sexta-feira, 19 de junho de 2009

O que tinha na Arca da Aliança?

Não tinha nada a não ser os Dez Mandamentos:

IReis,8:9Nada havia na arca senão as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o SENHOR fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito.

IICrônicas,5:10 Aí estão os varais até ao dia de hoje.) Nada havia na arca senão as duas tábuas que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o SENHOR fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem do Egito.

Porém Hebreus diz que haviam outras coisas dentro dela:

Hebreus,9:4 ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança;

Bem, é claro que alguém pode dizer: "Oh, a vara de Arão e a urna foram colocados depois".

Tudo bem, então me diga o livro, o capítulo e o versículo que isso ocorreu. Vale lembrar também que segundo a bíblia o sujeito morria só de olhar dentro dela.

41 comentários:

  1. Amado leia em nome de Jesus por favos Exodo 16.33 e Numeros 17.8-10, pois a Bília não erra e se o amado irmão ler irá entender o que aconteceu, quando Apolo ao escrever o Livro de Hebreus anotou no cap. 9 vescículo 4. Que Deus ilumine a sua vida a cada dia.
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa so para conhecimento, qual a fonte de que foi apolo o escritor de hebreus algum pergaminho do vaticano ou alguma descoberta arqueologica recente, por favor me diga pois preciso passar para meus alunos de teologia a fonte por favor pois vou srpreender os maiores historiadores biblicos de todos tempos

      Excluir
  2. Huahuhauha, Apolo, o deus do olimpo, escreveu Hebreus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente existe uma coincidência de nomes entre o Apolo da Bíblia e o deus grego... Mas nada de anormal nisso.

      Excluir
  3. Grande Anônimo! Colocou as referências exatas. ;] Cristiano... huhauhauhauh sem comentários. Não se sabe ao certo quem escreveu o livro de Hebreus, na verdade, há indícios de Paulo ou Apolo.

    ResponderExcluir
  4. Ex 16:32-33 E disse Moisés: Esta é a palavra que o SENHOR tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do SENHOR, para guardá-lo para as vossas gerações.

    Números 17, 8-10 Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.

    Então Moisés tirou todas as varas de diante do SENHOR a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomaram cada um a sua vara.

    Então o SENHOR disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.


    Onde aqui foi dito que a urna com o maná e o bordão de Arão foram colocados dentro da arca?

    ResponderExcluir
  5. Dentro da Arca estava o Tstemunho, isso é fato em comprovado em 2 Cr 5:10 e 1 Rs 8:9, se o maná e a vara estavam diante do Testemunho, entende-se que tambem estavam na Arca, por isso existe a descrição em Hembreus 9:4

    ResponderExcluir
  6. ISTO NÃO É O MAS IMPORTANTE O MAS IMPORTANTE É:
    A PALAVRA ESTAR DENTRO DE NÓS, O PÃO DA VIDA E A FÉ. DEUS, SENHOR JESUS E A FÉ QUE É O ESPÍRITO SANTO... E CADA UM ACREDITA COMO QUEIRA.

    ResponderExcluir
  7. povo jogava moeda de ouro nela e ele mandava jogar dinheiro na ora que a réplica passava na igreja,diz que tambem colocavam documentos cartas sagradas, isto antes dos cofres e dos museus.

    Agora alguém tinha que pegar as moedas, os levitas, estes não morriam, se fossem para a Arca.

    e o maná e o bordão de Arão, foram guardados por Moisés.

    Números 17:10 Então o SENHOR disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.

    em números não disse que Moisés colocou isso na arca, nos últimos versículo de números fala sobre tabernáculo.

    Números 17:12 Então falaram os filhos de Israel a Moisés, dizendo: Eis aqui, nós expiramos, perecemos, nos perecemos todos.

    Números 17:13 Todo aquele que se aproximar do tabernáculo do Senhor, morrerá: seremos pois todos consumidos?

    nessa parte que o povo de Israel pergunta para Moisés, Moisés deve ter guardado o maná e o bordão de Arão na Arca da Aliança.

