segunda-feira, 23 de abril de 2012

Educação de qualidade?


Muita gente já deve ter visto essas fotos rolando no facebook nesse fim de semana. Então esse assunto não deve ser novidade, mas mesmo assim eu tenho que falar a minha opinião a respeito. Trata-se do ensino do criacionismo nas escolas adventistas.



Preciso falar do abuso com que adultos inescrupulosos usam a inocência de crianças promover as suas crenças absurdas. Por que esses filhos da puta não apresentam suas idéias em teses de mestrado na frente de uma banca de doutores? Porque eles não conseguem, esses covardes.

Digam o que disserem, chorem o quanto quiserem, o criacionismo não tem validade alguma no meio científico. E não é por “perseguição religiosa”, é porque são idéias que não tem comprovação científica alguma. Não passam de mentiras. Petróleo não se forma em poucos milhares de anos. O Grand Canyon não foi formado pelas águas do dilúvio. Nem sequer houve um dilúvio universal.

Uma cisa precisa ficar clara: criacionismo não é uma alternativa à teoria da evolução. Ele nem sequer existe no meio científico. Criacionismo se compara às histórias da mula sem cabeça, do saci pererê, às histórias nórdicas de Thor e Odin, à astrologia, à homeopatia, enfim, aos mitos da antiguidade e às pseudociências em geral. Como eles não conseguem publicar um único texto científico revisado por pares, eles tentam entrar pela porta dos fundos, se colocando no mesmo nível de ciência de verdade, se fazendo de "perseguidos" e "injustiçados". Pura balela.

Tudo bem que escolas adventistas são colégios pagos, e bastante caros, diga-se de passagem, então eles tem o direito de ensinar o que quiserem – diferentemente de colégios públicos. Quem não está satisfeito, que mude de colégio. No entanto, é direito de qualquer pessoa exigir que o MEC fiscalize o que é ensinado, e se não está de acordo com a grade curricular estabelecida pelo ministério (e o criacionismo certamente não está), ele pode e deve intervir e cancelar o certificado dessa instituição.

Ou seja, eles são livres para ensinar sobre criacionismo, mas não poderiam emitir diplomas reconhecidos pelo MEC.

Se houvesse algum tipo de justiça no Brasil, é o que iria acontecer. Talvez ainda aconteça, se houver uma grande repercussão a respeito, quem sabe o Ministério Público ou a OAB ou alguma outra instituição cobre às autoridades o que é de direito do cidadão: a educação de qualidade, seja no ensino público ou privado.

E, para piorar , ainda foi divulgado um vídeo a respeito desse tipo de doutrinação infantil nas escolas adventistas, repleto de falácias e mentiras:


Vergonha. Esperemos a posição do MEC a respeito desse absurdo.

5 comentários:

  1.  Muito bom. Escrevi um post em resposta ao seu,
    http://ddimensoes.wordpress.com/2012/04/23/atitude-para-mudar/

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente apesar de este ser um blog ateísta e eu não me considerar ateu, eu achei um absurdo ENORME o que essa escola está fazendo com seus alunos, pois isso não difere em nada da lavagem cerebral que é feita pelos "religiosos" de certas igrejas, estão empurrando goela abaixo dessas crianças uma falsa idéia de concepção do universo e não dando o direito dessas crianças e desses jovens acreditar ou não na existência de Deus e pior do que essa escola são os pais dessas crianças achando tudo lindo, quisera todos os pais fossem que nem minha mãe, que quando eu era criança, assim que soube que estavam ensinando religião na minha escola me disse que eu tinha total liberdade para aceitar ou não aquilo e escolher depois de crescido o que eu quisesse acreditar (ou não), e olha que ela já era adepta do espiritismo assim como eu frequento centros espiritas, porém os frequento por uma escolha própria, por me sentir bem e não porque minha mãe me impôs.

    #Lavagem cerebral nas escolas: agora a porra ficou séria (seríssima!!!)

    ResponderExcluir
  3. AH!!! e continuando... o fato de eu ir a um centro espirita, não significa que eu acredite em tudo o que é falado nele...

    ResponderExcluir
  4. Deixa de ser burro amigo!! nem todas as coisas se explica através da ciência; vc que é um baita de um iguinorante...

    ResponderExcluir
  5. "Deixa de ser burro amigo!! nem todas as coisas se explica através da ciência; vc que é um baita de um iguinorante... "  Concordo.A ciência não pode explicar tudo porém a religião ,em sua grande maioria ,nos dar explicações horríveis acerca da realidade.

    ResponderExcluir