quinta-feira, 18 de junho de 2009

A bíblia e a escravidão II - O Novo Testamento

Bem, conforme prometido, vamos continuar passeando pela bíblia em torno dos versículos que provam que ela apóia a escravidão. Mas antes, vamos ver o que mais alguns representantes cristãos proeminentes tinham a dizer sobre isso...

"Escravidão entre os homens é natural, porque alguns são escravos naturalmente, de acordo com o Filósofo (Polit. i, 2). Agora, a escravidão pertence ao direito das nações, como diz Isidoro (Etym, v.4). Portanto os direitos das nações é um direito natural." - Sto. Tomás Aquino, Summa Theologica, "On justice".

"A causa primeira... da escravidão é o pecado, que leva o homem ao domínio do seu semelhante - o que não acontece salvo pela vontade de Deus, no qual não há injustiça, e o qual sabe aplicar punições para todo tipo de ofensas." - Sto. Agostinho, City of God, Book XIX, Chapter. 15.

"Qualquer um que ensinar um escravo, sob o pretexto da piedade, a desprezar seu mestre e a fugir dos deveres, e a não servir seu mestre com boa vontade e toda a honra, que seja amaldiçoado" - Sínodo de Gangra, 340 e.c.

"A escravidão em si, considerada em sua essência natural, de forma alguma contraria as leis naturais e divinas... Não é contrário às leis naturais e divinas vender, comprar, trocar ou dar um escravo." - Instrução 20, O Santo Ofício (Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé), 20 de junho de 1866

"Certamente é uma questão de fé que esse tipo de escravidão em que um homem serve seu mestre como seu escravo, seja totalmente legal. Ela é provada pelas Sagradas Escrituras. Também é provado pela razão porque é razoável que todas as coisas que são capturadas em uma guerra justa passam o poder e a propriedade para os vitoriosos, então pessoas capturadas em uma guerra passam a ser propriedades dos captores. Todos os teólogos são unânimes quanto a isso." - Papa Gregório IX, Quaestiones Morales Theologicae, Lyons 1668 - 1692, Tome VIII, De Quarto Decalogi Praecepto, Tract. IV, Disp. I, Q. 3


Por enquanto chega de católicos, e vamos para os evangélicos, senão eles ficam com ciúme.

"Agora, meu caro senhor, se, dadas as evidências contidas na Bíblia que provam a legalidade da escravidão entre o povo de Deus em qualquer dispensação, a assertiva ainda é feita, mesmo à mostra dessas evidências, de que a escravidão já foi um dia o maior pecado - em qualquer lugar e sob quaisquer circunstâncias - pode você, ou qualquer homem são acreditar que a mente capaz de tal decisão, não é capaz de pisotear a Palavra de Deus em qualquer outro assunto?" - Pastor Thomas Stringfellow, A Brief Examination of Scripture Testimony on the Institution of Slavery (Locust Grove, VA, 1841)

"Se possuir escravos fosse um mal moral, não se pode supor que os Apóstolos inspirados, que não temiam homem algum, e estavam prontos para entregar as suas vidas para a causa de Deus, teriam tolerado por um momento sequer dentro da Santa Igreja... ao provar esse tema justificado pela autoridade das Escrituras, a sua moralidade também é provada, pois a Lei Divina nunca sanciona ações imorais" - Pastor Dr. Richard Furman, Presidente da Convenção Estadual Batista da Carolina do Sul, Exposition of the Views of the Baptists, Relative to the Coloured Population in the United States in a Communication to the Governor of South Carolina (1838)

"Nós temos uma grande lição para ensinar ao mundo sobre as relações entre as raças: que certas raças são permanentemente inferiores às suas capacidades que outras, e que os Africanos que estão em nossos cuidados só conseguem atingir a quantidade de civilização e desenvolvimento que são capazes - podem apenas contribuir para o benefício da humanidade na posição em que Deus os colocou para nós (isto é, a de escravos)" - Reverendo James Warley Miles, God in History: A Discourse Delivered Before the Graduating Class of the College of Charleston (March 29, 1863).


Bem, acho que chega de citações. Mas antes de começar, gostaria de parar um pouco e pensar a respeito do que lemos aqui. Será que tanta gente, durante tanto tempo, interpretou erroneamente as escrituras? Por cerca de 18 séculos a bíblia foi usada para justificar a escravidão. Podemos indagar sobre a eficiência da mensagem bíblica, quando ela propaga uma idéia errada por todos esses séculos. Só agora que entenderam corretamente? Não, não é isso. A mensagem é clara, e a bíblia continua a mesma. Os tempos é que mudaram. Quando os abolicionistas ganharam força, e se passou a ver a escravidão como uma abominação, é que as pessoas que não queriam largar suas crenças começaram a deturpar o sentido de suas escrituras.

Jesus era um que teve várias oportunidades para falar contra a escravidão. Não o fez. Por quê? Não é ele onisciente? Não pode imaginar a merda que ele fez nos séculos vindouros por ter se omitido? Uma palavra só que fosse contra a escravidão seria suficiente. Mas ela não existe. Não aconteceu. Pelo contrário, vemos como ele também apoiava a relação servo-senhor, várias vezes na bíblia.

Jesus e a escravidão:

Jesus, em uma de suas 'belas' parábolas, usa especificamente a tortura de escravos para exemplificar como será (seria?) o castigo para as pessoas na sua volta: aquele escravo que não sabia o que devia fazer e fez errado, receberá menos açoites, já aquele que sabia o que fazer e mesmo assim fez errado, receberá mais açoites. Vejam a tranquilidade com que Jesus fala de bater em escravos. Ele estava plenamente confortável com a idéia de que um escravo podia ser surrado, mesmo que ele não soubesse o que era para fazer!

Lucas,12:47Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites
Lucas,12:48Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

Em outra ocasião, Jesus também usa a relação escravo-senhor para dizer que um escravo não faz mais que a sua obrigação ao servir seu mestre (um senhor não precisa nem sequer agradecer pelos serviços que o escravo faz), da mesma forma que os discípulos não faziam mais do que a obrigação em fazer o que Jesus mandava:

Lucas,17:7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa?
Lucas,17:8 E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás?
Lucas,17:9 Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?
Lucas,17:10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.

Em mais uma 'bela' parábola, Jesus compara o reino dos céus a um rei que vai cobrar os seus escravos, e quando eles não tem dinheiro, com a maior naturalidade do mundo, manda vender a ele, sua mulher e seus filhos!

Mateus,18:23Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos
Mateus,18:24 E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos
Mateus,18:25 Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.

Ou seja, Jesus não via nenhum problema em vender os filhos como escravos. Afinal de contas ele era judeu, e já vimos anteriormente que a lei mosaica permitia vender a família para pagar dívidas.

Você acha que alguém que compara o reino dos céus com um sistema escravocrata seria contra a escravidão? Faz sentido dizer uma sandice dessas? Existem outras oportunidades onde Jesus usou servos como exemplo e podia ter falado contra a escravidão. Também é claro que ele entendia a diferença entre escravos e trabalhadores contratados, principalmente na parábola dos trabalhadores na vinha (Mateus 20, 1-16) e a dos lavradores maus (Mateus 21, 33-45).

Paulo e a escravidão:

Uma das mais famosas frases usadas por escravocratas é a infame frase de Paulo que ordena os escravos a obedecerem seus senhores da mesma forma que eles obedecem a Cristo:

Efésios,6:5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,

Outras passagens que ensinam o comportamento próprio dos escravos para seus senhores e vice-versa:

Colossenses,3:22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.

Colossenses,4:1 Senhores, tratai os servos com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu.

1Timóteo,6:1 Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.

Tito,2:9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões
Tito,2:10 não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.

É inconcebível alguém ler esses tópicos e não ver que Paulo considerava a escravidão como algo normal, corriqueira, e consequentemente, natural, correta. O único conselho de Paulo aos senhores escravistas é que tratassem bem seus escravos. Para Paulo, um cristão podia ter escravos e ainda assim ir para o céu. Bastava uma palavra, uma única palavra para libertar os escravos, e toda a história do mundo ocidental poderia ter sido diferente.

Pedro e a escravidão:

Pedro, a "pedra" da igreja, não só apoiava a escravidão, mas ensinou os escravos a serem submissos a seus senhores. E daí que vocês são esbofeteados, injustiçados e sofram na mão de perversos senhores que se acham superiores a vocês? Nada disso importa, porque Jesus também sofreu. E ele sofreu por vocês, de modo que vocês também tem que sofrer. Entenderam a lógica? Não? Eu também não.

1Pedro,2:18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso;
1Pedro,2:19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.
1Pedro,2:20 Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.

Como alguém tem a cara de pau de dizer que a bíblia não aprova a escravidão? Em nenhum momento é dito algo como: "Não tenham escravos", "libertem seus escravos" ou "ter escravos é abominação". Não, para os personagens bíblicos, ter escravos era algo natural, e consequentemente Deus considerava a escravidão algo natural.

Conclusão:

Podemos concluir que todas aquelas pessoas que viveram nos séculos passados, e que se embasaram na bíblia para apoiar a escravidão, não estavam interpretando a bíblia incorretamente. Pelo contrário, estavam apenas fazendo exatamente aquilo que o deus deles tinha autorizado a fazer. A lei mosaica dada por deus apoiava a escravidão, Jesus apoiava a escravidão, e os apóstolos apoiavam a escravidão. É difícil para os cristãos de hoje entenderem isso, porque eles não estão acostumados a ver a bíblia pelo que ela é, e sim por aquilo que eles querem que ela seja. Mas não adianta, a moralidade que a bíblia prega não vale mais para os dias de hoje. Nós já superamos essa moralidade, melhoramos, evoluímos, aprendemos, e apesar de tudo ainda temos que amadurecer mais, para deixar crenças imbecis onde elas devem ficar: no passado. Não precisamos mais delas. Elas são obsoletas. Nós podemos fazer melhor. Basta abrir os olhos e querer.

