 Porque éreis como ovelhas desgarradas: mas agora tendes voltado o Pastor o Bispo das vossas almas

    ResponderExcluir
  14. mas quem criou as pessoas, quem nos fez Deus, nos somos de Deus
    para não ir no inferno e só fazer o que Deus pede,fazer o que Deus pede não e tão difícil e não tão fácil mas da para fazer

    ResponderExcluir
  15. "Jesus morreu para poder nos peduar e ele não pecou nenhum dia de sua vida"

    Exatamente, como não existem deuses, não existe pecado.Existem coisas boas e más, mas não pecados.

    "Deus como foi bom com as pessoas mandou seu filho para que morrece, e sofrece para poder nos peduar"

    deus bom? Acho que você não leu as partes onde ele comete genocidios, defenda a escravidão, mata crianças, etc.

    E você não respondeu a minha pergunta:

    Porque um deus bom, mataria o seu proprio filho para poder perdoar alguem? Um deus bom, daria conhecimento e poderia perdoar sem nenhum sacrificio.A proposito, Jesus não se sacrificou, porque depois ele foi morar no ceu junto de deus, ISSO NÃO É UM SACRIFICIO!!!

    "mas quem criou as pessoas, quem nos fez Deus, nos somos de Deus "

    Mostre alguma evidencia disso, você esta fazendo papel de idiota repetindo as mesmas coisas.

    "para não ir no inferno e só fazer o que Deus pede"

    E para não levar um tiro, basta entregar seu dinheiro,e para a mafia não quebrar suas pernas é so fazer oque eles querem,etc.

    Interessante como o seu deus bom, conseguer ser pior do que assassinos, mafiosos, e ate nazistas.

    ResponderExcluir
  16. existe um Deus, e ele nos fez
    leio as partes antes de responder o blog, eu já respondi isso ai
    se não mandasse Jesus o povo ia estar no mesmo geito no velho testamento, mas Deus podia mudar, mas ele quis assim.
    a vida das pessoas começou, quando Deus fez Adão e Erva, depois disso começou a vida do nosso mundo
    se você fizer isso que a marfim fala você não recebe nada, se você fizer isso que Deus fala você recebe a vida interna nos céus
    interessante como as pessoas não conseguem acreditar em Deus, mesmo que Deus tenha feito tudo isso no passado

    ResponderExcluir
  17. "se não mandasse Jesus o povo ia estar no mesmo geito no velho testamento,"

    Mostre evidencias de que Jesus ecistiu.

    "a vida das pessoas começou, quando Deus fez Adão e Erva, depois disso começou a vida do nosso mundo "

    Evidencias amiguinho, você esta cagando pela boca.

    "se você fizer isso que a marfim fala você não recebe nada, se você fizer isso que Deus fala você recebe a vida interna nos céus"

    Reescreve isso, esta incompreensivel.

    "interessante como as pessoas não conseguem acreditar em Deus, mesmo que Deus tenha feito tudo isso no passado "

    Alguma evidencia.

    ResponderExcluir
  18. eu já mostrei evidência que Jesus existiu, a.C e d.C
    a bíblia fala que Adão e Erva existiu, e a vida tem que começar de algum geito
    se você fizer o que a marfia fala você vai receber nada, se você fizer o que Deus fala você vai receber, vida nos céus
    a bíblia, fala todas as historias que aconteceram, depois disso as pessoas acreditaram em Deus até chegar um tempo que as pessoas pararam de acreditar em Deus

    ResponderExcluir
  19. "a bíblia fala que Adão e Erva existiu, e a vida tem que começar de algum geito"

    Certo, a vida tem que começar de algum jeito, mas isso não prova que Adão e "Erva" existiram ou que a sua biblia diz a verdade.

    Você continua fazendo o mesmo argumento de ignorancia: "como eu não sei como aconteceu, vou dizer que foi deus".

    "se você fizer o que a marfia fala você vai receber nada, se você fizer o que Deus fala você vai receber, vida nos céus "

    Prove com evidencias de que seu deus existe e que esse ceu existe, você continua pregando, ao inves de dar respostas.

    "a bíblia, fala todas as historias que aconteceram, depois disso as pessoas acreditaram em Deus até chegar um tempo que as pessoas pararam de acreditar em Deus "

    As pessoas que viviam nas areas governadas pela sua religião, "acreditavam" em deus, porque senão, elas seriam torturadas e queimadas vivas.

    Hoje eu posso me afirmar ateu, porque se você sequer me encostasse e um jeito improprio, eu te mandaria prender.

    Sua religião so parou de ter esse poder quando a monarquia foi derrubada, e foi estabelecido o parlamento, isso na Europa.

    Você não apresentou nenhuma evidencia, e continua a empurrar esse lixo como se fosse verdade.

    Caralho você sequer apresentou um argumento que eu não pudesse derrubar em menos de 5 minutos, e você continua postando a mesma merda achado que isso tem algum peso.

    ResponderExcluir
  20. as pessoas que acreditava em Deus porque existia, a igreja católica obrigou muita gente acreditar em Deus
    a bíblia fala da historia como o mundo começou, dos profetas, de Jesus, e das coisas que vão acontecer
    e você acha que até agora não tenho provas, eu te dei muitas provas, nesse topico, nos outros topico, e você acha que você tem razão e eu não e você só sabe reclamar e dizer merda

    ResponderExcluir
  21. "ele ama escravidao ele escravisa as pessoas ate hoje ameacando elas"

    escravidão e a forma de trabalho na época, Deus gosta que a gente trabalhe.

    Deus avisa as pessoas se elas não acreditarem em Jesus Cristo como o único salvador as pessoas vão pro o inferno.

    "Tarick, oque você esperava de um ser, que diz que amor, é se ajuelhar e idolatrar ele?"

    Deus é amor por isso que Deus veio ao mundo em forma de homem (Jesus) pra poder nos dar a oportunidade da gente ir para o céu.

    "Sera que algum cristão vai apresentar algum argumento, ao inves de apenas pregar e correr?"

    alguns cristãos apresentaram argumentos nesse tópico.

    "Se você olhar em exodos 21, você pode ver que seus suposto deus justo e bom, da instruções bem claras de como tratar seus escravos, oras, se ele fosse bom e justo ele diria: Não deveras possuir outro ser humano.
    Então como você pode dizer que escravidão existe por desobediencia?"

    1- Esses métodos que Deus usou pra escravidão naquela época era normal.

    2- forma de trabalho naquela época, foi por isso que Deus utilizou a escravidão.

    3- a escravidão, os males do mundo só existem por causa dos pecados de Adão e Eva.

    "Vicios são uma coisa, escravidão é outra totalmente diferente, você não pode distorcer as palavras ate elas significarem oque você quiser."

    os dois são quase a mesma coisa, quando você entra fica difícil de sair.

