No entanto, não adianta falar isso para bibliólatras inerrantistas, que acham que a bíblia não erra em nem uma única vírgula sequer.
Imaginar a bíblia como um livro que desceu do céu ditado diretamente por deus acaba provocando absurdos ridículos entre as as páginas da bíblia, como é o caso das genealogias de Moisés e Josué.
Josué foi o sucessor de Moisés após a sua morte, então eles foram contemporâneos. Só que Moisés era apenas o bisneto de Levi. Josué, por outro lado, descende do seu irmão, José, e há nada menos que 10 gerações entre eles!
Genealogia de Moisés:
Êxodo,6:16 | E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos. |
Êxodo,6:18 | E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos. |
Êxodo,6:20 | E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés. |
Genealogia de Josué:
1Crônicas,7:25 | Efraim também foi pai de um filho chamado Refa. Refa foi pai de Resefe, Resefe foi pai de Telá, e Telá foi pai de Taã; |
1Crônicas,7:26 | Taã foi pai de Ladã, Ladã foi pai de Amiúde, e Amiúde foi pai de Elisama; |
1Crônicas,7:27 | Elisama foi pai de Num, e Num foi pai de Josué. |
Nem mesmo forçando muuuuito a barra para conseguir conciliar essas duas passagens.
Segue abaixo um pequeno esquema para ajudar a entender a dificuldade do problema:
Considerando que Matusalém viveu mais de 900 anos, isso não é nada.
ResponderExcluirMoço boa noite. Me explica isso? Ninguém vive 900 anos, como Matusalém pode ter vivido?
ExcluirPara Deus tudo é possível.
ExcluirPara Deus tudo é possível.
ExcluirPara Deus tudo é possível.
ExcluirNaquela época, acredita que a contagem era diferente de hoje, onde talvez realmente naquele ano se viviam mais tempo
ExcluirCreio eu Que Matusalém Honrou muito seu pai e Sua mãe e seus Dias foram prolongados na terra
ExcluirNão é obrigatório ninguém acredita em Deus,más eu meu amado, acredito muito em Deus,e na escritura sagrada, não é vc que vai mudar isso, que Deus possa te ajudar muito na sua trajetória.
ExcluirConsiderando que não ha nenhuma evidência de que seja possivel um ser humano viver nem 200 anos, isso é pura invenção.
ResponderExcluirSendo Matusalém pré diluviano era possível sim, porque o ser humano só teve seus dias limitado a pouco mais de um século depois do dilúvio.
ExcluirOra meu amigo no mundo chinês não existe nenhum fato desse tipo e a China tem muito mais tempo de história do que o mundo hebreu
ExcluirNa verdade há estudos recentes promissores nesse sentido ,que afirmam que o ser humano pode retardar o evelhecimento e consequentemente viver muito alem disso,mas isto nem de longe está inserido no contexto religioso cristão.
ResponderExcluirEu sei que é. Mas estamos falando da bíblia né? Invenção ali é o que não falta.
ResponderExcluirO foda é ver que isso faz todo o sentido na cabeça do crente...
ResponderExcluiré por esses e muuuitos outros motivos que eu sou um ateu com muito orgulho...muito mesmo!
"Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida".-- Isaac Asimov
Essa célebre frase nos faz entender que os maiores leitores da Bíblia são sem dúvida os ateus...e isso é sem dúvida a vontade do Criador...
ExcluirSim, se você inventar o número que quiser, ai qualquer pessoa pode viver em qualquer época.
ResponderExcluirAinda mais cômico é usar uma média para as gerações, porque afinal, todo mundo sabe que em uma família, todas as gerações tem filhos na mesma idade...oh não, espera, isso nunca acontece, so acontece na mente de pessoas que não possuem justificativas racionais para suas ideias.
Ainda mais cômico o fato de primeiro, a média de quando eles teriam filhos é maior que a espectativa de vida daquela época, e segundo você Josué teria 120 anos, o triplo da espectativa de vida, seria o mesmo que dizer que alguém hoje, poderia viver até os 200 anos de idade.
ResponderExcluirE claro, o mais ridiculo fica por último, como a média de 44 anos não fecha a conta, o ultimo tem 43 unicamente para fazer a conta dar o resultado "certo", média, lembrando bem. inventada arbitrariamente.