71 comentários:

  1. Ótimo resumo de uma das omissões bíblicas mais contundentes e que não dá margem aos cristãos para usarem de falácias ou justificarem com interpretações desonestas. A escravidão foi durante milênios a instituição mais perversa na história humana. Principalmente a escravidão dos negros africanos, que se deu tão recentemente e de forma tão bíblica. Parabéns não somente por essa matéria, mas por todas as outras que estão disponíveis. Gostaria de te pedir que, usando do teu conhecimento avantajado, continues postando outras monstruosidades desse livro hediondo chamado bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vcs q tão ai falando mau da bíblia, estão precisando ir trabalhar...
      Daqui a mil anos vão falar dos trabalho da mesma forma q falamos da escravidão antiga, e ainda culpar Deus por isso (que Deus apoiva o trabalho)
      Vcs ateus são ridículos, merecem serem castigados

      Excluir
  2. Mateus 18:23 Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos

    Mateus 18:24 E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos

    Mateus 18:25 Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.

    olha a continuação

    Mateus 18:26 Então aquele servo, prostrando-se, reverenciava, dizendo:Senhor, sê e generoso para comigo, e tudo te pagarei.

    Mateus 18:27 Então o senhor daquele servo, movido de intima compaixão, soltou e perdoou-lhe a divida.

    ResponderExcluir
  3. Infor, mesmo que ele tenha libertado aquele servo, em nenhum lugar da biblia diz que a escravidão é errada, ou que todos os escravos serão libertos.

    So mostra que naquele momento, com aquela pessoa, ele teve alguma compaixão, mas não para os outros milhões de escravos do mundo.

    ResponderExcluir
  4. 1 Pedro 2:18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso;

    1 Pedro 2:19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.

    1 Pedro 2:20 Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.

    olha a continuação

    1 Pedro 2:21 Porque para isso sois chamados; pois tambem Cristo padeceu por nós, deixando-nos para que sigais as suas pisadas.

    1 Pedro 2:22 O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.

    1 Pedro 2:23 O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente:

    1 Pedro 2:24 Levando o seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pela sua ferida foste sarados.

    1 Pedro 2:25 Porque éreis como ovelhas desgarrada: mas agora tendes voltado ao Pastor o Bispo das vossas almas.

    ResponderExcluir
  5. como naquele tempo tinha servo, Deus fala como o servo tinha queque se comporta do seu dono e como dono tinha que se comportar do seu servo
    a bíblia não fala que a escravidão era errado e não fala que a escravidão e certo

    ResponderExcluir
  6. "a bíblia não fala que a escravidão era errado e não fala que a escravidão e certo "

    É o mesmo se eu não falasse nada contra o nazismo, ou contra genocidios, o fato de não dizer nada mostra conivencia, oque é totalmente impensavel de um deus que supostamente deveria ser moral.

    Sua biblia esta cheia de "buracos", porque será...

    ResponderExcluir
  7. o nazismo mataram muitas pessoas a bíblia fala para não matar e amar uns aos outros como a si
    mesmo
    Êxodo 20:13 Não mataras
    Mateus 22:39-E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

    a bíblia foi inspirada por Deus, foi inscrita por homens
    os homens contam os acontecimentos que aconteceram naquela época e os mandamentos de Deus
    o velho testamento conta as leis de Moisés, o como o mundo surgiu, e outras coisas que aconteceram
    o novo testamento conta a morte de Jesus e os outros profetas.
    tem coisas que dizem em um que contradizem o outro

    ResponderExcluir
  8. "a bíblia fala para não matar e amar uns aos outros como a si"

    Menos quando essas pessoas são de outra religião ou gays, ou quando alguem descorda do seus deus, ai vira motivo para matar.

    "a bíblia foi inspirada por Deus"

    Mostre alguma evidencia disso,senão vão valer pelo que realmente são, ficção.

    "o velho testamento conta as leis de Moisés, o como o mundo surgiu"

    Um monte de leis contraditorias, e totalmente errada a "explicação" sobre o surgimento do universo.

    "tem coisas que dizem em um que contradizem o outro "

    Exatamente o amago da questão, um deus que é onipotente, oniciente, e justo, não ia deixar um bando de livros contraditorios "rodando por ai" se a almas das pessoas estivesse em jogo.

    ResponderExcluir
  9. Cada livro da bíblia conta os mandamento, as coisas que aconteceram naquela época, certo
    quando Jesus morreu, Deus pode peduar as pessoas, dai não surgiu um monte de morte que acontecia antigamente, como apedrejamento, varios e assim que bíblia entra contradição nas leis de Moisés e Jesus.

    Os livros foram escritos pelos profetas de Deus

    todas as pessoas que obedecem os mandamento de Deus já desobedeceram varias veses todos pecaram e continuam a pecar, unica pessoa que não pecou foi Jesus

    ResponderExcluir
  10. "quando Jesus morreu, Deus pode peduar as pessoas,"

    Exatamente por isso que seu deus não faz sentido, porque ele precisaria de um sacrificio humano, para poder perdoar as pessoas?

    Se ele existisse e fosse bom, ele perdoaria essas pessoas sem esse sacrificio.

    "unica pessoa que não pecou foi Jesus "

    Mostre alguma evidencia que seu deus existe, e depois que Jesus existiu, e depois que ele era filho de deus, senão você esta so repetindo uma historinha, sem nenhuma evidencia.

    ResponderExcluir
  11. ele podia fazer isso sem nenhum sacrificio, mas Deus preferiu assim

    a prova que Deus existe e a bíblia, as pessoas, e o mundo que existe e tudo que hoje existe
    a.C d.C antes e depois de Jesus Cristo se ele não existisse não ia por nome dele nisso

    ResponderExcluir
  12. "a prova que Deus existe e a bíblia"

    Errado, se fosse isso o corão seria prova de que Ala existe, ou que Sauron existe, ou que dragões existem, ou que Crishina existe, a lista é infinita.

    "as pessoas, e o mundo que existe e tudo que hoje existe "

    O universo prova que o universo existe, do mesmo jeito que uma arvore prova que ha uma arvore naquele lugar, mas so prova isso.

    Oque você esta fazendo é um argumento de ignorancia:

    "Ja que eu não qual é a origem do universo, vou dizer que é deus."

    Tambem conhecido como "deus dos buracos", e caso você não saiba, nos ja possuimos conhecimento de como o universo surgiu, como as estrelas se formaram, como os sistemas solares se formam ao redor delas, como as primeiras formas de vida teriam surgido, e de como elas evoluiram ate suas formas atuais.

    O seu papel nessa historia, é tentar desprovar todos esse fatos cientificos, e provar que seu deus fez isso tudo, se você não pode provar que seu deus existe, é ridiculo e ate irresponsavel tentar espalhar isso como verdade.

    "a.C d.C antes e depois de Jesus Cristo se ele não existisse não ia por nome dele nisso "

    Ja respondi isso antes, não é so porque muitas pessoas acreditam em uma mentira, e resolvem fazer isso o centro da sua sociedade, que faz isso ser verdade, você ainda tem que mostrar alguma evidencia mostrando que isso é verdade.

    ResponderExcluir
  13. Quase esqueci de responder essa parte XD

    "ele podia fazer isso sem nenhum sacrificio, mas Deus preferiu assim "

    Me responde isso, que pessoa boa, diria:

    "Eu perdoo vocêis, mas primeiro vou mandar meu proprio filho para ele ser torturado e crucificado, e a prposito, vocêis tambem devem comer a carne e beber o sangue dele."

    Você tem ate razão em dizer que deus poderia querer assim, mas teria que concordar que isso é uma atitude bem sadica, nada digna, e mesmo se um deus desse existisse, eu não o seguiria.

    ResponderExcluir
  14. Infor faz assim, eu vou te passar meu msn, me adiciona, que eu posso conversar com você mais rapido...se você quiser.


    md246899@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. eu já falei quais são as evidencias e existe mais, você não falou nada sobre a.C d.C antes e depois de Jesus Cristo, você falou que tem que mostrar uma evidencia que isso e verdade, se não fosse verdade não ia por nome dele nisso certo.
    você disse o que tivesse escrito na bíblia fosse verdade, existiria Ala e outras coisas, essas coisas que você disse não estão escrito na bíblia, e essas coisas que você disse e só uma pequena parte da população dis que isso e verdade
    esse meu argumento não e de ignorância estou falando provas que Deus existe, todo mundo da prova como o universo existe de formas diferentes, se as pessoas falassem como o mundo existiu fosse ignorância, todo mundo ia ser ignorante.
    Deus podia ter mudado sem nenhum sacrificio, mas ele preferiu enviar seu filho para morrer em nosso lugar e mostrar o exemplo para as pessoas

    ResponderExcluir
  16. msn matheus@963.com
    se você tem orkut mat@963.com

    ResponderExcluir
  17. "se não fosse verdade não ia por nome dele nisso certo."

    Errado, antigamente religião governava, logo, logico que eles vão estabelecer um calendario baseado na religião deles, e você ainda tem que provar que Jesus existiu.