    "A grande maioria da população é honesta e sabe viver em sociedade, nenhum pais com maioria ateia caiu nos caos por falta de religião, e claro que NÃO podemos fazer TUDO, por isso temos valores, porque somos animais sociais, e como animais sociais, se trabalharmos em grupos e nos respeitarmos, temos maiores chances de sobrevivencia, dai vem nossos valores morais.
    Eles vem evoluindo junto com o ser humano."

    os seres humanos evolui a parti com o tempo, mas nos seres humanos nunca chegamos a perfeição de ter o mundo perfeito, mas nos chegamos perto disso.

    "So para terminar, você tem alguma evidencia que escravidão seja provocada por desobediencia a um ser imaginario?"

    o pecado foi provocado por Adão e Eva, e todas as coisas ruins do mundo saíram por causa do pecado e a escravidão também saiu por causa do pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Labirinto, quando você entra fica difícil de sair; engarrafamento, quando você entra fica difícil de sair; universidade, quando você entra fica difícil de sair; anel apertado no dedo, quando entra fica difícil de sair, ... Logo: vício=escravidão=labirinto=universidade=engarrafamento=anel apertado no dedo=... Ta serto campeão!

      Excluir
  22. "O problema é que a "justiça" dele, é cruel e injusta, "se você não me idolatrar, vou te torturar por toda a eternidade"."

    a natureza e os pensamentos de Deus são diferentes dos pensamentos humanos, Deus pensa de forma diferente das pessoas, a justiça de Deus é diferente da justiça das pessoas.

    "Mesmo problema do outro topico, um deus bom, NUNCA exigiria um sacrificio humano para nos perdoar."

    mas Deus preferiu se sacrificar pra nos perdoar os nossos pecados e nos salvar se a gente acreditar em Jesus como o único salvador.

    "Exatamente, como não existem deuses, não existe pecado.Existem coisas boas e más, mas não pecados."

    pecado é fazer algo errado contra um Deus.

    pode existir Deus pelo fato de nos existimos.

    "deus bom? Acho que você não leu as partes onde ele comete genocidios, defenda a escravidão, mata crianças, etc."

    Deus fez isso pelo bem das pessoas.

    "Porque um deus bom, mataria o seu proprio filho para poder perdoar alguem? Um deus bom, daria conhecimento e poderia perdoar sem nenhum sacrificio."

    porque Deus quer salvar as pessoas do inferno, por isso que Deus veio ao mundo em forma de homem (Jesus) pra nos perdoar os nossos pecados.

    "A proposito, Jesus não se sacrificou, porque depois ele foi morar no ceu junto de deus, ISSO NÃO É UM SACRIFICIO!!!"

    sacrifício é ficar 33 anos sem cometer nenhum pecado e morrer numa cruz sem cometer nenhum pecado isso é sacrifício, se Jesus sabia que ele ia ao céu ou não isso não importa, importante e o que Jesus fez na terra.

    "Mostre alguma evidencia disso, você esta fazendo papel de idiota repetindo as mesmas coisas."

    existe a possibilidade de Deus existir, porque nos existimos.

    "E para não levar um tiro, basta entregar seu dinheiro,e para a mafia não quebrar suas pernas é so fazer oque eles querem,etc."

    Marfia é uma coisa é Deus é outra.

    Marfia são pessoas.
    Deus é um espírito.

    "Interessante como o seu deus bom, conseguer ser pior do que assassinos, mafiosos, e ate nazistas."

    Deus fez as coisas para o bem das pessoas, e os mafiosos e nazistas não.

    ResponderExcluir
  23. "Sua religião so parou de ter esse poder quando a monarquia foi derrubada, e foi estabelecido o parlamento, isso na Europa."

    a igreja católica parou de matar pessoas quando começou a reforma protestante.

    ResponderExcluir
  24. REFUTANDO O TÓPICO !!!

    ""A escravidão foi estabelecida por decreto do Deus Todo-poderoso... ela é sancionada pela bíblia em ambos os testamentos, desde Gênesis até Apocalipse... ela existiu em todas as eras, encontrada entre pessoas das maiores civilizações, e nas nações com as maiores proficiências das artes." - Jefferson Davis, presidente dos Estados Confederados da América."

    Deus propôs a escravidão, pra que as pessoas tivessem forma de trabalho, existe dois tipos de escravidão:

    1- A escravidão que poderia bater torturar escravos, a escravidão do velho testamento.

    2- A escravidão que não poderia bater e torturar escravos, que a escravidão era só usada como forma de trabalho, que é a escravidão do novo testamento.

    Mateus 5:17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

    Jesus cumpriu as leis dos profetas. Jesus mudou as leis dos profetas que estão no contexto, deixando as leis menos rigorosas, sem mudar algo da lei que não esteja na lei dos profetas.

    Malaquias 3:6 Porque eu, o SENHOR, não mudo;

    Deus não muda, Deus tem mesmo o comportamento que ele tinha no velho testamento e no novo testamento:

    1- Deus julgava as pessoas no velho testamento e também julgava as pessoas no novo testamento.

    2- Deus amava quem adorava ele, e os guardava quem os obedecia.

    3- Deus punia quem o desobedecia, tanto no velho testamento, tanto no novo testamento.

    /\
    esses são exemplos que Deus não muda.

    ResponderExcluir
  25. As vendas de escravos, as surras que os escravos levavam e os estupros de escravos, tudo isso era normal para o povo do velho testamento.

    Deus fez essas leis pra que as possam obedecer e os escravos das pessoas possam também obedecer.

    no antigo testamento as leis eram mais rigorosas, porque Deus não veio a terra em forma de homem (Jesus), pra morrer por nos e deixar as leis menos rigorosas.

    a escravidão naquela época era normal, as leis também. Deus fez a escravidão porque os pensamentos de Deus e a natureza de Deus, são diferentes das pessoas e Deus via a escravidão boa forma de ajudar o seu povo.

    A ESCRAVIDÃO E TODOS OS MALES DO MUNDO, TEVE INICIO POR CAUSA DOS PECADOS DAS PESSOAS, POR ISSO QUE EXISTEM COISAS RUINS.

    NESSE TÓPICO NÃO TEM NENHUM ABSURDO SÓ UM PONTO DE VISTA DIFERENTE SOBRE AS PESSOAS QUE VIVIAM NAQUELA ÉPOCA.

    ResponderExcluir
  26. afff cada desculpa esfarrapada que esses fanáticos dão pra justificar atrocidades.

    existe o justo e o injusto e PONTO FINAL.
    religião escraviza pessoas até hoje.