“Moisés conforme Deuteronomio 31, passa a sucessão dele a Josué no último ano de sua vida, com 120 anos, mais precisamente no ano de 2708 tendo Josué 80 anos conforme o próprio Livro de Josué!”
ResponderExcluirErrado! Quem precisa estudar mais é você, pois, se estudasse veria que Josué morreu aos 110 anos e, conforme o Livro de Josué 14.6-10 ele ainda estava vivo, conversando com Calebe, 45 anos após a morte de Moisés. Se Josué tivesse com 80 anos à data da morte de Moisés, 45 anos depois ele estaria com 125 anos. Portanto a sua conta não bate.
E agora, quem é que precisa aprender a calcular e parar de falar besteira?
Gente Deus não se questiona nem tão pouco se entende.
ExcluirNós simplesmente CREMOS e o OBEDECEMOS. E para vocês SHALOM!!!
O que te falta é fé! Coisa que ateu como vc não tem! Que pena...
ResponderExcluirFé é a justificativa usada quando as pessoas não podem apresentar evidências suficientes para suas afirmações, é a ausência do ceticismo, e como eu quero ser intelectualmente honesto, eu não posso isentar certas afirmações do ônus da prova, como fazem os religiosos.
ResponderExcluirAfinal, religiosos estão sempre mais do que dispostos a dar carta branca para qualquer afirmação em sua religião, mas quando as mesmas afirmações são feitas por outras religiões, ai de repente se tem um problema, porque como ele não tinha um motivo racional para acreditar na religião dele (se ele tivesse não usaria fé como justificativa), ele também não tem motivos racionais para não acreditar em outras religiões.
Então se chega nessa situação onde uma pessoa acredita no que acredita, porque lhe faz sentir bem, ou porque foi doutrinado desde criança, ou por ignorância, e se recusa a acreditar em coisas que contradizem essas crenças.
Fé é usada por pessoas que não se importam com a verdade, apenas acreditam mesmo sem nenhuma evidência; ceticismo é usado por pessoas que querem descobrir a verdade, se usando de argumentos racionais e evidências.
Então se houvesse evidências suficientes para um deus, eu acreditaria, porque eu quero ser o mais honesto possível na avaliação de afirmações e porque eu quero que minhas crenças sejam o mais próximo possivel da realidade...fé é o oposto disso.
Meu amigo, sua inteligencia é tão irracional q mostra roda sua ignorancia sobre o ser...
ExcluirParece q vc nunca ouviu falar d filosofia...
O dia q vc ver alguma obra d Platão Aristóteles e muitos outros notaveis vc vai saber o q significa paradoxo...então vc terá argumento p falar de Deidade
AOS ATEUS É com grande prazer que participo deste tão maravilhoso debate sobre a Bíblia e seus absurdos e quero parabenizá-los por sua iniciativa de defender algo que acreditam, seu ceticismo (isso também se chama fé). Continuem realizando esse tão importante ato de alerta e demonstração de inteligência. Sem sombra de dúvida, sua voz será ouvida e sua inteligência louvada por muitos. Meus parabéns pela ilustração inteligente do post que mostra o jegue sendo mais inteligente do que os crentes. Leiam bastante a Bíblia, este ato ainda lhes trará descobertas incriveis mesmo. Da mesma forma que demonstram seu ceticismo, também demonstro o meu, sou cético a tudo o que vocês acreditam. Não necessitamos travar guerras ideológicas para medir conhecimentos. Desejo sucesso em sua jornada. No amor de Cristo, Eliezer Lopes.
ResponderExcluirA propósito foi u jumento que ao ser espancado por seu dono "cético e racional" precisou interpelado e informado, noseu idioma que o motivos de seu empacamento era um anjo parado no caminho, o qual só era visto pelo animal.creio na sua sinceridade cética, só está precisando ver que Deus já colocou o anjo no teu caminho, ele se chama Jesus...