    "você disse o que tivesse escrito na bíblia fosse verdade, existiria Ala e outras coisas"

    OK, vamos passo a passo, você disse que a biblia prova deus, mas a biblia é so um livro, se um livro provasse alguma coisa, o Corão seria prova de que Ala é verdade, o Senhor dos Aneis seria prova de que Sauron existe, um livro não é evidencia.

    "só uma pequena parte da população dis que isso e verdade"

    Se eu não me engano, 22% da população mundial é muçulmana, cerca de 1,2 bilhões, isso não é uma pequena parte.

    "esse meu argumento não e de ignorância estou falando provas que Deus existe"

    É um argumento de ignorancia porque não apresenta nenhuma evidencia ou explicação, simplesmente diz, "deus existe e o mundo prova isso", isso não explica nada, e se isso prova que algum deus existe, logo posso usar essa prova para Odin, Osiris, Crishina, Ala, Kali,Zeus.

    Todos esses deuses criaram o mundo tambem, bom pelo diz isso nos livros deles, e se um livro provar que é verdade...

    ResponderExcluir
  18. tem coisas que estão escritas na bíblia estão acontecendo olhe esses versículos
    Deuteronômio 15:11 Pois nunca cessará o pobre do meio da terra: pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abriras a tua mão ao teu irmão, para teu necessitado , e para o pobre da tua terra
    Mateus 24:7 Portanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes pestes, e terremotos, em vários lugares.
    Mateus 24:8 Mas todas estas coisas são o principio de dores.
    Mateus 24:9 Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.
    Mateus 24:10 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.
    Mateus 24:11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    Mateus 24:12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará.
    Mateus 24:13 Mas aquele que persevera até o fim será salvo.
    Mateus 24:14 E este o evangelho do reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as gentes, e então vira o fim

    se a religião estabeleceu um calendário conforme a religião dele então os muçulmanos, judeu, budistas, etc... aceitaram de boa
    eles começaram com isso desde o nascimento de Cristo
    se você quiser falar daqueles deuses pode falar vou responder.
    uma pequena parte é muçulmana, e a maioria a credita em Deus
    mas qual livro que mais usado? mais comprado? mais criticado? mais que as pessoas criam blog para mostrar erro do livro? qual é o livro?

    ResponderExcluir
  19. a e Deus ele que criou o mundo e tudo que existe, ele é onipotente ele pode fazer tudo o que quer

    ResponderExcluir
  20. "se a religião estabeleceu um calendário conforme a religião dele então os muçulmanos, judeu, budistas, etc... aceitaram de boa "

    Como eu disse antes, não importa quantas pessoas acreditam em uma mentira, isso não torna ela verdade, você ainda tem que apresentar evidencias para apoiar oque você esta dizendo.

    "uma pequena parte é muçulmana, e a maioria a credita em Deus
    mas qual livro que mais usado? mais comprado? mais criticado?"

    22% da população da terra não é uma pequena parte, 33% da população é catolica ( isso contando todas as milhares de definições de catolico), e depois vem as outras milhares religiões, que passam desde o hinduismo ate a cientologia, e os ateus.

    Oque você esta fazendo é um argumento de numeros, "como a minha mentira tem mais seguidores logo ela é verdade"; e estamos em um blog discutindo essa religião, porque nos Brasil, ela é a religião predominante, mas tambem posto em outros blogs sobre o islamismo e outras religiões.

    Seu argumento é falho, porque você não apresenta nenhuma evidencia para apoiar oque você diz, apenas apela para numeros.

    A proposito, os versos que você postou não são nenhuma novidade, toda religião se diz como a unica verdadeira, e que as outras são falsos profetas, mas nenhuma tem evidencias para apoiar seus deuses.

    Que parametro você esta usando para dizer que o seu livro é verdade, mas que os das outras religiões são falsos? Ou você so diz que o seu é verdade porque você nunca considerou que ele poderia ser o falso?

    "a e Deus ele que criou o mundo e tudo que existe"

    Vamos no passo a passo com essa, o universo começou com o Big Bang (essa é a teoria mais aceita pela comunidade cientifica), estude ela, é simples, rapida e apoiada por evidencias, facil pesquisar.

    Depois temos astronomia, estudo sobre como as estrelas se formaram, como os planetas se formam, buracos negros,etc. Tambem apoiada por evidencias.

    A seguir vamos para abiogenesis, parte de ciencia que explica como a vida surgiu, ja foi feito esperimentos em laboratorio, simulando a atmosfera da terra, como ela seria 4 bilhões de anos atraz, e a entrada de um meteoro na atmosfera, nessas condições, aminoacidos se formaram, aminoacidos são materia organica (vida), assim mostrando que é possivel que vida possa vir a ser formar por processos naturais.

    Depois passamos para evolução, que explica como a vida se midificou atravez de cada geração, ao longo dos bilhões de anos; evolução tem, literalmente, toneladas e mais toneladas de evidencias, ja foi provada, facil de entender e pesquisar tambem, explica um dos processos naturais mais interessantes que nos temos.

    Todas essas areas da ciencia apontam para caisas naturais, nenhum desses estudos apontam evidencia para algum deus.

    O fato de você querer jogar um deus como explicação não explica nada, e so torna a pergunta ainda mais complexa:

    Se como você diz, deus criou o universo, de onde veio deus? A partir de que ponto ele veio a existir, e quem criou ele?

    Se é improvavel que o nosso universo tenha se formado naturalmente, quão improvavel é, que se tenha um deus mais complexo que o universo, e que ele tenha vindo do nada?

    ResponderExcluir
  21. então eles aceitaram de boa então, quando Cristo nasceu eles colocaram essa data ai
    os versos que eu coloquei estão acontecendo
    Mateus 24:7 Portanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes pestes, e terremotos, em vários lugares.
    esta acontecendo sempre guerras em nosso mundo

    Deuteronômio 15:11 Pois nunca cessará o pobre do meio da terra: pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abriras a tua mão ao teu irmão, para teu necessitado , e para o pobre da tua terra
    hoje ainda existe pobre ainda em nosso mundo

    Mateus 24:11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    existe muitos padres purai que enganam muita gente, não obedecem os mandamentos que a bíblia diz

    e os outros versículos tambem falam e acontecem

    todas as religiões disse são verdades então mostra o que as outras religiões dizem

    os cientistas fizeram uma simulação isso não quer dizer que isso seja real, então onde veio essas coisas que você dis que aconteceu

    Deus ele onipotente ele pode fazer tudo ele conseguiu fazer ele mesmo, essa teoria que você diz fala que aconteceram muitas coisas, mais depois de tudo deu certo aconteceu isso mesmo que existe hoje

    ResponderExcluir
  22. "então eles aceitaram de boa então, quando Cristo nasceu eles colocaram essa data ai "

    Mesmo que tenha um calendario criado a alguem isso não prova que ele existiu, você ainda tem que mostrar alguma evidencia .

    "esta acontecendo sempre guerras em nosso mundo "

    E quando não esta? O fato do seu livrinho dizer que uma coisa que ja estava acontecendo, iria continuar, não prova que ele previu alguma coisa.

    Quer ver? No futuro, vai continuar o aquecimento global.

    Qualquer idiota pode fazer isso.

    "hoje ainda existe pobre ainda em nosso mundo "

    Edai? isso não prova que seu livrinho é verdade, sempre houve pobreza, é o mesmo problema do outro.

    "existe muitos padres purai que enganam muita gente, não obedecem os mandamentos que a bíblia diz "

    Eu diria que quase todos enganam as pessoas, ja que ensinam uma religião que se baseia em fé, e não em evidencias.

    "e os outros versículos tambem falam e acontecem "

    Não quer dizer que eles acontecem porque eles falam, e todas as coisas que você postou, ja aconteciam naquela epoca, isso não é evidencia.

    "todas as religiões disse são verdades então mostra o que as outras religiões dizem"

    Vou te dar um dos muitos exemplos, os outros você que pesquise.

    Historia de Horus, escrita em 1280 antes de cristo,Horus filho do deus Osiris, nascido de uma virgem, batizado em um rio.

    Horus foi tentado enquanto estava sozinho no deserto, curou doentes e cegos (do jeito milagroso), exorcisou demonis.

    Andou sobre a agua, ressuscitou Azar, dos mortos, teve 12 discipulos, foi crucificado, e depois de 3 dias, 2 mulheres anunciaram sua ressureição, e ele foi viver ao lado de seu pai.

    Tem varios outros personagens com historias nessa mesma linha, que vieram antes de cristo, o seu é so uma versão reciclada deles.

    "os cientistas fizeram uma simulação isso não quer dizer que isso seja real"

    Essa foi de longe a coisa mais idiota que você ja disse, se você não tem como refutar a evidencia, de que vida pode surgir natural, e que o processo pode ser reproduzido, ate certo ponto, em laboratorio, então seja honesto e diga que você não tem resposta para isso.

    Vou ate por link aqui, ja que parece que é muito dificil para você fazer qualquer tipo de pesquisa.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_Urey-Miller

    " essa teoria que você diz fala que aconteceram muitas coisas..."

    Ok, esse paragrafo inteiro esta incompreensivel, escreve ele de novo, de uma forma clara e objetiva, que eu vou ficar feliz em responder.