    ResponderExcluir
  27. A religião/igreja são na minha opnião a pior das drogas, só ilude as pessoas. A Bíblia é um conjunto de livros(sessenta e pouco manuscritos antigos)boa parte inspirados talvez por satanás,
    que tem vontade de ser Deus. Porém alguma coisa se aproveita. Eu frequentei várias igrejas(católica, espírita e evangélica),e por falar em igreja alguém deve se lembrar da que caiu na
    cabeça dos fiéis em Osaco e do caso da menina de menos de dois anos que foi estrupada e teve
    o pescoço quebrado e morreu, enquanto os fiéis
    cultuavam(pra não falar outra coisa)Deus, em uma
    igreja do sul do país, e também do caso mais antigo em que a igreja condenou à morte o cientista que disse que a terra girava em torno
    do sol. Eu sugiro a todos que leiam a Bíblia e tirem suas próprias conclusões ao invés de ficarem comendo por mão de outras pessoas.
    Foi o que eu fiz. Eu não sou ateu, porém não admito Deus como uma pessoa mas sim como razão.
    Existe uma razão pra tudo e ela está em todos os lugares e em todas as coisas. Se você está feliz tem uma razão pra isto, se você está sofrendo tem uma razão também. Uma das razões
    pelas quais a menina foi estrupada: ela não teve capacidade de se defender. Uma outra razão pela qual nós sofremos è a nossa ignorância, por exemplo, estamos no século XXI e ainda falamos várias linguas e muitos até acham bonito.
    Vou citar uma frase de Jesus Cristo(que se realmente existiu foi o único ser humano que não sofreu):...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Eu concordo e procuro distância de tudo que engana como drogas do tipo bebida, crack e igrejas etc. Veja como a igreja engana: ela faz as pessoas acreditarem que Deus vai fazer, ao invés de ensinar que devemos cobrar de quem tem obrigação de fazer.
    Deus não vai fazer nada pois Deus é apenas a condição e não a vontade, lembrando que só vamos realizar nossa vontade se tivermos razão pra tal. Uma outra frase interessante foi de Paulo que disse: melhor não casar. O mundo daquela época em termos de desgraça pouco difere do de hoje. Quando você gera uma criança neste mundo que garantias você tem de que nada de mal vai acontecer a ela? Falar que Deus não exite é uma idiotice, mas acreditar que Deus vai fazer isto e aquilo e perdoar e fazer caridade é pura fantasia. Se é justo pagar o que deve como é que fica o perdão? Deus existe, é razão, está vinculado a tudo e não é brinquedo. Por várias razões sofremos: falta de organização, falta de respeito, egoismo, ilusão. Portanto se Deus é razão, vamos procurar a razão que traz resultados positivos pra todos. Vamos em busca da verdade que liberta. A perfeição é possível, embora distante. Basta ter uma RAZÃO pra isso.

    ResponderExcluir
  28. Meu filho me mandou este link e pediu para analisá-lo. Eis o que eu lhe disse:

    Sobre a escravidão na Bíblia: os argumentos aqui apresentados são falhos pq os textos bíblicos foram tirados do seu contexto e em muitas situações a interpretação (exegese) do autor foi pre-concebida... Segundo muito do Pentateuco (Gen a Dt), principalmente em relação a normas e leis de convivência, foi Moisés que legislou (com autoridade divina) e não lei de Deus (perpetua), os Dez Mandamentos, sim foram instituídos por Deus (base para qualquer código de lei humana)... Todas as leis que Moisés institui colocava freios nos absurdos que haviam ao redor de Israel, era um mundo cão e sem Lei por causa da maldade humana (e não divina) ... Toda e qualquer lei hebraica foi um enorme avanço para os "direito civis" daquele época... JESUS é o motivo e o centro das Escrituras, principalmente a leitura e a interpretação que Ele faz dela, por isso é mister conhecer o NT e principalmente os Evangelhos... Veja esse Talmidim sobre a Escravidão e outros deste pensador Cristão (Ed René Kivitz)... http://www.youtube.com/watch?v=5w0M6s_5GKw

    "... Nós não pregamos a Lei, mas anunciamos a a Aliança do Espírito, pois a Letra mata, mas o Espírito lhes dá a Vida." Paulo, ex-fariseu e doutor da Lei que deixou tudo para seguir a Cristo, em 2 Coríntios 3.6

    ResponderExcluir
  29. Bruno

    "foi Moisés que legislou (com autoridade divina) e não lei de Deus (perpetua), os Dez Mandamentos, sim foram instituídos por Deus (base para qualquer código de lei humana)..."

    Cara, se você ler o antigo testamento, na parte em que se fala dos 10 mandamentos, seria o personagem de deus falando, e logo depois, sem nenhuma interrupção, ou qualquer frase que demonstre que é outro personagem que esta falando, é dada as leis para a escravidão.

    Então se teria sido Moises, que deus as leis da escravidão, dando a entender que era deus, então pode muito bem se por em duvida os proprios mandamentos, e detalhe, como os mandamentos falham miseravelmente, pois não ha nenhum que diga:

    "Não deveras possuir outro ser humano".

    Uma curiosidade, nos Estado Unidos, o mandamento de não matar, na verdade é:

    "Thoul shoul not murder"

    Queria seria, "não assassinaras", e ha cristão americanos que defenderam a guerra dizendo:

    "Matar em uma guerra, não é o mesmo que assassinar".

    "era um mundo cão e sem Lei por causa da maldade humana (e não divina) ... Toda e qualquer lei hebraica foi um enorme avanço para os "direito civis" daquele época..."

    Na verdade não cara, ja existia o codigo de Hamirabi, que tem por volta de 3600 anos de idade, e la ja existiam leis contra estupro, assassinato, e leis que regulamentavam a escravidão, tanto, que naquela epoca, foi um enorme avanço, pois o codigo instituia uma punição equivalente ao crime cometido, coisa que não se ve na biblia.

    ResponderExcluir
  30. Caro Mauricio,
    Já que o tema é Escravidão, recomendo o filme Jornada pela Liberdade que conta a história de William Wilbeforce - Isto é o que eu penso sobre o que Deus pensa e faz com a Escravidão...
    Sobre este filme e outros que tratam do mesmo tema:
    www.ancoradalma.blogspot.com/2010/03/triologia-do-bem-contra-injusti.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRUNO .PAZ E GRAÇA AMIGO . NÃO JOGUE PÉROLAS AOS PORCOS !!!

      Excluir
  31. Bruno

    "Isto é o que eu penso sobre o que Deus pensa e faz com a Escravidão... "

    Sem querer contar seu barato cara, mas se você acredita nos 10 mandamentos como leis criadas por um deus, e esse deus fosse contra a escravidão, isso estaria bem esplicito na biblia, pois como eu disse antes, tudo que seria necessario é uma unica frase, mas ao inves disso, se da varias instruções de como escravizar, ate mesmo outros hebreus, e o quanto se pode surrar seus escravos.

    Essas instruções jamais seriam dadas por alguem que seria contra a escravidão.