ExcluirTu é um ateu e não consegue entender porque a palavra de Deus só se entende quando agente crê que Deus existe e é o criador de todas as coisas,e ele não se revela para os orgulhosos mas sim para os humildes de coração que reconhecem a soberania dele
ResponderExcluirEm outras palavras:
ResponderExcluir"Você só vai entender quando abandonar o seu pensamento racional e inventar as piores desculpas possíveis para fingir que não há nada de errado".
queridos! não vamos descutir,
ResponderExcluirdeixamos que a palavra de deus entre nesses coraçõe dessas pessoas, porque e biblico ate na epoca em que jesus estava vivendo aqui nessa terra onde so tem gente cheias de penssamentos ruins pecaminosos tristeza angustias magoas solidão, onde a desejo de matar se prostiturem, não a amor ao proximo, não existi familia,e irmão contra irmão,pais contra filhos, nação contra nação, reino contra reino, a palvra de deus disse amar a deus sobre todas as coisa, povo faz tudo errado, ama seu trabalho que lhe proporciona uma boa condição financeira das melhores, carro do ano, conta bancaria, muitas mulhers lindas que tem um lindo corpão!!
A BIBLIA falou amar a pai e mãe
primeiro mandamento com promessa sera que todos fasem ou tem todas esta atitudes,porque se deixar de faser apenas uma desses requisitos nos seriamos mentirosos
as pessoas estão vendo que o fim esta bem mas bem proximo
a vouta de jesus cristo esta mais perto que podemos imaginar praticamente todas as profecias da BIBLIA ja se cumprirão,voce que esta lendo esta menssagem porque que voce ainda esta penssando que ser ateu e uma boa ideia pra voce ainda porque que voce não correu para os braços de jesus cristo ele e unico caminho a se seguir
não deixa pra o amanha oque voce pode faser hoje amanha e tarde
gostaria de agradecer a todos voces que fasem parte deste debate em prioridade tus cambadas que não acredita na biblia e ainda somba de quem acredita e critica muito chamando de burros iguinorante
ResponderExcluirCaso você não saiba, já faz mais de 1300 anos que os cristãos dizem que estamos perto do fim do mundo e que as supostas profecias estão se realizano...não profecias diferentes, mas as mesmas que as pessoas de hoje afirmam estar se realizando.
ResponderExcluirA situação piora ainda mais quando se vê que os judeus tem uma interpretação bem diferentes das mesmas "profecias" e dizem que o messias deles ainda veio.
Como eu disse antes, não apresentam nenhuma evidência de suas afirmações e mantém posições infalseáveis, porque não estão interessados em procurar pela verdade, apenas querem que suas crenças sejam aceitas como fatos, sem serem questionadas.
Ceticismo se chama fé? Onde?
ResponderExcluir"Da mesma forma que demonstram seu ceticismo, também demonstro o meu, sou cético a tudo o que vocês acreditam."
- Você é cético quanto à penicilina combater infecções e à aspirina atenuar a dor e baixar a febre?
Você é cético quanto a medicamentos que combatem a epilepsia, doença que antes era considerada ação de "demônios"?
-Você é cético quanto ao homem, com desenvolveu a engenharia a ponto de construir torres imensas, muito mais altas do que a suposta e insignificante Torre de Babel que deixou seu deus nervosinho?
-Você é cético quanto ao fato de a Terra ser redonda e girar em torno do Sol, e não o Sol em torno dela, como sugere a bíblia?
Se você realmente for cético a estas coisas, entre tantas outras que nós acreditamos, sinceramente, amigo, você tem problema!
Você só vai entender quando abandonar o seu pensamento irracional e não inventar desculpas poque Deus não aceita desculpas, mas um coração humilde e arrependido ele não desprezara salmo 51,17.a única coisa que ta errado é tu não cre que foi Deus que te criou, poque um dia tu queira ou não tu vai ter que prestar contas a ele de todos os teus atos e palavras e pela tua ignorância de não ter crido no teu criador, porque tu sabe que um dia todos nós vamos morrer arrepede ti e aceita a Cristo como Salvador e Senhor antes que seja tarde pense bem, porque ele ti ama e quer ti salvar, ele morreu por ti pagou o preço pra ti salvar se tu não quiser tu também vai pagar o preço pelo teu erro que Deus ti abençoe.
ResponderExcluirFalou muito e não disse nada de valor.