    ResponderExcluir
  8. MEUS IRMOES,TUDO BEM EM RELACAO A ARCA DA ALIANCA
    ELA FOI FEITA PELO HOMEM AO PEDIDO DE 'DEUS'PARA
    GUARDAR OS PERGAMINHOS ESSO E OS MANDAMENTOS JUNTOS COM OS 5 LIVROS QUE MOISES ESCREVEU OS MATERIAIS CITADOS NA BIBLIA E OUTRAS COISAS MAIS.
    O CUIDADO DE DEUS COM TUDO ISTO ERA PARA MASTRAR SEMPRE ATE O DIAS DE HOJE A SUA EXISTENCIA EM GERACOES EM GERACOES.A PROTECAO SOBRE A MESMA ERA E É DIVINA,SÓ OS ESCOLHIDOS PODERIA ABRI-LA.
    POREM A ARCA DA ALIANÇA FOI ABERTA PARA TODOS OS POVOS,A MESMA NAO É MAS UM MISTERIO PARA O POVO DE 'DEUS' E SIM PARA AQUELES QUE AINDA ESTAO PROCURANDO POR ELA.
    MAS EU QUERO DIZER A TODOS OS POVOS DE TODAS NAÇOES QUE; A ARCA DA ALINÇA ESTAR BEM PERTINHO DE VOCES. A BIBLIA SAGRADA,SIM ELA MESMA O QUE 'DEUS'TEVE E TEM CUIDADO COM MUITO CARINHO PARA QUE TODOS CONHECER-SE O MISTERIO DA VIDA O MANUAL HUMANO QUE 'DEUS'DEIXOU PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  9. Ô sitezinho ridículo sô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a arca da nova e eterna alinaça é Maria pois ali estve contido não as tabulas da lei mas o verbo(pois o verbo se fez carne e abitou entre nós)a propia lei que é cristo,ja não era uma quantia limitada do maná mas sim o pão da vida eterna, não mas o cajado do profeta, mas o escolido para Reinar, estas tres teofanias do antigo testamento se reuni unicamente em Maria pois quando Maria pergunta como se fara isso o anjo respode A sombra do onipotente repousara sobre ti e o ente querido que vai nascer sera chamado filho do Altssimo.

      Excluir
  10. Caramba, fascinante isso!!!!
    Bem, vamos lá.
    De fato, faz sentido dizer que o bordão de Arão foi colocado depois, sem que haja necessidade de que isso seja mencionado. São elos que o texto bíblico não menciona, e não há problema com isso.
    Nesse caso, quem colocou não seria necessariamente fulminado, se levarmos em conta a progressividade da revelação (que nunca é levada em conta por quem critica a Bíblia).
    Mas não é por aí que eu vou ficar. Pensemos de modo inverso: e se originalmente estava tudo lá e depois se perdeu? Ver Ex 16:33. Olha só: o relato que diz que nada havia senão as duas tábuas é de Reis e Crônicas!!!!! Ou seja, um tempo posterior a Moisés. (Ex 16:33 ajuda aqui: repare que em Ex 25:10-16 a Arca é feita e as coias são transferidas pra lá!!)
    Nesse caso não é à toa que os dois relatos dizem que "nada havia na arca senão as duas tábuas de pedra". Por que essa ênfase? Imagine que eu compre 5 bananas, deixe na cozinha e mais tarde eu digo: cheguei em casa e tinha 2. O que vc, QUE SABIA QUE EU COMPREI 5, vai entender???? A questao aqui é pragmática!
    Entre Exodo e Reis está Juízes, uma época de confusão...
    O autor de Hb pode estar retomando a situação de Ex, quando estavam na arca as placas da lei, o maná e a vara de Arão. Ufa;)

    ResponderExcluir
  11. NÃO TEM IMPORTANCIA O QUE TINHA.IMPORTANTE QUE JESUS SALVA,LIBERTA,E SUA PRESENSA NÃ0 ESTA NUMA CAIXA,ESTA NO CORAÇÃO DE QUEM O ACEITA COMO SALVADOR!!!

    ResponderExcluir
  12. CLARO Q MORRIA!!! PORQ A ARCA CARREGAVA O CONSERTO, OU SEJA: QM ESTIVESSE NO PECADO = AMALDIÇOADO = IRA DE DEUS

    ResponderExcluir
  13. se a biblia diz em hebreus 9 :4 que estavam a vara de arao e a urna de ouro, nao nos compete duvidar, e querer saber como foi colocado, se a biblia nao fala como foi colocado è por que tbm nao nos compete saber...cre quem quiser crer, e eu creio..
     