    ResponderExcluir
  23. o calendário foi criado desde do nascimento de Jesus Cristo, quando ele nasceu eles começaram a usar esse calendário
    as coisas que esses versículos falam aconteceram, naquela época, mas quais são as chances depois de mais de 2000 anos eles aceitarem conhecida
    as pessoas já falaram que sempre vai existir aquecimento global, mas essas coisas niguem sabia que ia existir depois de muito tempo, as coisas que Deus diz acontecem esses versículos provam
    as historias de outras religiões são parecidas mas, quem acredita nessas historias? ninguém mais acredita, muitas pessoas acreditam em Deus a muito tempo desde do começo da vida
    ele faz uma esperiencia como ocorreu a terra como ela era, mas ninguém como era tudo antes
    essa teoria que você me mostrou diz que aconteceram muitos acontecimento para o big bang

    ResponderExcluir
  24. "o calendário foi criado desde do nascimento de Jesus Cristo, quando ele nasceu eles começaram a usar esse calendário"

    Cara, cada frase que você posta tem um erro pior que o outro.

    O calendario cristão so foi estabelecido em 532 depois de cristo, e existem varios outros calendarios que foram estabelecidos ao redor da religião predominante, ou fatos historicos.

    Como o calendario Grego, que usa as olimpiadas, ou o Muçulmano que é voltado para Maome.

    Claro, como os muçulmanos tem um calemdario sobre o profeta deles, logo isso deve provar que a religião deles é verdade, certo?

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080710164559AAgwDmt

    "mas quais são as chances depois de mais de 2000 anos eles aceitarem conhecida"

    Quais são as chances de que daqui a 2000 anos ainda vai ter guerras, muito muito altas.

    Quais são as chances de que daqui a 2000 anos outras religiões vão surgir e fazer profecias tambem, muito altas tambem.

    O fato de você ver um evento e dizer que ele vai continuar a ocorrer, não prova que você profetizou alguma coisa, seria o mesmo de eu dizer que "continuarão a existir ateus", isso não prova nada.

    "as historias de outras religiões são parecidas mas, quem acredita nessas historias?"

    as pessoas daquelas religiões, porra, você ao menos pensa antes de postar?

    Quer um exemplo de uma religião ainda "viva" mais velha que o cristianismo, e com um personagem que veio muito antes de Jesus, e teve a historia plagiada pela sua religião? Hinduismo.

    "ele faz uma esperiencia como ocorreu a terra como ela era, mas ninguém como era tudo antes"

    Errado de novo, agora sei porque você acredita nesse lixo, você não nem ao menos um conhecimentos basico sobre ciência.

    Vou te passar um link com toda a explicação, ja que paresse que o seu cerebro não se desenvolveu direito e você é imcapaz de fazer uma pesquisa.

    http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/evolucao.pdf

    Sabe Infor, estudar não doi, continuar ignorante, sim.

    ResponderExcluir
  25. o todo mudo tiveram calendário, mas qual o calendário que todo mundo usa? todo mudo fala de a.C e d.C
    mas tudo o que Deus falou ele acertou
    mauricio você acredita tudo que os ateus dizem você acha que é verdade
    a cientista acha que foi isso que aconteceu, eles não estavam lá para ver
    a bíblia foi escrita pelos profetas, conta tudo o que aconteceu desde o começo
    sabe estudar não doi mesmo eu estudo, Deus não doi só deixa as pessoas felizes, porque é bom amar a Deus

    ResponderExcluir
  26. "o todo mudo tiveram calendário, mas qual o calendário que todo mundo usa?"

    Errado de novo, varios povos usam o seu proprio calendario, o maior exemplo disso são os chineses, que ate comemoram a passagem de ano em outra data.

    "mas tudo o que Deus falou ele acertou "

    Que bom, então você deve achar escravidão uma coisa normal.

    "você acredita tudo que os ateus dizem você acha que é verdade"
    Não, so oque pode ser comprovado por evidencias.

    "a cientista acha que foi isso que aconteceu, eles não estavam lá para ver"

    Você não precisa estar la para poder recriar a atmosfera da terra, amostra da atmosfera primitiva ficaram presas no gelo da groelandia.
    Documentos historicos falam de eventos que ocorreram, como a abolição, ou podemos achar ruinas e remontar o dia a dia das pessoas com os objetos encontrados.

    Podesse calcular a trojetoria de um tiro, antes mesmo de disparalo, calcular a orbita de um planeta, baseado na sua velocidade e tamanho.

    Evidencias apontam fatos, falta de evidencias aponta ficção.

    "a bíblia foi escrita pelos profetas, conta tudo o que aconteceu desde o começo "

    O antio testamento foi escrito por volta de 200 AC, o novo testamento foi escrito varias decadas depois da suposta morte de Jesus.
    Nenhum livro do novo testamento foi escrito por testemunhas, foi uma historia repassada pelas decadas que depois foi escrita.

    Então o argumento, "você não estava la", é invalido, e se você quiser considerar ele, use ele na sua biblia tambem, porque afinal, ninguem que escreveu esse livro, "estava la".

    "eu estudo"
    Ciencias que não é pelo visto.

    "Deus não doi só deixa as pessoas felizes"
    Deixa os donos de escravos felizes, os assassinos felizes, os pedifilos felizes, os pastores ladrões felizes,etc.

    ResponderExcluir
  27. as pessoas que escreveram a bíblia não estavam lá, mais eles conseguiram a informação das pessoas pessoas que viram acontecer, alguns livros que as pessoas viram acontecer e escreveram.

    teve alguns pastores ladrões mais não quer dizer que todos sejam, você sabe nada sobre os pastores, falar que pastores são ladrões é uma falácia, mas só os padres são pervertidos é ladrões.

    a ciência pode calcular o tempo, do tiro, e dos objetos passado, mais eles não sabiam como a terra era eles não pode adivinhar uma coisa que nunca viram.

    ResponderExcluir
  28. e quando eu falei que tudo o que ele falou ele acertou, eu falei o que ia acontecer no futuro.

    naquele tempo não tinha trabalho assim de emprego, quando tinha que trabalhar para outro você era servo, entendeu.

    ResponderExcluir
  29. "as pessoas que escreveram a bíblia não estavam lá, mais eles conseguiram a informação das pessoas pessoas que viram acontecer, alguns livros que as pessoas viram acontecer e escreveram."

    Errado de novo, ja havia passados varias decadas desde os supostos fatos da historia, isso em uma epoca que a espectativa de vida era de 40 anos, sem falar que uma historia passada de boca a boca sofre tantas alterações (propositais, ou não), que você não pode afirmar que a historia escrita seria a mesma de decadas atraz, e mesmo se fosse escrita por testemunhas, ainda sim seriam necessarias evidencias para demonstrar que aquilo aconteceu.

    "teve alguns pastores ladrões mais não quer dizer que todos sejam, você sabe nada sobre os pastores, falar que pastores são ladrões é uma falácia, mas só os padres são pervertidos é ladrões."

    Eu nunca disse que todos eram, assim como quando eu digo que politicos são corruptos, eu estou me referindo a maioria.
    E você vem me acusar de usar uma falacia, e logo em seguida diz que APENAS os padres são ladrões? Merda sai da sua boca igual a saliva.

    "a ciência pode calcular o tempo, do tiro, e dos objetos passado, mais eles não sabiam como a terra era eles não pode adivinhar uma coisa que nunca viram. "

    Errado de novo, usando datação por radição você pode calcular a idade de um objeto com margem de erro de 0.001%, isso sem falar que acontecimentos como enchentes, crecimento na concentração de carbono no ar, terremotos, erupções vulcanicas,colisões de asteroides, secas,etc,etc; deixar marcas na crosta terrestre da terra, então ninguem esta adivinhando como a terra era, e sim usando os sinais que esses eventos deixaram, para determinar qual era o meio ambiente da terra antiga, com o maior grau de certeza possivel.

    "e quando eu falei que tudo o que ele falou ele acertou, eu falei o que ia acontecer no futuro."

    Então você vai sentar a sua bunda gorda e esperar que algo aconteça, e depois procurar um verso na biblia, que seja vago o suficiente para você encaixar o fato?
    Depois não sabe porque não é levado a serio....

    "naquele tempo não tinha trabalho assim de emprego, quando tinha que trabalhar para outro você era servo, entendeu. "

    Errado de novo, se você pesquisar, o farao Hamisses II, construiu as piramides usando trabalhadores pagos, sim, tanto que os trabalhadores eram pagos em sal, dai vem a palavra salario.

    Não haviam direitos trabalhistas, mas empregos sim.

    ResponderExcluir
  30. "as pessoas que escreveram a bíblia não estavam lá, mais eles conseguiram a informação das pessoas pessoas que viram acontecer, alguns livros que as pessoas viram acontecer e escreveram."

    Errado de novo, ja havia passados varias decadas desde os supostos fatos da historia, isso em uma epoca que a espectativa de vida era de 40 anos, sem falar que uma historia passada de boca a boca sofre tantas alterações (propositais, ou não), que você não pode afirmar que a historia escrita seria a mesma de decadas atraz, e mesmo se fosse escrita por testemunhas, ainda sim seriam necessarias evidencias para demonstrar que aquilo aconteceu.

    "teve alguns pastores ladrões mais não quer dizer que todos sejam, você sabe nada sobre os pastores, falar que pastores são ladrões é uma falácia, mas só os padres são pervertidos é ladrões."

    Eu nunca disse que todos eram, assim como quando eu digo que politicos são corruptos, eu estou me referindo a maioria.
    E você vem me acusar de usar uma falacia, e logo em seguida diz que APENAS os padres são ladrões? Merda sai da sua boca igual a saliva.