ResponderExcluirPorque tu se julga uma pessoa sem valor. Mas pra Jesus Cristo tu tem muitoooo valor.
ResponderExcluirE agora está respondendo à coisas que nunca foram ditas...
ResponderExcluirOlá pessoal, tudo bem?
ResponderExcluirCom licença kkk
Eu entendo que o objetivo da biblia é apresentar a cristo desde o começo, os pequenos detalhes podem sim da um contrito. Tudo começa com a desobediencia motivo a qual o primeiro sacrificio foi feito pra adao e eva e indicando a graça da sauvaçao
Pode até ter estes erros mas a funçao verdadeira nao houve erro nenhum
ResponderExcluirMinha fé em DEUS e em CRISTO nao se define em genealogia
ResponderExcluirMinha fé em DEUS e em CRISTO nao se define em genealogia
ResponderExcluirPode até ter estes erros mas a funçao verdadeira nao houve erro nenhum
ResponderExcluirDepois de ter lidos muitos comentários aqui eu cheguei a uma conclusão DEUS esta trabalhando na vida de cada um lembre se de Saulo
ResponderExcluirSou um ex Ateu criado na igreja mas foi perseguindo que acabei acabei achando a verdade deixe eles acharem a verdade continue ha justificar mais e mais que DEUS não existe
AS GERAÇÕES ENTRE LEVI E MOISÉS
ResponderExcluirÊXODO 6:16-20 – Como se explica que o povo de Israel tenha permanecido no Egito por 430 anos, se houve apenas três gerações entre Levi e Moisés?
PROBLEMA
Êxodo 6:16-20 indica que houve apenas três gerações entre Levi, filho de Jacó, e Moisés. Entretanto, Gaiatas 3:17 mostra que Israel permaneceu no Egito por 430 anos. Como pode ter havido apenas três gerações entre Levi, que desceu ao Egito no início desse período de 430 anos, e Moisés, que libertou Israel do Egito no final desses 430 anos?
SOLUÇÃO
Primeiro, era uma prática comum no antigo Oriente registrar genealogias de acordo com a tribo ou clã familiar. Nessa forma de registro genealógico, muitas gerações poderiam ser omitidas pelo fato talvez de algumas pessoas serem de menor importância na árvore genealógica.
O hebraico não possuía uma palavra que correspondesse ao nosso termo “avô” ou “bisavô”, ou “neto” ou “bisneto”. Conseqüentemente, quando Abraão é referido como “nosso pai”, o único termo hebraico capaz de indicar ser ele ancestral é o termo “pai”. O mesmo se dá com a palavra “filho”. Por exemplo, Êxodo 6:16 afirma: “São estes os nomes dos filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari”. Por tradição, estes são considerados realmente filhos de Levi. Entretanto, quando Êxodo 6:18 declara: “Os filhos de Coate: Anrão, Jizar, Hebrom e Uziel”, Coate é dado como o cabeça daquele ramo da tribo de Levi conhecido como “os coatitas”. Anrão, Jizar, Hebrom e Uziel provavelmente não eram filhos diretos de Coate, mas descendentes deste. A língua hebraica empregou o termo “filho” com o sentido de “descendente”.
Segundo, de acordo com Números 3:28, o censo da família dos coatitas registrou 8.600 pessoas, de um mês de idade para cima. Se tivesse havido apenas três gerações entre Levi e Moisés, isto significaria que “os filhos de Coate”, Anrão, Jizar, Hebrom e Uziel teriam de ter tido mais de 2.000 filhos cada um. Obviamente, ou o Anrão mencionado no versículo 18 como filho de Coate não era o pai imediato de Moisés – assim como também não era o mesmo Anrão mencionado no versículo 20 -, ou então houve de fato muitos outros descendentes de Coate que simplesmente não estão relacionados nestes versículos, porque tal informação não é essencial dentro do contexto. De qualquer modo, é claro que houve mais do que três gerações entre Levi e Moisés.
Fonte: Manual popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia
E encerrou-se a discussão...
Excluir👏👏👏👏
ExcluirMisericórdia! Muito triste... e pensar que seu Filho Jesus, o meu Salvador, morreu por estes que o repudiam... somente a tua Graça!
ResponderExcluir