segunda-feira, 29 de junho de 2009

O que os chefes das casas deram ao templo?

61.000 dáricos em ouro, 5.000 minas de prata e 100 vestes sacerdotais:

Esdras 2, 68 Alguns dos chefes das casas paternas, vindo à casa do Senhor em Jerusalém, deram ofertas voluntárias para a casa de Deus, para a edificarem no seu lugar;

Esdras 2, 69 conforme as suas posses, deram para a tesouraria da obra, em ouro sessenta e um mil dáricos, e em prata cinco mil minas, e cem vestes sacerdotais.

20.000 dáricos em ouro, 2.000 minas de prata e nenhuma veste sacerdotal:

Neemias 7, 71 E alguns dos cabeças das casas paternas deram para a tesouraria da obra vinte mil dáricos de ouro, e duas mil e duzentas minas de prata.

Neemias 7, 72 O que o resto do povo deu foram vinte mil dáricos de ouro, duas mil minas de prata, e sessenta e sete vestes sacerdotais.

Um comentário:

  1. Descontradizendo a Contradição:

    Esdras 2:68-69 – ”Quando chegaram ao templo do Senhor em Jerusalém, alguns dos chefes das famílias deram ofertas voluntárias para a reconstrução do templo de Deus no seu antigo local. De acordo com as suas possibilidades, deram à tesouraria para essa obra quinhentos quilos de ouro, três toneladas de prata e cem vestes sacerdotais”.

    Neemias 7:70-72 - ”Alguns do chefes das famílias contribuíram para o trabalho. O governador deu à tesouraria oito quilo de ouro, 50 bacias e 530 vestes para os sacerdotes. Alguns dos chefes das famílias deram à tesouraria cento e sessenta quilos de ouro e mil e trezentos e vinte quilos de prata, para a realização do trabalho. O total dado pelo restante do povo foi de cento e sessenta quilos de ouro, mil e duzentos quilos de prata e 67 vestes para os sacerdotes”.

    ”A passagem de Neemias oferece mais pormenores que o relato de Esdras. Em Esdras, as ofertas provêm dos chefes das famílias (Edras 2:68), ao passo que em Neemias as ofertas são atribuídas a três fontes: o governador, os chefes das famílias e o restante do povo”.

    conclusões:

    1. Fica evidente que os dois autores não estão fazendo o mesmo tipo de discrição. Um falou de maneira generalizada (Esdras) e o outro foi mais detalhista (Neemias).

    2. Os dois textos estão fazendo uso da palavra: “alguns”, e neste caso, não se sabe dizer quantos chefes de famílias Esdras usou para chegar a tais números e quantos Neemias fez uso.

    3. Se os dois estão usando o mesmo número de chefes de famílias, por quê o número de vestes que o governador doou se distância tanto do número total de vestes?

    Esdras diz 100 vestes e Neemias diz que só o governador doou 530 vestes, mais as 67 vestes que o povo doou, soma-se 597 vestes.

    4. Outra observação, é que no texto de Neemias não diz que os chefes de família doaram vestes sacerdotais.

    Portanto, não se trata de uma contradição e sim de relatos diferentes os quais, ninguém sabe dizer quantos chefes de famílias estão usando para chegarem aos números que chegaram e Neemias ainda faz uso do Governador e do povo para chegar a sua soma.

    ResponderExcluir