    "a ciência pode calcular o tempo, do tiro, e dos objetos passado, mais eles não sabiam como a terra era eles não pode adivinhar uma coisa que nunca viram. "

    Errado de novo, usando datação por radição você pode calcular a idade de um objeto com margem de erro de 0.001%, isso sem falar que acontecimentos como enchentes, crecimento na concentração de carbono no ar, terremotos, erupções vulcanicas,colisões de asteroides, secas,etc,etc; deixar marcas na crosta terrestre da terra, então ninguem esta adivinhando como a terra era, e sim usando os sinais que esses eventos deixaram, para determinar qual era o meio ambiente da terra antiga, com o maior grau de certeza possivel.

    "e quando eu falei que tudo o que ele falou ele acertou, eu falei o que ia acontecer no futuro."

    Então você vai sentar a sua bunda gorda e esperar que algo aconteça, e depois procurar um verso na biblia, que seja vago o suficiente para você encaixar o fato?
    Depois não sabe porque não é levado a serio....

    "naquele tempo não tinha trabalho assim de emprego, quando tinha que trabalhar para outro você era servo, entendeu. "

    Errado de novo, se você pesquisar, o farao Hamisses II, construiu as piramides usando trabalhadores pagos, sim, tanto que os trabalhadores eram pagos em sal, dai vem a palavra salario.

    Não haviam direitos trabalhistas, mas empregos sim.

    ResponderExcluir
  31. algumas historias da bíblia as pessoas não estavam lá mais eles viram as informações que viram isso acontecer.

    "ainda sim seriam necessarias evidencias para demonstrar que aquilo aconteceu."

    eles tinham evidencia e testemunhas os milagres que Jesus fez naquela época, e as pessoas que viram isso acontecer.

    eu quis dizer que alguns padres que são pervertidos e ladrões.

    "erro de 0.001%"

    quem afirma isso eles? como vai saber que isso está certo?

    "Errado de novo, se você pesquisar, o farao Hamisses II, construiu as piramides usando trabalhadores pagos, sim, tanto que os trabalhadores eram pagos em sal, dai vem a palavra salario."

    o que o farao tem a ver com aqueles povo que está na bíblia?

    os servos trabalhavam para uns caras que tinham naquele tempo, eles trabalhavam eles recebiam era forma deles viverem naquela época.

    ResponderExcluir
  32. "mais eles viram as informações que viram isso acontecer."

    Desde quando uma informação ve alguma coisa?

    "eles tinham evidencia e testemunhas os milagres que Jesus fez naquela época,"

    Otimo, é so você apresentar as evidencias.

    "quem afirma isso eles? como vai saber que isso está certo?"

    Eu posso tem lembrado errado, mas era algo em trono de 0.1% e 0.001%, faz uma pesquisa ai sobre datação usando radiação, é bem tranquilo de achar. Isso sem falar que datação usando radiação, se baseia em avaliar a que velocidade a radiação em um objeto se dissipa, então é matematica pura, se você não acredita, é so fazer as contas.

    "o que o farao tem a ver com aqueles povo que está na bíblia?"

    Sei la, quem sabe o fato da biblia alegar que os hebreus eram escravos na epoca? no egito?

    Mesmo assim, não ha nenhum evidencia para apoiar essa alegação.

    ResponderExcluir
  33. "Desde quando uma informação ve alguma coisa?"

    falando errado ai escrevendo errado ai foi mal :)

    as pessoas viram isso acontecer, e quando as pessoas que escreveram alguns livros da bíblia perguntava, eles falavam aquilo que sabiam.

    "Otimo, é so você apresentar as evidencias."

    eu te mostraria se a gente tivéssemos vivendo a 2.000 atras.

    "Eu posso tem lembrado errado, mas era algo em trono de 0.1% e 0.001%, faz uma pesquisa ai sobre datação usando radiação, é bem tranquilo de achar. Isso sem falar que datação usando radiação, se baseia em avaliar a que velocidade a radiação em um objeto se dissipa, então é matematica pura, se você não acredita, é so fazer as contas."

    e eu pesquisar isso no Google.

    ResponderExcluir
  34. "as pessoas viram isso acontecer,"

    De novo, não tem registro de testemunha oculares na biblia, ate a igreja assumi isso, você esta tentando " vender" algo que nem as pessoas da sua religião acreditam.

    "eu te mostraria se a gente tivéssemos vivendo a 2.000 atras."

    Finalmente admitiu que não tem evidencias, agora por favor, pare de tentar vender isso como verdade.

    ResponderExcluir
  35. eu não estou vendendo eu estou falando o que aconteceu,tem livros na bíblia que foi feito por testemunha, tem alguns livros que não.

    ResponderExcluir
  36. "Evangelho de João foi feito em torno de 90anos d.C
    Evangelho de Mateus alguns estidiosos acham que foi feito 50anos d.C. Mais muitos críticos o datam depois de Jerusalém , geralmente entre 80 e 100 anos depois d Cristo
    Evangelho de Marcos foi feito 70 anos depois de Cristo
    Evangelho de Lucas foi escrito entre 90-100 anos depois de Cristo"

    Suas palavras bem aqui, mostrando a data de cada livro, isso sem falar que o livro mais velho foi escrito por volta do ano 50, em uma epoca em que a espectativa de vida era de 40 anos. Logo, nenhuma testemunha do suposto fato, estaria viva para contar a historia, e mesmo se estivesse, uma historia "muda" muito atravez das decadas.

    Isso sem falar que não possuimos nenhum original desses livros, não temos como comprovar quem foram os autores, e era uma epoca conhecida por ninguem se preocupar com autoria, e os traditores do livro, acrecentavam versos livremente, juntando isso tudo, são livros interessantes para avaliar a mentalidade da epoca, mas não para tentar comprovar fatos historicos.

    Outra coisa, nenhum dos fatos da biblia é relatado em qualquer outro lugar, mostrando que o mais provavel é que esses livros sejam ficção, podem ter sido baseados em uma pessoa de verdade, mas os "truques e magias" são folclore da epoca.

    ResponderExcluir
  37. "espectativa de vida era de 40 anos."

    tem pessoas que vivem além da expectativa de vida.

    "Isso sem falar que não possuirmos nenhum original desses livros"

    e ninguém tem os livros originais dos quatro evangélicos, conforme foi passando a historia pode ter acontecido alguma com eles, e os quatro de qualquer bíblia foi tirado desse livro.

    "não temos como comprovar quem foram os autores"

    só temos os nomes dos livros, mas ninguém sabe quem foram os autores, tem outros livros da bíblia que não sabe quem foi o autor.

    "podem ter sido baseados em uma pessoa de verdade, mas os "truques e magias" são folclore da epoca."

    isso pode ser uma possibilidade, que a historia foi baseada de uma pessoa, mas depende o que a pessoa vai acreditar, se a pessoa quiser a creditar que a historia e inventada ou não e problema da pessoa, eu acredito que a historia e verdadeira.

    ResponderExcluir
  38. jesus devia ter apanhado mais

    ResponderExcluir
  39. A confiabilidade dos evangelhos

    Por Davi Lago

    Podemos citar três razões que demonstram a confiabilidade da narrativa dos evangelhos:

    Razão nº1: Os evangelhos foram escritos num período próximo aos eventos narrados. Isso é muito importante porque indica que os evangelhos foram escritos por testemunhas oculares e pessoas próximas às diversas testemunhas oculares. O fato de as testemunhas oculares estarem vivas no tempo em que os evangelhos foram escritos é crucial porque elas poderiam desmentir qualquer informação mentirosa.

    Há muitas evidências que demonstram que os evangelhos foram escritos cedo. Há evidências internas, como por exemplo: o livro de Atos termina bruscamente com Paulo esperando seu julgamento (At 28.31) o que indica que Lucas, o autor, terminou o livro naquele período. Sabe-se que Paulo foi martirizado entre 63 e 64 d.C. Sabe-se também que o livro de Atos foi escrito por Lucas depois de seu evangelho (At 1.1). Logo, o evangelho de Lucas foi escrito no máximo, apenas trinta anos após o ministério de Jesus.

    Outro exemplo de evidência interna é a ausência de qualquer referência no Novo Testamento da destruição de Jerusalém em 70 d.C. Isso claramente aponta o fato de que todos os livros no Novo Testamento foram escritos em data anterior a 70 d.C. É notável o fato de que Jesus profetizou que Jerusalém seria destruída (Mc 13.1-4,14,30). E Jerusalém foi realmente destruída no ano 70 d.C. assim como Jesus profetizou. Sem dúvida os autores do Novo Testamento, que estavam preocupados em provar que Jesus é o Filho de Deus, teriam citado o cumprimento dessa profecia para apoiar sua argumentação.

    Há também evidências relacionadas aos papiros com fragmentos do Novo Testamento que sobreviveram até nossos dias. O papiro conhecido como Chester Beatty é datado de 200-250 d.C.; o papiro Bodmer II de 200 d.C.; o papiro Early Chrisitian de 150 d.C.; e o papiro John Rylands MSS de 130 d.C. Esses papiros comprovam que os evangelhos foram escritos em data próxima aos eventos narrados.

    Há evidências relacionadas aos escritos patrísticos. Por exemplo, a epístola de Policarpo aos filipenses foi escrita em 120 d.C., as cartas de Inácio em 115 d.C. e a epístola de Clemente aos coríntios em 95 d.C. Todos esses escritos contém inúmeras citações dos evangelhos e demais textos do Novo Testamento.

    Portanto, se concluí que os evangelhos passam do teste mais ácido de todos os escritos da Antiguidade. Os evangelhos foram escritos na mesma geração que viu os eventos narrados. O fato dessa geração ter preservado os evangelhos para as gerações posteriores indica o fato de que não houve nenhuma distorção ou fraude na narrativa dos eventos.