    ResponderExcluir
  14.  Então você está dizendo que a bíblia está errada quando diz que na urna
    estavam as duas tábuas da lei? Cudado, deus vai te castigar!



    Acho que você é daqueles que dizem que a bíblia está sempre certa, mesmo estando toda errada.

    ResponderExcluir
  15. Ridículo é vc que acredita em cobras e mulas falantes e que o ouro enferruja.
    Rala peito daqui.

    ResponderExcluir
  16. Onde que está dizendo esta sua afirmação? 
    povo jogava moeda de ouro nela e ele mandava jogar dinheiro na ora que a réplica passava na igreja,diz que tambem colocavam documentos cartas sagradas, isto antes dos cofres e dos museus. ???????????????????????????????????/

    ResponderExcluir
  17. a fé e a razão são compatíveis quando eu, pela minha razão, decido crer.

    ResponderExcluir
  18.  Não,fé  não é compatível com a razão.Fé é compatível com o medo,isso se torna evidente quando as pessoas são questionadas sobre a validade de suas convicções ,percebemos que são frágeis e apelativos os argumentos em favor do cristianismo.Quando a fé é colocada em xeque, as pessoas simplesmente ignoram a razão e não os incomoda nenhum pouco ir contra todas as evidências contrarias as convicções.Para um crente é uma virtude acreditar em algo sem qualquer evidência,ainda que não faça nenhum sentido eles acreditam.

    ResponderExcluir
  19.  Acreditar cegamente em algo sem evidência é como dar um pulo no escuro. Não há nada de racional nisso.

    ResponderExcluir
  20. SEU MISERÁVEL  , LARGA DE  SER TROXA . NA ARCA  FORAM COLOCADOS POSTERIORMENTE  OS CINCO LIVROS DE  MOISÉS

    ResponderExcluir
  21. Marcelo Brito dos Santos21 de agosto de 2012 às 17:10

    Meu irmão nem sei se posso dizer isto a arca da aliança foi o maior alvo dos inimigos de nosso Deus, póis ñ sabia o mistério que contia dentro da arca sendo dado somente a Moises e Arão e aos que tinham acesso ao tabernaculo e o Santo dos Santos. Inimigos este como filisteus, caudeus. sírios, amoreus, jebuseus entre outros.  Eu se fosse você procurava isaminar as escrituras e ñ ler como um livro qualquer. A palavra de Deus ela se renova a cada dia. E é habita para dicernir as intenções do coração. Hb 4.12

    ResponderExcluir
  22. Se Deus fez a arca que quem olha para ela morre, ele Próprio pode ter colocado.

    ResponderExcluir
  23. Servo Atalaia Israelita19 de outubro de 2012 às 09:15

    Irmão, esta cheio de Teólogos por ai duvidando da Palavra de DEUS. Eles disem serem cristãos, mas estão parecendo ciêntistas ateus, não confiam no SENHOR. Fique na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  24. A BÍBLIA NÃO ESTA SEMPRE CERTA!!! lembrem bem disso!!!

    ResponderExcluir
  25. Em 1ªlugar vc deve saber que a biblia foi escrita em milhares de anos atrás,como vc quer evidencias hoje 21/12/2012,me explique isso,é aonde entra a nossa fé,Jesus disse Bem aventurados aqueles que não viram mais creram.

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de Debater esse assunto com quem estiver interessado.E-mail vande_lima@oi,com.br

    ResponderExcluir
  27. Mas ha evidências para faraos, cesares e outras pessoas e acontecimentos daquela época, então o fato de haver uma historia na biblia, e em nenhum outro lugar, isso demonstrar que aquilo muito provavelmente não aconteceu, ou não aconteceu como descrito.

    ResponderExcluir
  28. Como conciliar a afirmação de que “nada havia na arca [da aliança] senão as duas tábuas de pedra” (I Reis 8:9; II Crôn. 5:10) com a declaração de que nela havia também “uma urna de ouro contendo o maná” e “a vara de Arão que floresceu” (Heb. 9:4)?

