sábado, 20 de junho de 2009

O divórcio é permitido?

Pois é, das doutrinas ensinadas na bíblia, a do divórcio é uma das mais complicadas, e é por isso de dependendo da congregação/igreja/seita que a pessoa participa, diferentes práticas são adotadas.

No final das contas é o pastor quem decide o que deve ser feito, independentemente do que a bíblia diz.

Então vamos lá:


1 - Segundo Jesus, o divórcio nunca é possível:

Marcos 10:11 E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.

Lucas 16:18 Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.


Jesus é bem claro, se você, homem, se repudiar sua mulher e casar de novo, comete adultério. Se você, mulher, for repudiada e casar de novo, também comete adultério. Jesus não fala do caso da mulher repudiar o marido, mas nós sabemos o porquê: mulher, para a bíblia, não tem esse direito.


2 - Porém em outras partes, o próprio Jesus se contradiz e fala que o divórcio é permitido só se a mulher for infiel:

Mateus 5:32 Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

Mateus 19:9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério


Aqui, ao que parece, os escribas acharam as palavras de Jesus duras demais, e deram uma "aliviada" em caso da mulher ter cometido adultério. E se o homem for infiel? A bíblia não diz, mas provavelmente não acontece nada, porque já sabemos que a mulher na bíblia não tem direitos.


3 - Paulo contradiz Jesus e diz que quando o(a) parceiro(a) não for crente, pode ir embora se quiser:

I Coríntios 7:15 Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz.


Isso mesmo, para Paulo, basta ser descrente para pedir o divórcio, tanto o homem quanto a mulher. Totalmente diferente do que Jesus ensinou!


4 - E ambos contradizem Moisés quando ele recebeu a lei divina, que diz que o divórcio é permitido simplesmente se o homem não gostar mais da mulher:

Deuteronômio 24:1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa;e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem(...);

E se a mulher não gostar mais do homem, como é que fica? Ao que tudo indica, ela que se foda.

Então? Quem está certo?

a) O Jesus de Marcos e Lucas?
b) O Jesus de Mateus?
c) Paulo?
d) Moisés?
e) n.d.a.

10 comentários:

  1. mano vai ler um pouco as sagradas escrituras, tenho por certo que o Espirito Santo lhe revelará, os seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os outros sao obrigados a concordar com bosta de biblia agora? Se voce não sabe, o livre arbìtruo é um direito natural de TODOS, ningurm tem obrigação de concordar.com a moral cristã de voces.

      Alem disso, voce diz: "tenho por certo que o espirito santo lhe revelará"... e cono sabe disso com tanta certeza? Voce é dono da certeza? Óbvio que não. Alem disso, Deus nao é intrometido, ele nao entra em ningurm se a pessoa não deixar, não cabe a voce tenta mudar isto, alienado!

      Excluir
  2. Descontradizendo:

    Os textos estão dizendo exatamente que o divórcio é algo sério. Divórcio não é algo que deve ser tratado da forma como era e é tratado até os dias de hoje. Onde pessoas se divorciam como se estivessem trocando de roupa.

    Marcos e lucas não deixam a emenda: em caso de prostituição ou adultério, já Mateus acrescenta este porém.

    Marcos e lucas por razões que desconhecemos não escreveram a excessão que Mateus e Paulo escreveram.

    Mateus acrescenta que o divórcio em caso de adultério era uma excessão. E Paulo diz que se o marido que não é crente desejar largar a esposa que é crente, esta fica livre da pena de adultério por não estar debaixo da escravidão da Lei.

    Apesar dos textos em Marcos e Lucas não falarem de excessões, isto não se trata de uma contradição. Toda a Lei tem uma excessão e o divórcio não está isento disto também.

    Quando você lê o código de trânsito, nele está escrito que é proibido passar o sinal vermelho. Porém, os carros de policia e ambulância tem esta permissão. Se você ler apenas a parte do manual que diz respeito aos motoristas comuns, lerá que é proibido atravessar o sinal vermelho. Porém, quando ler que carros de policia e ambulãncia podem em casos de urgência quebrar esta lei, isto será uma contradição? Não!