    Razão nº2: Os eventos narrados nos evangelhos são solidamente apoiados pelas descobertas históricas e arqueológicas. A arqueologia comprova a historicidade de eventos, pessoas e lugares descritos nos evangelhos. Por exemplo: Em Lucas 2.1-3 está escrito que foi realizado um censo no período em que Quirino era governador da Síria. Sabe-se hoje que os romanos realizavam um censo a cada 14 anos e que esses censos tiveram início com César Augusto. Inscrições encontradas em Antioquia confirmam que Quirino iniciou seu governo em 7 a.C. Em Lucas 3.1 é citado um governador chamado Lisânias. Foi encontrada uma inscrição próximo à cidade de Damasco que comprova a existência dele. Em João 19.13 é mencionado um pavimento de pedra, chamado Gábata, localizado no palácio de Pilatos. O arqueólogo William Albright comprovou que esse pavimento existiu, foi destruído em 70 d.C. e reconstruído pelo governador Adriano. Esses são apenas alguns exemplos das descobertas arqueológicas que comprovam a historicidade dos eventos narrados nos evangelhos.
    continue...

    ResponderExcluir
  40. Razão nº3: Os evangelhos não foram alterados com o passar dos séculos. Esse fato é comprovado por evidências maciças. Primeiro, há cerca de 4.000 manuscritos completos do Novo Testamento em grego espalhados pelos museus do mundo, e cerca de 13.000 manuscritos com fragmentos do Novo Testamento. É uma diferença monumental se comparado com outras obras da Antiguidade: há apenas dez manuscritos de Guerras Gálicas de Júlio César, dois manuscritos de Anais de Tácito, e sete manuscritos gregos das obras de Platão.

    Segundo, os manuscritos do Novo Testamento foram encontrados em diversas localidades como Egito, Síria, Turquia, Itália, Grécia e Palestina.

    Terceiro, os manuscritos do Novo Testamento que sobreviveram aos nossos dias foram escritos transcritos próximos aos manuscritos originais escritos pelos próprios autores. Há papiros com fragmentos do Novo Testamento que datam de 50 a 100 anos após a escrita dos originais. Há manuscritos completos que datam de 400 anos após a escrita dos originais (por exemplo: Codex Sinaiticus, Codex Alexandrino, Codex Vaticanus). Há uma diferenaça descomunal aos outros escritos da Antiguidade. Por exemplo: o manuscrito mais antigo que temos da História de Tucídes, é de 1300 anos após o original; História de Heródoto de 1350 anos; Guerras Gálicas de Júlio César de 950 anos; História de Tácito de 750 anos; Anais de Tácito de 950 anos. Entre os milhares de manuscritos do Novo Testamento que possuímos hoje, há diferenças mínimas, que são apontadas em notas de rodapé nas traduções modernas. Essas diferenças mínimas em nada alteram a doutrina cristã e podem ser superadas através da análise do que diz a maioria dos manuscritos.

    A conclusão a que os estudiosos chegam é que nenhum outro documento da Antiguidade é tão confiável como os evangelhos e os demais livros do Novo Testamento.

    ResponderExcluir
  41. Lucas 12:47 Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites

    Lucas 12:48 Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.


    Nesses dois versículos Jesus fez uma comparação, como é a gente com Deus e com o senhor servo.

    Jesus não mandou ninguém bater em escravos.

    ResponderExcluir
  42. se escravidão tinha na bíblia novo mandamento tinha, mas não à forma de torturar algum escravo, ou maltratar o escravo era só a forma serviço eles não batiam em escravos.

    aqueles versículos que forma falados, é para que os escravos e os senhores se dessem bem, e para que os dois não batessem e não brigassem.

    NÃO TINHA NENHUMA FORMA DE TORTURA NA ESCRAVIDÃO CONFORME FOI DITO NO NOVO MANDAMENTO DA BÍBLIA.

    ResponderExcluir
  43. os comentários ai em cima refutam o tópico.

    NÃO TEM NENHUMA CRUELDADE NO TÓPICO, SÓ UM MAL ENTENDIMENTO SOBRE A ESCRAVIDÃO NO NOVO TESTAMENTO.

    ResponderExcluir
  44. É um Novo Testamento da loucura que é o cristianismo. Razão do atraso humano...

    ResponderExcluir
  45. Discordo, até porque no novo testamento fala se você quer ser o maior no Reino que seja o menor aqui na terra, ele fala no evangelho de São Lucas, 22: 26,27
    "Que não seja assim entre vós, mas que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como servo.Pois qual é o maior: o que está sentado à mesa ou o que serve? não é aquele que está sentado à mesa? todavia eu estou no meio de vós como aquele que serve"

    se as pessoas seguissem o amor que cristo pregou não viveriamos nesse mundo cheio de atrocidades.

    ResponderExcluir
  46. padrejoao207@gmail.com20 de janeiro de 2012 às 18:24

    ESTA DO ESCRAVO E COISA PARA PENSAR,, E MUITO SERIO,, PORQUE SE CASO EU PUDESSE FAZER ALGO EU IA .. PROCURAR FICAR QUETO CALADO,, PENSOU EU PERDER O MEU GANHA PÃO PREFIRO FICAR NA MINHA E GANHAR O MEU PÃO ... O QUE FAZ TUDO ISTO E A COVARDIA DO HOMEM QUE LIDERA A IGREJA... OLHA PARA A SOCIEDADE QUANDO O EMPREGADO ESTA EM GREVE ... OLHA O LADO DELE PRIMEIRO SE EU FICO DE GREVE POSSO PERDER O MEU IMPREGO ... E SE O EMPREGADO GANHAR A GREVE E O O AUMENTO..GANHAREI TAMBEM.. QUEM GANHA E O REINO DA COVARDIA ABENÇOADA OU MELHOR AMALDIÇOADA COVARDIA..

    ResponderExcluir
  47. servo do DEUS ALTÌSSIMO8 de fevereiro de 2013 às 18:30

    eu fico admirado quando vejo um ateu questionando a biblia.eles não consegue enxergar o amor que DEUS tem para eles. o engrasado ,é quando eles estão em desespero da vida ,clamam por DEUS. A historia registra que na antiga União Soviética Iury gagare(perdoe-me se escrevo errado o nome dele) o primeiro homem a ir pro espaço,em sua primeira frase que ficou marcada na história foi:"meu DEUS a terra é azul" muito estranho para um homem de um país comunista e ateu. e para os cientistas e intelectuais que dizem que DEUS é o deus das lacunas ,a historia esta repletos de homens que viram na biblia as suas bases para suas teses científicas. por isso meu caro amigo toma muito cuidado em relataro que acha de DEUS ou da biblia ,pois a biblia diz que :"Não erreis, de DEUS não se somba ou escarneçe, o que o homem plantar isso colhera." .eu te pergunto :"quando vc morrer a onde passará a sua eternidade?

    ResponderExcluir
  48. "O engraçado ,é quando eles (os ateus) estão em desespero da vida ,clamam por DEUS."

    De onde você tirou esta ideia, amigo? Os ateus não clamam por ninguém quando estão em desepero. Ele vão à procura de soluções para os seu problemas.

    "O primeiro homem a ir pro espaço,em sua primeira frase que ficou marcada
    na história foi:"meu DEUS a terra é azul" muito estranho para um homem
    de um país comunista e ateu."

    Que o Yuri Gagarin falou que a Terra é azul é fato. Mas a expressão "meu deus" ficou por sua conta.

    "A historia esta repletos de homens que viram na biblia as suas bases para suas teses científicas."

    Cara, você não faz ideia da estupidez que está dizendo. Fça um favor, cite pelo menos o nome de três cientistas conceituados que se embasaram na bíblia em teses científicas:

    "Eu te pergunto :"quando vc morrer a onde passará a sua eternidade?"


    Em primeiro lugar, eternidade não se passa. Se passasse não seria eterna, concorda? Pelo menos eu, não acredito que haja nada após a morte, nada de eternidade em céus e infernos. Pode ser qua não sirva de resposta para você, mas creio que voltaremos à mesma condição que estávamos antes da concepção, ou seja, voltaremos ao nada. Simples assim.

    ResponderExcluir
  49. Veja a I parte do antigo testamento e vai achar o que fala: http://razaoxfe.blogspot.com.br/2009/06/biblia-e-escravidao-i-o-velho.html

    ResponderExcluir
  50. verdade, eles se recusam a apresentar o contexto do texto.

    ResponderExcluir
  51. Então bastou o sujeito postar mais dois versículos para que você se convencesse de que tudo está certo?

    Saiba que os versos citados não acrescentam nada à questão.

    A bíblia apoia sim a escravidão. O fato de um pobre coitado ter se humilhado diante do rei e ter sido perdoado não muda nada, pois, nos casos em que os credores não se humilhavam, as sentenças eram executadas sem dó e piedade.

    Amigo, além de analisarmos as questões de texto e contexto, precisamos tomar o cuidado de verificar se o argumento não passa de puro pretexto.

    ResponderExcluir
  52. ô zé ruela, e tú, vais "passar a eternidade" onde? tú sabes? contes para nós... não está escrito na tua bíblia também que não devemos julgar?