    Tipo, você poderia imaginar Nelson Mandela, ou Martin Luther King, dando instruções de como escravizarem outras pessoas?

    Então, ou o seu deus defenderia a escravidão, ou alguem escreveu aquilo dizendo que era um deus falando, e com a segunda opção, se pode por em duvida a biblia inteira.

    ResponderExcluir
  32. gostaria de saber porque Deus nos diz para não termos ídolos, mas em outra palavras nos pede idolatria a Jesus.

    ResponderExcluir
  33. CRENTE, SERVO DE DEUS!!!9 de julho de 2012 às 15:59

    Pq, primeiramente, quando ele fala de ídolos, ele está falando de "COISAS Q VC COLOCA EM PRIMEIRO LUGAR E DEIXA DEUS PRA DEPOIS" esses são os idolos, qualquer coisa q vc ADORAR e colocar a frente de DEUS (ou JESUS) q é o ÚNICO digno de toda HONRA E GLÓRIA!!! pois Deus mandou seu único filho (Há e p/ o "blogueiro" tem uma frase falando disso, saiba q Jeus morreu por vc e vc fica postando essas bobagens tentando rebaixar-lo, fique sabendo q ñ ha NINGUEM q lute contra Deus e resista!!!) voltando ao assunto, para morrer por nos e sem falar q Ele criou o mundo, Ele e Deus de TUDO e de TODOS, mas ele nos deu livre arbitrio para escolher se queremos ADORÀ-LO E O BEDECÊ-LO, para ter vida eterna (no céu), ou se queremos ser ATEUS e ñ acreditar nem obedece-lo e... (vc ja sabe o q acontece...)                            ESPERO Q TENHA AJUDADO, FIQUE COM DEUS E QUE ELE TE MOSTRE O CAMINHO A SEGUIR!!!

    ResponderExcluir
  34. Prove que existiu uma pessoa chamada Carlos que viveu há 3000 mil anos atrás

    ResponderExcluir
  35. "Prove que existiu uma pessoa chamada Carlos que viveu há 3000 mil anos atrás."

    A tumba com os restos mortais do faraó egípcio Tutankâmon, encontrada em 1922, é uma prova concreta de alguém que viveu há cerca de três mil anos.

    Ao ser aberta, ela ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egito de 3 400 anos atrás.



    Se quiser ver tudo de perto, é fácil, basta visitar o museu do Cairo, no Egito.


    Agora.. onde estão as provas da existência das personagens da bíblia?

    ResponderExcluir
  36. Para isso, eu pegaria um livro mostrando os nomes mais comuns de cada época, e encontraria uma época onde poderia se afirmar com segurança que um carlos existiu...mas ai que vem a parte complicada, provar que uma pessoa existiu naquela região e possuia aquele nome, não quer dizer nada, as afirmações do que aquela pessoa teria feito tambem tem que possuir evidências para demonstrar que aquilo realmente aconteceu.

    Por exemplo, seria bem facil encontrar registro de alguem na Grã Bretanha, de alguem chamado Arthur, mas demonstrar que esse Arthur era um rei e possuia uma espada magica, exige evidências bem maiores do que simplesmente dizer que existia alguem com aquele nome, você tem que ter evidências para demonstrar que seria possivel realizar as façanhas, que dizem que aquela pessoa teria feito.

    ResponderExcluir
  37. A escravidão era um costume normal prevalecente naquelas culturas antigas do VT. Mas em Israel o tratamento aos escravos eram mais justos e benignos tratados com respeito, sendo que muitos poderiam obter a liberdade; algo inédito pra época!
    Na verdade foram os princípios bíblicos que acabaram derrotando a escravidão. A libertação dos judeus do Egito, tornou-se modelo de libertação de todos os escravos. E o Novo Test. proíbe explicitamente este sistema maligno de comércio de corpos e almas.

    Foi a partir do séc. 14 AC, época em torno do qual começaram a vigorar essas leis e preceitos do VT determinados para um povo – Israel – dos quais hoje, nem mais os judeus seguem muitas coisas dessas leis?
    Isso foi para um povo, para uma época, para um contexto social-geográfico-histórico específico.

    É notória a revelação progressiva de Deus em vários temas.

    Mesmo no tempo de Jesus ainda era uma condição prevalecente nos povos do oriente médio, porém no NT não vemos nenhum apoio direto a esta prática, pelo contrário, todos são iguais diante de Deus: At 10:34, Cl 3:11, 1Co 12:13.

    ResponderExcluir
  38. Deus nunca aprovou a escravidao tanto que impos leis para limita la. Ele nao precisa de nossa defesa .Afinal Ele e o juiz. Ele so quer o meu testemunho . Provai e vedes que Deus existe e e maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BOM MOÇA.BOM COMENTÁRIO !

      TEM MUITOS QUERENDO POLEMIZAR , E ARRANCAR AS INFORMAÇÕES DO POVO DE DEUS, TIPO QUERENDO MANUSEAR O POVO DE DEUS, PARA MEXER COM AGENTE , QUERENDO SE PROMETER A NOSSAS CUSTAS . AÍ TEM ALGUNS CRISTOES QUE SE DEIXAM LEVAR PELA EMOÇÃO . E PROMOVEM UM HEREGE COMO ESSE . VOU TE EXPLICAR MINHA IRMÃ. A UM POVO SEPARADO , UM POVO PREDESTINADO , AQUELES QUE SÃO DO SENHOR . A ESSES DEUS OS CHAMARÃO. MAIS DEUS CHAMOU A TODOS . MAIS NEM TODOS OS OUVIRÁ , E VIRÁ. NÓS CRISTAOS TEMOS QUE INTENDER ISSO . E ASSENTAR. PORQUE SE DEUS TEM SEUS FILHOS , "E NÃO ESCRAVOS" , SATANÁS TAMBÉM TE SEUS CAVALOS E ESCRAVOS QUE O SERVE . FILHOS DE DAS TREVAS .

      Excluir
  39. Quem nao acredita em Deus néh ??? Na hora que ele acender a ira dele contra você quero vê pra que lado tu vai correr !!! Nem satánas vai deixar você entrar no inferno ...

    ResponderExcluir
  40. Como ateu é ignorante,quem legislou foi moises,os mandamentos de Deus sao em Mateus,estes sao de exodo ainda sob ordens de Moises ,que inclusive estabeleceu direitos legais as mulheres

    ResponderExcluir
  41. o cristianismo ou fe é baseada na crenca de 98% do povo do mundo,o ateismo é a verdadeira droga da terra,pessoas que não sabem respeitar concicções alheias,pessoas frias que não sabem ficar quietas ,se a pessoa é feliz sendo crista,deixa ela viver sua vida,senão houvesse cristianismo nem haveria civilizacao,toda terra era muculmana

    ResponderExcluir
  42. "o cristianismo ou fe é baseada na crenca de 98% do povo do mundo"

    Errado, o cristianismo envolve por volta de 33% da população mundial, não 98%, alias, estou duvidando muito desse número mesmo se contasse todas as pessoas teistas e deistas no mundo.