    O mesmo no caso de Marcos e Lucas. Marcos e Lucas mostram o desejo de Deus de que o divórcio não seja jamais uma alternativa. E Mateus e Paulo nos trazem as únicas excessões para o divórcio: Adultério ou divergências de fé (uma mulher casada com um incrédulo).

    Contradição seria se Mateus e Paulo dissessem: - Podem divorciarsse o quanto quiser. Não tem problema nenhum!. Como Mateus e Paulo também são radicais na questão do divórcio e apenas aos dois casos dão margem para a separação, não se trata de uma contradição e sim apenas de uma excessão.

    ResponderExcluir
  3. Dt 24:1-4

    "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem, e se este último homem a aborrecer, e lhe fizer escrito de repúdio, e lho der na sua mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança".

    A resposta da razão pela qual Deus liberou o divórcio no AT está nas palavras de Jesus em Mt 19:3-9:

    "Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério".

    Por que Deus permitiu o divórcio?
    Por causa da dureza do coração humano.

    ResponderExcluir
  4. Conclusão:
    Digamos que o que a BDC está sugerindo fosse fato (o de que a Bíblia proibe absolutamente o divórcio em qualquer circunstãncia).

    Bom, se isso é verdade, então que significa que:

    1. Se sou traído, devo permanecer com a pessoa.

    2. Se a pessoa desejar me trair todos os dias com alguém diferente, devo permanecer casado.

    3. Se eu espanco minha esposa, ela deve permanecer casada comigo.

    4. Se eu a ameaçar de morte, ela deverá permanecer casada comigo.

    5. etc...

    Ou seja, em qualquer destas situações, o que eles querem que a Bíblia diga é: "sim!".

    Vocês acham que foi isto o que Jesus quiz dizer em Marcos e lucas? É lógico que não.

    ResponderExcluir
  5. A lei foi criada para o homem e não o contrário.

    A lei não é escravidão. Ela serve para proteger as pessoas.

    A intenção que deve ser vista na questão da Bíblia não permitir o divórcio é a proteção da família. A esposa ou o marido não são objetos descartáveis que você usa e depois joga fora.

    A Bíblia apenas libera o divórcio em questões danosas tanto ao emocional quanto as questões fisicas do cônjuge como adultério, violência familiar, e perseguição religiosa.

    ResponderExcluir
  6. Estatísticas:
    Estatísticas acerca do divórcio nos EUA:

    1. 1/3 das crianças não estão morando com seus pais naturais;

    2. Mais de 15 milhões de crianças estão sendo criadas em lares sem qualquer figura de pai;

    3. 70% dos homens nas prisões cresceram sem um pai;

    4. Nos anos 70 e 80, um milhão de crianças por ano viram seus pais se separarem;

    5. Num só ano houve 1.155.000 divórcios;

    6. Num outro ano de amostra, dos 2.487.000 casamentos que aconteceram, 25% envolveram uma noiva que já tinha casado antes;

    7. Desde 1920 o número de divórcios no país aumentou 1.420%;

    8. No país há mais de um milhão de crianças por ano que experimentam o choque do divórcio.

    9. As crianças de hoje são a primeira geração na história deste país que acham que o divórcio e a separação fazem parte da vida familiar;

    10. Nós vemos mais crianças que mostram sintomas de "estresse", dores de cabeça, dores de estômago, mau humor, problemas de aprendizagem;

    11. Enquanto ficam mais velhas, muitas delas sentem que perderam uma parte importante das suas vidas;



    Vocês acham que foi isto o que Deus projetou ou foi exatamente isto que Jesus quiz evitar quando colocou limites para o divórcio?

    ResponderExcluir
  7. "Estatísticas:
    Estatísticas acerca do divórcio nos EUA:"

    So pra confirmar, você pode citar as fontes dessas estatisticas?

    ResponderExcluir
  8. "So pra confirmar, você pode citar as fontes dessas estatisticas?"

    um cara passou essas informações, mas não deu a fonte, mas eu tenho uma fonte que mostra como e o divorcio

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.divorcemag.com/statistics/statsUS.shtml

    ResponderExcluir