    Diferentes propostas têm sido sugeridas para harmonizar essas declarações aparentemente contraditórias. Alguns autores interpretam o conteúdo de Hebreus 9:4 à luz das afirmações do Antigo Testamento de que o vaso com maná foi colocado “diante do Testemunho” (Êxo. 16:33 e 34) e que a vara de Arão foi posta “perante o Testemunho” (Núm. 17:10 e 11); e que, portanto, “nada havia na arca senão as duas tábuas de pedra” (I Reis 8:9). Se esse “Testemunho” fosse a própria arca do concerto, então, o vaso com maná e a vara de Arão deveriam estar, não dentro da arca, mas apenas diante dela. Mas, por outro lado, se o “Testemunho” se refere às “tábuas de pedra” que foram depositadas dentro da “arca” (ver Êxo. 25:16; 30:6; 31:18; 32:15 e 16; 40:20 e 21), então, o vaso com maná e a vara de Arão poderiam estar ao mesmo tempo dentro da arca e diante do Testemunho. Essa última possibilidade parece ter sido confirmada por Hebreus 9:4, onde é dito simplesmente que na arca da aliança estava “uma urna de ouro contendo o maná, a vara de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança”.

    ResponderExcluir
  29. deixa deus pega ele e que ele venha se converter.

    ResponderExcluir
  30. o meu é edlengatinha12@hotmail.com pq ele ta errado demais

    ResponderExcluir
  31. A Bilbia nunca está errada... Se alguma coisa está escrito nela é por um motivo especifico... E Se alguma coisa não está escrito, também é por algum motivo especifico... O nosso problema é que temos dificuldade de aceitar aquilo que não entendemos...

    ResponderExcluir
  32. Você está enganado, meu caro. A bíblia na realidade não é um livro, ela é um apanhado de textos dispersos, que foram reunidos por homens, de acordo com o que lhes era conveniente. Ela contém erros grotescos de matemática, de história, de biologia, de astronomia, enfim, em quase todos os ramos do conhecimento. Acreditar que ela não contém erros é querer enganar a si mesmo.

    Você disse: "O nosso problema é que temos dificuldade de aceitar aquilo que não entendemos."

    Talvez esse seja um problema de muitos, mas certamente não é de todos. Muitos de nós procuram estudar exaustivamente até entenderem aquilo que, à primeira vista, parece incompreensível.

    ResponderExcluir
  33. Nao esqueça que o tempo ainda continua se movendo e que varios acontecimentos fluiram no decorrer do tempo pode ser que o maná e a vara de arao foi colocado num tempo diferente após as tabuas e sobre o olha para dentro morria mim responda erao com os sumos sacerdotes que issu dizia a respeito
    ? ou para os de fora da linhagem Sacerdotal ?

    ResponderExcluir
  34. Se deus existisse e esta porcaria de arca fosse tão importante para ele, certamente ela seria preservada, intacta, até hoje. A única explicação racional para que ela pudesse incinerar quem olhasse para ela seria se ela tivesse recheada material radioativo. Nunca vi nenhum deus com poder suficiente para, sequer, acender um isqueiro.

    ResponderExcluir
  35. é simples querido amigo! Por que ainda não conheceu o Deus verdeiro. E existe uma maneira certa pra conhecê-lo: Crer. Se você não crer, vai continuar não crendo mesmo que Ele apareça na sua frente.

    Depois de muitas tentativas a lâmpada foi criada, Só precisou descobrir o jeito certo.

    Veja esse vídeo. Um abraço para você!

    http://www.youtube.com/watch?v=toZl8STKGHY

    ResponderExcluir
  36. Bom, então seguindo a sua lógica, para achar deus uma pessoa não pode ser cética, ou seja, ela não deve investigar a análisar as evidências disponiveis, tendo em mente que ela pode estar errada portanto requerendo análises indepêndentes, ou que toda tese requer que possa ser falseavel.


    Não, na sua lógica uma pessoa deve primeiro acreditar em algo, para o qual ela não tem nenhuma evidência, fazendo isso atravez de pura ingênuidade, pressão social ou doutrinação, para que então ela comece a ver sinais...


    Eu preciso dizer mais?

    ResponderExcluir