    "pessoas que não sabem respeitar concicções alheias,pessoas frias que não sabem ficar quietas"

    Isso se chama criticismo, e nenhuma idéia esta isenta dele, ainda mais religiões, que afirmam ter a "verdade absoluta", mas nunca apresentam evidências para tal.

    "se a pessoa é feliz sendo crista,deixa ela viver sua vida"

    Você é livre para ter e praticar a religião que você quiser, desde que não estaja prejudicando ninguém ou tentando impor dogmas na pessoas da sociedade que não fazem parte da sua religião.

    E é justamente por isso que se tem essas discussões, porque inumeras vezes no passado, religião foi usada como justificativa para controlar o povo, travar guerras, roubar terras e destruir a cultura de outros povos.

    Também, se você poe suas idéias em publico, você não será isento de criticismo, sendo esse válido ou não.

    "senão houvesse cristianismo nem haveria civilizacao"

    Errado de novo, ja existiam inumeras civilizações antes da religião cristã ser inventada, aliás, é por causa da religião cristã que inumeros povos foram assassinados, que sofremos por um longo periodo da 'idade das trevaz' onde as pessoas viviam sob governos teocráticos, é responsavel por difusão de idéias baseadas totalmente em superstição como céu e inferno, responsável pela manutenção da escravidão, visto que a biblia era usada para justificala; e também resposável por atrasos nas ciências, visto que a igreja tentava com todas as forças impedir a difusão de qualquer conhecimento que fosse contra suas doutrinas, e ainda responsável pela estigmatização de pessoas, por causa de sua orientação sexual ou diferença de crenças.

    Em outras palavras, se o cristianismo nunca tivesse existido, uma coleção de problemas nunca teriam existido, ou pelo menos não da forma que eles aconteceram.

    "toda terra era muculmana"


    O islam não é muito diferente do cristianismo, aliás, se você procurar pela história do cristianismo na idade média, você vai encontrar mais similaridades que diferenças.

    ResponderExcluir
  43. Quase todos tem uma Fé ou acreditam em algo,menos o ateismo que em paises predominantes como a china é por imposição do estado,Religião não é algo que se prove,isso é algo pessoal de cada um,não tem como provar.
    Basta respeitar,não acredita em Deus,respeite quem acredite,mitos inventores foram cristãos e eram felizes .
    Eu tive provas da existência de Deus,mas isso é algo pessoal meu,não posso usar isso pra provar a outros.
    Existe guerras provocadas com o uso do nome da religião,como existe guerrars por causa da agua,petroleo ,outras coisas.

    ResponderExcluir
  44. "Quase todos tem uma Fé ou acreditam em algo,menos o ateismo que em paises predominantes como a china é por imposição do estado".

    Errado, dentre os países com maior número de ateus estão, Dinamarca, Suécia, Vietnã, Japão, Noruega, Finlandia, França, Coreia do Sul, Alemanha, Canadá, Suiça, etc.

    Ou vai me dizer que em todos esse países os governos eram anti-religião? Sua visão da história do mundo parece ser extremamente simplista, baseada puramente em "achismo".

    "Basta respeitar,não acredita em Deus,respeite quem acredite,mitos inventores foram cristãos e eram felizes ."

    Irrelevante, pois como eu já disse antes você pode acreditar e ter a religião que quiser, mas se você por suas idéias em publico, e se quiser ser levado a sério, então sua idéias não estarão isentas de criticismo ou do ônus da prova.

    "Eu tive provas da existência de Deus,mas isso é algo pessoal meu,não posso usar isso pra provar a outros."

    Evidências que não podem ser apresentadas não são evidências, e por isso não podem provar nada.

    "Existe guerras provocadas com o uso do nome da religião,como existe guerrars por causa da agua,petroleo ,outras coisas."


    A diferença é que água, petroleo e outros recursos são coisas reais e demonstraveis, religião não.


    Religiões não possuem deuses que possam explicar suas motivações para algum ato, religiões possuem lideres que afirmam representar uma divindade, e que suas ordens nada mais são que a vontade de deus...tudo isso claro, sem nenhuma evidência de tal afirmação.


    Então temos uma organização, com milhões ou centenas de milhões de seguidores (não coloco mais porque religião se fragmenta cada vez mais na forma de inumeras denominações, cada qual com suas crenças), seguindo uma pessoa que afirma representar uma divindade, sem evidências disso, e muitas vezes essas religiões vão contra a ciência, o ceticismo, a separação de igreja e estado, e adoram espalhar preconceito e ameaças de morte para pessoas que não se encaixam em seu modelo ideal....oque poderia dar errado?


    O espere...isso já deu errado...muitas e muitas vezes no passado...

    ResponderExcluir
  45. Veja de forma clara em Mateus é dito"Moisés librou o divorcio,porém eu vos digo,todo aquele que casar-se novamente,esta em pecado"De cara ja fala que os mandamentos de Exodo e do velho testamento foram escritos por Moisés,os unicos mandamentos da ordenança de DEUS "Pra quem crê nele"foram os dez mandamentos ,Jesus revogou varias ordens de Moises e aprovou outras,mas a escravidão não é citada ,pois não foi orientação divina ,No novo testamento aparece o homem sbmisso a seu amo poelo menos 3 vezes,mas como forma figurativa,fazendo figuração como o homem escravo do pecado ,em algumas edições essa alusão não aparece,em Mateus diz "Moises disse,porem eu vos digo"a mulher escrava foi oredem de Moises e não de Deus,que ate então so tinha dado os dez mandamentos como pratica de Fe.

    ResponderExcluir
  46. Moisés autorizou a escravidao e deu determinção mais amena pois nao sabia se Deus os tinha como propriedade de seus donos ou não ,nao havia orientação divina para isso,os dez mandamento fala em respeito a propriedade dos outros,mas não orienta nada sobre escravos que tinha naquela epoca.Servo significa tambem "empregado'

    ResponderExcluir
  47. Sobre Mateus 5.17 ,esse ai depende de um estudo grande,pois a Biblia não pode ser analisada com versiculo isolado ,pode ficar tranquilo ,que tudo possui explicação.

    ResponderExcluir
  48. Em Mateus e dito "olho por olho ,dente por dente' ,"porem eu vos digo ,todo aquele que resistir ao mal com o mal,sera como ele"estude direito antes de falar algo que nao entende.

