Todos os homens foram mortos, até as crianças:
Números 31:7 Pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés,
Números 31:8 e mataram todo homem feito. Mataram, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas, Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, cinco reis dos midianitas; também Balaão, filho de Beor, mataram à espada.
(...)
Números 31:17 Agora, pois, matai, dentre as crianças, todas as do sexo masculino; e matai toda mulher que coabitou com algum homem, deitando-se com ele.
Números 31:18 Porém todas as meninas, e as jovens que não coabitaram com algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós outros.
Pois é, as moças que sobreviveram, se tornaram escravas, e propriedade de Israel. Assim a linhagem dos midianitas deveriam ter se extinguido.
Porém, cerca de uns 260 anos depois*, os midianitas voltaram, "como gafanhotos", e em número tão grande que "não se podia contar"!
Juízes 6:1 Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos.
(...)
Juízes 6:5 Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir.
* Fonte: Bíblia de Estudo Vida. Ela aponta o Êxodo como ocorrendo no período 1.446-1.406 a.C, e o início do governo de Gideão como juiz em 1.162 a.C., o que dá de 240 a 280 anos para uma população exterminada se tornar "numerosa como gafanhotos".