No final das contas é o pastor quem decide o que deve ser feito, independentemente do que a bíblia diz.
Então vamos lá:
1 - Segundo Jesus, o divórcio nunca é possível:
Marcos 10:11 E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.
Lucas 16:18 Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.
Jesus é bem claro, se você, homem, se repudiar sua mulher e casar de novo, comete adultério. Se você, mulher, for repudiada e casar de novo, também comete adultério. Jesus não fala do caso da mulher repudiar o marido, mas nós sabemos o porquê: mulher, para a bíblia, não tem esse direito.
2 - Porém em outras partes, o próprio Jesus se contradiz e fala que o divórcio é permitido só se a mulher for infiel:
Mateus 5:32 Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 19:9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério
Aqui, ao que parece, os escribas acharam as palavras de Jesus duras demais, e deram uma "aliviada" em caso da mulher ter cometido adultério. E se o homem for infiel? A bíblia não diz, mas provavelmente não acontece nada, porque já sabemos que a mulher na bíblia não tem direitos.
3 - Paulo contradiz Jesus e diz que quando o(a) parceiro(a) não for crente, pode ir embora se quiser:
I Coríntios 7:15 Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz.
Isso mesmo, para Paulo, basta ser descrente para pedir o divórcio, tanto o homem quanto a mulher. Totalmente diferente do que Jesus ensinou!
4 - E ambos contradizem Moisés quando ele recebeu a lei divina, que diz que o divórcio é permitido simplesmente se o homem não gostar mais da mulher:
Deuteronômio 24:1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem(...);
E se a mulher não gostar mais do homem, como é que fica? Ao que tudo indica, ela que se foda.
Então? Quem está certo?
a) O Jesus de Marcos e Lucas?
b) O Jesus de Mateus?
c) Paulo?
d) Moisés?
e) n.d.a.