    ResponderExcluir
  49. A escravidão entre os cristaos hebreus era rarissima,tao rara que nao se tem muitos dados sobre isto ,porém havia diferença,eram geralmente pessoas que cometiam crimes,mesmo assim em relação a escravos dos gregos,egipcios e romanos eles tinham direitos como serem libertos em 7 anos ,era proibido a multilação e espncamento ,porém pela cronologia esse tipo de escravidao durou pouco tempo ,na era de Moises,era mais uma punição a violadores da lei ,como hoje temos presidios,porem de tão rara que nem aparece na historia

    ResponderExcluir
  50. Errado, está escrito bem claramente na biblia que os escravos judeus tinham que ser libertos em 7 anos, oque não se aplicava aos outros, e em nenhum momento diz que é proibido o espancamento, na verdade diz que você pode espancalos o quanto quiser, contanto que eles não morram em um dia ou dois.

    Também em nenhum momento escravidão na biblia era uma punição apenas contra criminosos, pois quando um judeu era escravo e seu mestre lhe dava uma esposa, se ele tivesse filhos com essa esposa esses filhos seriam escravos, juntos da mãe, então o judeu escravo em questão tinha a escolha de ser um escravo pelo de sua vida para continuar com sua esposa e filhos.

    Oque olhando bem, é uma bela de uma chantagem emocional para fazer de pessoa escrava por toda vida, pois afinal, que tipo de pessoa iria embora, abandonando sua esposa e filhos?

    Claro que também há passagens na biblia dizendo para comprar seu escravos dos entrangeiros ao seu redor, isso não são criminosos. É apologia ao comércio de escravos. Isso sem falar das escravas feitas durante as guerras, que eram compostas principalmente de meninas virgens...dai vem a pergunta...oque voce acha que eles faziam com essas meninas?

    E também é cómico e triste ver alguém dizendo que a escravidão era "rara", quando ele é praticada atravez de toda a biblia, e os maiores comerciantes de escravos atravez da história registrada eram países cristãos.

    Pare de ler apologias, a ver ler a biblia, ai então você vai entender o quão imorais são as idéias desse livro.

    ResponderExcluir
  51. Caro Mauricio, vc comete uma típica falácia anacrônica. Diga-me onde algum país cristão hoje pratica escravidão baseado na Bíblia? aquilo foi pros judeus a muitos séculos atrás numa época em que TODOS os povos tinham tal prática habitualmente. Nem os judeus mais hoje praticam.


    Foram justamente os ensinos de amor, justiça e igualdade do Novo Test. que motivaram a abolição de tal prática no mundo começando na Inglaterra.


    Sds.

    ResponderExcluir
  52. Errado, as pessoas não aboliram a escravidão por causa do cristianismo, visto que em nenhum momento a escravidão é proibida na biblia, aliás até o próprio Jesus diz, "escravos obedeçam seus mestres, mesmo os mestres cruéis".

    Também eu nunca disse que os países cristãos praticam escravidão hoje em dia, eu disse que ele estavam entre os maiores comerciantes de escravos atravez da história...sabe...fazer um argumento honesto não doi, você devia tentar um dia desses...

    Para terminar, é bizarro cristão quererem dizer que sua religião tem valores morais superiores, e logo em seguida falar, "mas todo mundo tava fazendo". Bom meus parabens, você acabou de demonstrar que a sua religião na verdade não tinha nada de superior comparada à época, quando se fala de valores morais, e que tanto os judeus quantos os cristãos, eram um bando de ladõres escravagistas, que envadiam a terra de outros povos para roubar seus recursos e escravisar seu povo, apenas porque "todo mundo também fazia".

    Também, a abolição é um tema muito mais político que qualquer outra coisa, aqui leia um pouco, talvez isso te ajude.

    http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/materia03/

    ResponderExcluir
  53. Esse texto tem o sentido de servos como sendo empregados/trabalhadores. Vc acha que devemos incentivar a desobediencia e revolta dos empregados contra os patrões? iria virar uma anarquia!


    Os ditos países cristãos que praticavam a escravidão, eram dominados pela ICAR/INQUISIÇÃO, onde seus líderes gananciosos e cruéis estavam bem longe dos ensinos de justiça, amor e igualdade expressos no Novo Test.
    O próprio Jesus disse: "nem todo que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus".


    Um bandido, estuprador, assassino cruel também pode-se dizer "cristão".

    ResponderExcluir
  54. Sempre e usado o termo "se haja "caso haja" Geralmente os escravos eram pessoas que deviam a seus amos,pegavam empréstimos e pagavam com a propria escravidao,como nos desenhos animados a pessoa compra e não tem como pagar ,depois paga com serviço,as mulheres ainda sim nao podiam ser molestadas e podiam sair depois de um tempo,mas Deus nunca aprovou a prática e o texto sempre usa "caso haja' Pode nunca ter existido ,nunca ouvi falar de hebreu servo de outro hebreu ,se realmente houve,durou pouco.
    Mas os ateus se apegão a coisas minimas pra tentar desacreditar Deus ,além da não continuidade do texto em um diz que Deus deu os dez mandamentos,e logo depois que "Proporas estas leis"Em nenhum momento fala que foi Deus quem ordenou e em Mateus ja com Jesus ,afirma que esses estatutos foram propostas por Moisés.

    ResponderExcluir
  55. Sim, porque nenhuma pessoa deve ser tratada como propriedade e ter sua liberdade retirada, oque é exatamente oque a escravidão faz.

    Cômico como você ignorou a parte do texto, onde um dos argumentos para a escravidão, era trazer os negros pagãos da Africa, para que lhes fosse ensinado o cristianismo para que eles pudessem ser salvos...isso claro, tirando a liberdade deles e arrastando eles por meio mundo sem nenhum tipo de escolha no assunto.

    "Um bandido, estuprador, assassino cruel também pode-se dizer "cristão".

    Isso é irrelevante, porque a religião foi usada como justificava para a escravidão justamente porque no livro a escravidão é permitida.

    E isso ajuda ainda mais meu argumento, porque as pessoas que eram a favor da escravidão, podiam usar a religião para justificala, e por ser a religião dominante, seus ensinamentos não foram questionados por mais de 1000 anos.

    É por isso que eu digo, religião não é algo bom porque ela exige que seus ensinamentos sejam vistos como perfeitos, e ai as pessoas ficam inventando justificativas para o injustificavel.


    Também, hoje em dia as pessoas falam que as religiões ensinam amor e igualdade, porque são os valores que nós temos atualmente na nossa sociedade. As religião não são as pioneiras em mudanças sociais, elas se adaptam à elas.

    ResponderExcluir
  56. Ok está claro que você nunca leu a biblia, para de ser preguiçoso.Se você quer defender as idéias de alguma coisa, o minimo esperado é que você saiba do que está falando.

    Também essa idéia de que, "não foi ordem de deus foi Moises", joga por terra todos os textos da biblia, porque você está introduzindo a idéia de que a biblia contém ordens não de deus, mas vinda de pessoas que os valores morais daquele época e com motivações própria por trás disso.