    ResponderExcluir
  53. xiiiiii, será que você foi à escola alguma vez? seu grau de "compreenssão" da bíblia é idêntico ao da gramática. sabem, é isso que me irrita, pessoas que se nota, não teem a mínima capacidade de interpretação, apenas seguem a multidão... putz

    ResponderExcluir
  54. A biblia tem leis especificas para o assunto escravidão. É só procurar que voce vai encontrar o que a lei dizia sobre a escravidão. Depois de algns anos de servidão (talvez sete anos) , o escravo deveria ser liberto. caso o escravo fizesse opção por ficar com o seu senhor, então este escravo deveria ter as orelhas furadas.

    ResponderExcluir
  55. Errado.

    A lei de que o escravo tinha que ser liberto no sétimo ano só se aplica a escravos judeus, outros povos eram escravizados por toda vida, e claro a lei de que se ele quisesse ficar com a esposa, então ele deveria ser escravo por toda vida é uma armadilha. Porque quem vai abondonar sua esposa e filhos como escravos, enquanto vai embora dizendo "fodam-se"?

    Claro, a esposa e os filhos eram escravos por toda vida.

    ResponderExcluir
  56. Resposta: A Bíblia não condena especificamente a prática da escravidão. Ela dá instruções sobre como os escravos deveriam ser tratados (Deuteronômio 15:12-15; Efésios 6:9; Colossenses 4:1), mas não a declara ilegal. Muitos vêem isto como se a Bíblia permitisse todas as formas de escravidão. O que muitas pessoas falham em entender é que a escravidão nos tempos bíblicos era muito diferente da escravidão praticada nos últimos séculos em muitas partes do mundo. A escravidão na Bíblia não era baseada em raça. As pessoas não eram escravizadas por causa da sua nacionalidade ou pela cor da sua pele. Nos tempos bíblicos, a escravidão era mais um status social. As pessoas vendiam a si mesmas quando não conseguiam pagar os seus débitos ou sustentar a sua família. No Novo Testamento, algumas vezes médicos, advogados e até políticos eram escravos de alguém mais. Algumas pessoas escolhiam ser escravas para ter todas as suas necessidades providas pelo seu senhor.

    A escravidão dos últimos séculos era freqüentemente baseada exclusivamente na cor da pele. Os negros eram considerados escravos por causa da sua nacionalidade – muitos donos de escravos realmente acreditavam que os negros eram “seres humanos inferiores” em relação aos brancos. A Bíblia definitivamente condena a escravidão baseada na raça. Considere a escravidão vivida pelos Hebreus quando eles estavam no Egito. Os Hebreus eram escravos, não por escolha, mas porque eles eram Hebreus (Êxodo 13:14). As pragas que Deus lançou sobre o Egito demonstram como Deus se sente em relação à escravidão racial (Êxodo 7-11). Então, sim, a Bíblia condena algumas formas de escravidão. O ponto chave é que a escravidão permitida na Bíblia de forma alguma se parecia com a escravidão racial que contaminou o nosso mundo nos últimos séculos.

    Outro ponto crucial é que o propósito da vida é mostrar o caminho para a salvação, não reformar a sociedade. A Bíblia freqüentemente aborda os assuntos de dentro para fora. Se uma pessoa tem amor, misericórdia e a graça de Deus, recebendo a Sua salvação – Deus irá reformar a sua alma, mudando a forma como ela pensa e age. Uma pessoa que recebeu o dom da salvação de Deus e liberdade da escravidão do pecado, enquanto Deus reforma a sua alma, irá se dar conta que escravizar outro ser humano é errado. Uma pessoa que verdadeiramente recebeu a graça de Deus irá se tornar graciosa para com os outros. Esta seria a solução da Bíblia para acabar com a escravidão.

    ResponderExcluir
  57. Resposta: A Bíblia não condena especificamente a prática da escravidão. Ela dá instruções sobre como os escravos deveriam ser tratados (Deuteronômio 15:12-15; Efésios 6:9; Colossenses 4:1), mas não a declara ilegal. Muitos vêem isto como se a Bíblia permitisse todas as formas de escravidão. O que muitas pessoas falham em entender é que a escravidão nos tempos bíblicos era muito diferente da escravidão praticada nos últimos séculos em muitas partes do mundo. A escravidão na Bíblia não era baseada em raça. As pessoas não eram escravizadas por causa da sua nacionalidade ou pela cor da sua pele. Nos tempos bíblicos, a escravidão era mais um status social. As pessoas vendiam a si mesmas quando não conseguiam pagar os seus débitos ou sustentar a sua família. No Novo Testamento, algumas vezes médicos, advogados e até políticos eram escravos de alguém mais. Algumas pessoas escolhiam ser escravas para ter todas as suas necessidades providas pelo seu senhor.

    A escravidão dos últimos séculos era freqüentemente baseada exclusivamente na cor da pele. Os negros eram considerados escravos por causa da sua nacionalidade – muitos donos de escravos realmente acreditavam que os negros eram “seres humanos inferiores” em relação aos brancos. A Bíblia definitivamente condena a escravidão baseada na raça. Considere a escravidão vivida pelos Hebreus quando eles estavam no Egito. Os Hebreus eram escravos, não por escolha, mas porque eles eram Hebreus (Êxodo 13:14). As pragas que Deus lançou sobre o Egito demonstram como Deus se sente em relação à escravidão racial (Êxodo 7-11). Então, sim, a Bíblia condena algumas formas de escravidão. O ponto chave é que a escravidão permitida na Bíblia de forma alguma se parecia com a escravidão racial que contaminou o nosso mundo nos últimos séculos.

    Outro ponto crucial é que o propósito da vida é mostrar o caminho para a salvação, não reformar a sociedade. A Bíblia freqüentemente aborda os assuntos de dentro para fora. Se uma pessoa tem amor, misericórdia e a graça de Deus, recebendo a Sua salvação – Deus irá reformar a sua alma, mudando a forma como ela pensa e age. Uma pessoa que recebeu o dom da salvação de Deus e liberdade da escravidão do pecado, enquanto Deus reforma a sua alma, irá se dar conta que escravizar outro ser humano é errado. Uma pessoa que verdadeiramente recebeu a graça de Deus irá se tornar graciosa para com os outros. Esta seria a solução da Bíblia para acabar com a escravidão.

    ResponderExcluir
  58. Posso esta errado, afinal não sou conhecedor no universo, muito menos sou PHD em alguma coisa(Isso não é falsa modéstia ou hipocrisia), enfim, vamos la... O que observei foi, que em todas partes da Bíblia citadas aqui, vejo que Deus pede ou exige uma certa igualdade entre escravo e senhor, mas não referente a suas funções(Mandar, cuidar do cultivo, etc) e sim na importância pessoal ou talvez social e na forma de tratamento que um deve ter pelo outro(podemos dizer um respeito), por mais que isso possa parecer absurdo.
    Na Bíblia é citado que no céu existe uma hierarquia, se compararmos, vemos uma certa semelhança aqui na terra(hierarquia) claro que não funcionando da mesma forma que a do reino do céu, até porque os elementos que a compõe são diferentes, mas mesmo assim sendo uma hierarquia. Não vemos nas escrituras(até onde eu sei) algo falando de como os anjos são maltratados e sofrem por causa de Deus. Acredito que o objetivo de Jesus era evitar conflitos que levassem a morte, pois sabemos que para os escravos africanos e indígenas terem uma plena liberdade, houveram muitas mortes e conflitos. E se o senhor tratasse com respeito seu escravo? E se o escravo tivesse apresso pelo seu senhor? Vejo que essa igualdade hierarquizada, formaria uma nova formula, que trouxesse paz. Vejamos: Se o senhor tem respeito pelo seu servo, ele não vai maltrata-lo, não vai deixa-lo passar fome, irar perdoar sua divida e o dará a liberdade de escolher servi-lo. Se o servo tem apresso pelo seu senhor, ele não irar atentar contra a vida do seu senhor, não se revoltará, fará seu serviço da melhor forma possível, etc.... Desse forma, vejo que o peso da palavra "escravo/servo" perde seu significado social e se torna mais uma espécie de função. Um engenheiro civil não é melhor que um psicologo, embora geralmente um engenheiro civil tem a possibilidade de ganhar mais dinheiro do que um profissional formado em psicologia, isso sendo os dois igualmente qualificados. Vemos que os dois desempenha funções distintas, sendo fundamentais no mercado de trabalho e na sociedade. Porque o engenheiro ganha mais que o psicologo?(Citei essa diferença em referência a hierarquia).
    Em lucas 12/47 e 48- É uma comparação, no caso o "servos" seriamos nós e o senhor é DEUS, o castigo seria o inferno ou as consequências, se você sabe dos mandamentos de Deus e mesmo assim peca as consequências serão piores, mas se você é um ignorante dos mandamentos e peca, as consequências serão menores- Quando uma criança comente um erro, procuramos reconsiderar, porque ela é uma criança e não sabe muita coisa. Mas quando um adulto erra, a historia muda um pouco.
    Em lucas 17, se consideramos o que eu venho falando aqui, a relação entre servo e senhor, seria como de um filho e um pai. Quando um pai ordena ao filho que ele estude, ele deve fazer isso e o pai não tem o "por quer" de agradecer ao filho por isso, afinal ele esta fazendo a obrigação dele. Sendo assim o resultado dessa interação será positiva, pois o senhor(Pai) se agradará com seu servo(Filho) e fará o mesmo pra ele.
    Voltando-se para o peso da palavra "escravo" na nossa visão social e subjetiva... Será que somos todos inteiramente livres? Você realmente acredita que é perfeitamente livre de algo? Se responder que sim, mesmo eu não sendo PHD em nada, me vejo no direito de te chamar de louco ou de um grande burro.
    Pra finalizar, existe ainda muita coisa a ser abordada em relação a isso, mas o que tenho a dizer é, que não devemos apenas ler versículos separados, mas o que se prossegue durante a leitura, vemos que há uma reação pra cada ação exigida por Deus. Repetindo, posso está errado, sendo só mais um ignorante interpretando a Bíblia de forma errada.