    Com essa idéia introduzida temos que nos perguntar, que evidências nos temos de que essas pessoas recebiam ordens de um deus, e não estavam fazendo isso por interesses próprios? Qualquer pessoa honesta diria, "nenhuma". Fazendo da biblia só mais um dos milhares de livros religiosos escritos pelo mundo.



    Parabens, você acabou de jogar a credibilidade da sua própria religião no lixo.


    E eu estou falando sério, va ler a biblia, você só repete apologias, mas parece nunca ter lido o texto original.

    ResponderExcluir
  57. "Em nenhum momento fala que foi Deus quem ordenou e em
    Mateus ja com Jesus ,afirma que esses estatutos foram propostas por Moisés."

    É engraçado como os cristãos usam a bíblia da forma que os convém. Uma hora falam, categoricamente, e baseados na bíblia, que os mandamentos foram dados por deus; outra hora, também baseados na bíblia, dizem que foi ideia de Moisés.

    É por isso que a religião não merece crédito. As pessoas veem nela o que querem ver, e a usam para esconderem os seus medos, suas frustrações e, até mesmo, suas maldades.

    ResponderExcluir
  58. "Isso é irrelevante, porque a religião foi usada como justificava para a escravidão justamente porque no livro a escravidão é permitida."

    Então diga-me onde Jesus defende a escravidão??

    Ainda que na época do NT existiam escravos, não vemos textos bíblicos aprovando a escravidão, mesmo sendo uma condição prevalecente naqueles dias, mas hoje não.

    O NT diz que todas as classes sociais em Cristo são IGUAIS perante Deus Gl 3:28, e proíbe duramente este sistema maligno de comércio de almas e corpos humanos Ap 18:13, com terrível juizo sobre eles Ap 17:18. Ou seja contrário a escravidão.

    Cômico é ver vc pondo na mesma panela religiões ditas "cristãs" tendo pessoais ímpias que talvez nunca leram algum texto da Bíblia, dos fiéis cristãos seguidores de Cristo - o verdadeiro Cristianismo. Jesus enfatizou e diferenciou bem os lobos dos cordeiros e seus frutos.

    Por que vc não fala da verdadeira escravidão desde o século passado até hoje em muitos países - o comunismo ateísta!

    Morreram mais de 100 milhões de pessoas durante os regimes de Lênin, Stalin e Mao Tsé na ex-URSS e China, e outros países sob o comunismo de ideologia ateísta. E a matança ainda continua hoje!

    Na ateísta Coréia do Norte, a economia é toda direcionada para produção militar com escravidão do povo, e dizem que não há mais cachorros, gatos, ratos lá, tamanha a fome e miséria do povo!

    Pra se ter idéia da “liberdade”, quem for pego com uma Bíblia por exemplo, recebe vários anos de trabalhos forçados em campos de prisioneiros ou simplesmente é morto.

    Algo comum é ver corpos boiando no rio que separa a Coréia do Norte da China.

    Afora outros países também como: Laos, Camboja, Vietnã, Cuba e até a China que apesar da abertura economica, ainda perseguem fortemente os cristãos.

    O comunismo-ateísta ainda está bem vivo nestas nações, sendo a mancha negra na história da humanidade e não o Cristianismo, ainda que muitos roubaram esse nome.

    ResponderExcluir
  59. "Gl 3:28"

    De novo, não é uma proibição à escravidão, simplesmente está dizendo que se você for daquele religião, então deus te veria como um igual aos outros.

    Cômico que faz uma distinção clara contra quem não é da religião...tipo a maioria dos escravos vindos da Africa...

    "Ap 18:13"

    Essa parte apenas diz que, "os comerciantes se lamentarão porque suas mercadorias não estão vendendo", e depois cita um monte de mercadorias tipo, marfim, insenso, perfumes, mirra...e escravos.

    Ou seja, de novo na biblia, pessoas são tratadas no texto como simples mercadoria.

    "Cômico é ver vc pondo na mesma panela religiões ditas "cristãs" tendo
    pessoais ímpias que talvez nunca leram algum texto da Bíblia, dos fiéis
    cristãos seguidores de Cristo - o verdadeiro Cristianismo. Jesus
    enfatizou e diferenciou bem os lobos dos cordeiros e seus frutos."

    É a desculpa de sempre, as religiões defendem valores totalmente imorais para a época atual, e então as pessoas querem justificar isso dizendo que eram as pessoas, que elas não eram "verdadeiros cristãos".

    Desculpe cortar seu barato mas não é você quem dita quem é cristão ou não, visto que existem mais de 40 mil denominações, cada qual com suas crenças. Isso é uma tentativa pifia de "varrer a sujeira para debaixo do tapete".

    "Então diga-me onde Jesus defende a escravidão??"

    Efésios 6:5-8

    Jesus diz claramente lá, para os escravos obedecerem seus mestres como se eles fossem deus.

    Ou seja, para Jesus, um escravo desafiar seu mestre e tentar se libertar era algo ruim, e é exatamente como eu disse antes. Não há nada na biblia contra a escravidão, nela escravos são tratados como propriedade, que convenientemente, pode ser covertidos ao cristianismo mas que nunca devem desafiar seus mestres.

    "Por que vc não fala da verdadeira escravidão desde o século passado até hoje em muitos países - o comunismo ateísta!"


    Falácia de Red Herring, ou seja, agora que a coisa aperta contra a sua religião, ai você tenta mudar o assunto.


    Então vamos ser rápidos com isso, isso não é culpa do ateismo, porque diferente da religião, o ateismo não possui ensinamentos, doutrinas, autoridades, ou um livro de regras.


    Da mesma forma não se pode culpar o teismo, porque assim como o ateismo, é unicamente uma posição sobre uma única questão, se você acredita ou não em deus.


    O problema nesses casos são políticas contra a liberdade religiosa, que não vem necessáriamente do ateismo, visto que uma pessoa pode ser teista e veementemente contra a existência de religiões.


    Agora se fosse o caso de uma religião ateia, tentando impor políticas contra outras religiões, seria o mesmo problema de antes, uma religião tentando impor seus dogmas sobre os outros.


    Mas claro, você não faz distinção de teismo, ateismo e religião...isso seria algo honesto demais para vir de você...

    ResponderExcluir
  60. "... TODOS tem direito a salvação e ao céu. Ali no texto não fala em religiões, igrejas, denominações, sistemas."

    Sim, como eu disse antes, na sua religião não há qualquer mandamento dizendo que a escravidão seria proibida, mas convenientemente os escravos podem ser convertidos a religião...mesmo que eles continuem escravos...

    "Obviamente vcs não aceitam interpretar o contexto isolando um texto pra inventar um pretexto."

    A diferença é que eu não estou distorcendo o texto para justificar a escravidão, e você sim.

    "Meu amigo, quem determina ser um cristão verdadeiro ou não, é Deus pela sua Palavra..."

    De novo, existem mais de 40 mil denominações, cada uma com uma interpretação diferente da biblia...e quando eles fazem algo que você acha imoral, mas de acordo com a biblia, ja que ela permite a escravidão...ai eles são falsos cristãos...aham, to vendo como funciona o negócio...

    O resto eu nem vou me dar ao trabalho de responder, sendo uma falácia de Red Herring gigante.

    ResponderExcluir
  61. eduardo#Apoioprisaoperpetua1 de agosto de 2014 às 00:00

    O ateismo sempre querendo inventar algo contra Deus,existia cristianismo,o mesmo que definiu o sentimento de familia,civismo ,e um monte de coisa que hoje existe na Terra,muitas dessas coisas nunca foram comprovadas por historiadores,a propria Biblia diz que muito do que está escrito não pode ser entendido como o humano entende "Pela razão" como aquilo que esta na Biblia "Quem poupa vara nao ama seu filho" sendo que no evangelho muitos servos de cristo sofriam nas maos de seus filhos e não eram educados com vara "na Biblia vara e o mesmo que substituição da palavra "ensino"

    ResponderExcluir
  62. eduardo#Apoioprisaoperpetua1 de agosto de 2014 às 00:01

    O outro um trecho da Biblia diz para o pai levar o filho desobediente ao sacerdote para que seja apedrejado e morto,"pratica que nunca ocorreu"

    ResponderExcluir
  63. eduardo#Apoioprisaoperpetua1 de agosto de 2014 às 00:03

    Em Mateus Jesus disse que veio para cumprir a lei e também diz "Moises disse ,Porém eu vos digo "Houve varias mudancas,e a escravidão foi condenada ,a escravidão na Biblia geralmente e uma Parabola do Homem que está preso ao pecado como o escravo a seu Amo.

    ResponderExcluir
  64. eduardo#Apoioprisaoperpetua1 de agosto de 2014 às 00:04

    A única intolerância vem dos Ateus que não sabem deixar os cristãos em paz.

    ResponderExcluir
  65. eduardo#Apoioprisaoperpetua1 de agosto de 2014 às 00:05

    Aliás a Biblia é cheia de metaforas

    ResponderExcluir
  66. ",existia cristianismo,o mesmo que definiu o sentimento de familia,civismo ,e um monte de coisa que hoje existe na Terra"

    Errado, famílias são grupo sociais formados por individuos que existiam muito antes de existir qualquer religião nesse mundo, aliás, famílias tambêm podem ser observadas em outras espécies...ou você vai dizer que as hienas nas savanas africanas, são cristãs?

    Com civismo eu suponho que você esteja se referindo ao fato de existirem sociedades com regras de conduta para seus cidadãos...e não isso, isso também não éproduto do cristianismo, justamente porque essas sociedades ja existiam muito antes da sua religião, aliás ja existiam códigos legais muito mais avançados que lei na biblia, vide "código de Hamurabi". Isso sem falar das inúmeras sociedades que se formaram atravez do mundo, cada qual com suas regras de conduta.

    Eu entendo acreditar em uma religião e ver aquilo como algo bom, mas dizer que tudo no mundo seria produto dessa religião é ter uma visão de mundo concentrada no próprio umbigo, ignorando a história do mundo como um todo.

    "dessas coisas nunca foram comprovadas por historiadores"

    Na verdade muitas dessas coisas são muito bem registradas, incluse o fato de que se usava a religião cristã como justificativa para se manter o mercado de escravos, dizendo-se que assim, os inféis que viviam no continente Africano, tinham a chance de ouvir o evangelho de salvarem suas almas do tormento eterno, isso no Brasil a meros 200 anos atrás.

    "com vara "na Biblia vara e o mesmo que substituição da palavra "ensino""

    Isso é a sua interpretação, porque é um fato bem conhecido que em escolas católicas as freiras batiam nas crianças com réguas e outros objetos caso elas não se comportassem, aliás, outra coisa que era bem comum era amarrar a mão esquerda de crianças canhotas, porque era considerado errado escrever com a mão esquerda, e isso não faz nem 60 anos atrás.

    Tanto, que muitas famílias até hoje batem em seus filhos justamente porque a biblia diz para não poupar a vara.

    Me espanta que as pessoas possam ter acesso à internet e ainda assim serem tão ignorantes.

    ResponderExcluir
  67. Em que parte da biblia diz isso, que isso nunca teria acontecido e em que versão da biblia?

    Visto que existem inúmeras traduções diferentes.

    Também oque a biblia diz é irrelevante na questão de alguém ter feito aquilo ou não, porque os livros mais modernos adicionados a ela foram escritos a mais de 1950 anos, você realmente acha que em todo esse tempo nunca houve ninguém em toda história que seguiu os mandamentos da biblia literalmente? Porque eu posso te dar exemplos modernos de pais que deixaram seus filhos morrerem de doenças facilmente tratáveis, porque acreditavam que doenças eram causadas por demônios, como a biblia diz.

    ResponderExcluir
  68. Olha
    Pode até ser q o Deus criador não seja esse dá Bíblia,ou como está na Bíblia
    Mais é incontestável q exista algo muito maior q nós é nós tenha criado
    Olha só o universo!
    Foi uma explosão!?
    Tudo bem mais,causada por quem!?
    Quem deu a partida!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO ANTÔNIO. VC É INTELIGÊNCIA CARA.POSSO TE DAR UMA DICA PRA SANAR TUAS DÚVIDA É TE DAR UM NORTE ??? LEIA O LIVRO DE JO.LEIA COM MUITA ATENÇÃO.E OUSE ORAR A ESSE SER MAIOR QUE VC MENCIONOU AÍ. QUE NOS CHAMÁVAMOS DE SENHOR E DEUS ! PESSA PRA ELE ILUMINAR TEU CONHECIMENTO . ENTÃO VÁ E LEI ESSE LIVRO QUE VC VAI ENCONTRAROLAR NA PRÓPRIA BÍBLIA. LIVRO DE JO . VÁ SÓ COMO CURIOSO MESMO . SÓ PRA TER ESSA RESPOSTA QUE VC MOSTROU TER ESSA DÚVIDA. QUE AVER ALGO MAIOR QUE DEU O PONTAPÉ INICIAL EM TUDO . ABRAÇO CARA . BOA SORTE NA TUA BUSCA PELO CONHECIMENTO.

      Excluir
  69. As leis de Deus pareciam cruéis, mas para os padrões da época poderíamos considera-las humanas.
    Deus não se agradava da escravidão, mas tolerava em razão do livre arbítrio. Deus sempre respeitou o desenvolvimento natural da humanidade... Por isso é por tantas coisas, Ele é Maravilhoso.

    ResponderExcluir