    ResponderExcluir
  59. Te pergunto: Em que mundo você vive, Samuel?

    Onde é que você já viu respeito entre senhor e esccravo para fazer estas perguntas:

    "E se o senhor tratasse com respeito seu escravo? E se o escravo tivesse apreço pelo seu senhor?"

    O simples fato de escravisar já caracteriza uma frande falta de respeito.

    Quanto à interpretação dos textos bíblicos, jamais saberemos se estamos os interpretando de forma certa ou errada, pois a própria bíblia, com suas traduções, alterações e manipulações, possui textos que dão margem a muitas interpretações.

    Se você pegar, por exemplo, o versículo de Salmos 67:6, verá que ele muda de sentido em quatro versões da bíblia, pois está em tempos verbais completamente diferentes. Na Versão Católica ele está no passado, na versão da Imprensa Bíblica ele está no presente, na Nova Versão Internacional ele está no Imnperativo e, por fim, na Versão do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová ele está no futuro.

    A princípio pode parecer insignificante, mas se pensarmos nele como supostas profecias, jamais poderemos interpretá-lo corretamente como se elas já se cumpriram, estão se cumprindo, irão se cumprir ou se é apenas um desejo do autor do texto.

    Em suma, se em versículos separados já encontramos tanta confusão, imagina o que encontraremos se prosseguirmos na leitura?

    ResponderExcluir
  60. Cara, é porque na sua visão cultural e subjetiva, a palavra "escravo" tem um peso negativo, até porque temos motivos de sobra para pensar assim. De fato, só pelo ato de escravizar é absurdo, mas se você ler as escrituras e acredito que leia, Deus nunca disse: Escravize uns aos outros!. Vejo que Deus procurava sempre mudar a trajetória do homem não interferindo de forma brusca e inconsistente na sua realidade, mantendo a liberdade. Exemplo:Deus nunca criou a poligamia. Isso foi invenção dos descendentes de Caim, começando por Lameque: Gên 4:19 E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá. O que vemos é Deus pacientemente suportando a poligamia entre os reis de Israel tendo em vista cumprir os Seus desígnios, assim como antes de Jesus o repúdio do cônjuge foi suportado por Deus, porém por causa da dureza do coração dos homens e não como algo aceitável a Deus.
    Deus não queria a escravidão, nunca quis, até porque vemos em êxodo Deus trazendo liberdade ao povo de Israel. Se Deus apoiasse a escravidão, porque ele deixou a arvore do conhecimento do bem e do mal exposta ou porque ele nos deu o livre arbítrio? Ele poderia muito bem ter nos deixado como os animais em geral, seguindo uma cartilha de instintos a vida toda.

    Você acredita que no sistema capitalista e com o caráter das pessoas que fazer parte desse sistema, pode algum dia haver igualdade social? Acredito que isso seja utópico e da mesma forma acho que você vê o meu questionamento.
    Pela lei os escravos dos judeus não deveriam ser maltratados(embora houvessem leis que os prendiam a vida toda), isso porque havia algumas leis em que não era permitido maus tratos contra os escravos, mas claro que muitos senhores maltratavam seus servos, não por culpa de Deus, mas por culpa do próprio homem que é ruim de coração. Pela logica a gente pode pensar assim: Os escravos africanos eram maltratados pelos europeus e isso causou muitos conflitos e morte, resultado das revoltas. Se os escravos dos judeus eram maltratados, porque não vemos em relatos históricos ou em livros de historia, contando sobre grandes revoltas em destaque(tirando as revoltas singulares e poucas, que ocorriam por desobediência e por falta de bondade dos SENHORES) provocadas por esses escravos?OBS: caso aja esses relatos de revoltas generalizadas dos escravos de judeus, por favor, exponha-o aqui....
    E de acordo o que você falou sobre alterações e manipulações da Bíblia, se eu não me engano, é só você descer os comentários dessa pagina e você encontrará um argumento muito bem elaborado de um dos Ateus que criaram esse blog, negando as alterações e manipulações da Bíblia.

    ResponderExcluir
  61. A questão da igualdade presente no sistema capitalista, é algo que muitas pessoas veem lutando para obter e mesmo assim, até hoje não se enxerga resultados.

    ResponderExcluir
  62. pois é Samuel mas parece que os ateus que se acham tão inteligentes, não tem capacidade pra entender isso , é simples interpretação de texto, eles não entendem que jesus mesmo sendo filho do homem veio a terra com limitações, e se foi crucificado por bem menos que isso , imagina se ele batesse o pé que a escravidão tinha que acabar, não teria tempo de passar seus ensinamentos, mas esquece quando a pessoa não quer entender não adianta explicar , se o próprio jesus não conseguiu convencer a todos , quem somos nós !!!

    ResponderExcluir
  63. me diga , voce realmente não entendeu que jesus estava se referindo ao julgamento?
    Jesus, em uma de suas 'belas' parábolas, usa especificamente a tortura de escravos para exemplificar como será (seria?) o castigo para as pessoas na sua volta: aquele escravo que não sabia o que devia fazer e fez errado, receberá menos açoites, já aquele que sabia o que fazer e mesmo assim fez errado, receberá mais açoites.
    isso pra mim só tem duas opções , burrice ou canalhice mesmo !!!!!!!

    ResponderExcluir
  64. Bom, Samuel, você disse que muitos senhores maltratavam seus servos (escravos), não por culpa de Deus, mas por culpa do próprio homem que é ruim de coração.

    Veja o que a bíblia diz em relação a isso:

    "Meras palavras não bastam para corrigir o escravo; mesmo que entenda, não reagirá bem.
    Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele.
    Se alguém mima seu escravo desde jovem, no fim terá tristezas." Provérbios 29:19-21

    Se meras palavras não bastam para corrigir um escravo, então entendemos que a bíblia manda castigá-lo fisicamente.
    Salomão, o "sábio da bíblia", detentor de "sabedoria divina" falava o que, segundo a bíblia, provinha de Deus.

    Sendo assim, quando ele diz que se um escravo for criado com mimos trará tristeza ao seu senhor, só podemos entender que o escavo deve ser tratado com truculência desde criança, inclusive com açoites.

    ResponderExcluir
  65. O senhor é um completo idiota, primeiro estude as civilizações passadas e o contexto no qual era tratado o tema escravidão contidos nos versículos que o senhor cita, e só assim o senhor terá embasamento histórico e teológico para opinar, antes disso é mais um imbecil que usa a Bíblia para descredenciar a autoridade e o poder de Deus sobre todas as coisas, inclusive sobre a sua vida.

    ResponderExcluir
  66. Tem pessoas que disseram nos comentários que a escravidão naquela época era um ato de respeito entre o servo e o senhor, mas isso está errado de acordo com a bíblia.

    A bíblia além de ter leis que apoiam a escravidão tem também leis dando instruçôes de como os escravos devem ser espancados, além disso a bíblia tem leis e instruçôes do que o senhor deve fazer "caso" estupre um escravo.

    A bíblia não manda estuprar escravos, mas deixa uma grande brecha para que o senhor possa estuprar escravos.

    Resumindo: naquela época podia comercializar pessoas, espancar até quase a morte e brechas pra poder estuprar escravos... então como esse tipo de ESCRAVIDÃO pode ser um ato RESPEITOSO entre servo e senhor?

    ResponderExcluir
  67. DEIXA EU FALAR UMA COISA AOS CRISTÃOS AQUI: "NÃO ENTREM NESSA DISCUSSÃO" , FAÇAM COMO FEZ JESUS NOSSO SENHOR JESUS QUANDO AO SER CRUCIFICADO OROU A DEUS ASSIM , PAI DERPOA-LHES, PORQUE ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM . NÃO ENTRE AQUI REBATENDO ESSA PESSOA , PORQUE COMO ELE MESMO ESCREVEU NO TÍTULO DA MATÉRIA DELE"RAZÃO X FÉ. A BÍBLIA SÓ É ENTENDIDA E INTERPRETADA POR MEIO DA FÉ. SE ESSA PESSOA NÃO A TEM . USANDO DA RAZÃO ELE VAI FAZER O QUE FEZ NESSA MATÉRIA. PORQUE AS COISAS ESPIRITUAIS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE. E NÃO POR RAZÃO. ENFIM , ELE QUER POLEMIZAR DEIXE AÍ , AO LER ESSA MATÉRIA , MEU SENTIMENTO É UM SÓ. QUE O SENHOR TENHA MISERICÓRDIAS OS DE VC . QUE VC ALCANCE O VERDADEIRO CONHECIMENTO , E NÃO SOMENTE A LETRA , "PQ A LETRA MATA , MAIS O ESPÍRITO DA VIDA MEU AMIGO ! PAZ E GRAÇA DA PARTE DE DEUS . NOSSO SENHOR !!!

    ResponderExcluir
  68. Leiam esse texto. Ele mostra a questão da escravidao no tempo do Senhor Jesus. Lembro que o segundo mandamento deixado pelo Senhor é: Ame ao proximo como a si mesmo. htt://ateismorefutado.blogspot.com.br/2015/04/o-novo-testamento-apoia-escravidao.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://ateismorefutado.blogspot.com.br/2015/04/o-novo-testamento-apoia-escravidao.html?m=1

      Excluir