Duas mãos trabalhando fazem mais que milhares unidas rezando. (Anônimo)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Quantos morreram por olhar dentro da arca da aliança?

Essa é uma contradição um pouco diferente das tradicionais, porque ela não é entre duas passagens diferentes, e sim entre uma mesma passagem, mas em manuscritos diferentes. É uma contradição entre versões de bíblias.

Então, quantas pessoas morreram por olhar dentro do baú do Indiana Jones?

50.070 pessoas:

1 Samuel 6, 19 E o SENHOR feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do SENHOR; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o SENHOR fizera tão grande estrago entre o povo.

(Versões: João Ferreira de Almeida Fiel aos Textos Originais, João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida, e King James)

70 pessoas:

1 Samuel 6, 19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles.

(Versões: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada, Nova Versão Internacional)

Vocês podem conferir que não estou inventando nada clicando aqui ou aqui.

A NIV ainda admite em notas de rodapé que a maioria dos manuscritos hebreus e na septuaginta consta 50.070, e apenas em poucos manuscritos está 70 (confira aqui).

E aí, qual dos dois casos é verdadeiro?

Reparem ainda no óbvio: mais de 50.000 pessoas mortas por olhar dentro de uma arca é um número claramente absurdo.

Imaginem uma montanha de cadáveres ao redor da arca, e as pessoas mesmo assim ainda querendo olhar dentro dela!

É uma cena surreal até mesmo para os padrões da bíblia!

Imaginem o cinquenta milésimo septuagésimo cara:

- Oh, já morreram 50.069 pessoas antes de mim por olhar dentro do baú, eu sei, mas não consigo evitar! É mais forte que eu! Eu tenho que olhar também! *abre a arca* Oh, então era iss... poft! *cai duro*

Huhauhauhauhauha!

Vai ver por isso que alguns manuscritos o número foi alterado. Até os escribas ficaram com vergonha de tal aberração e "consertaram" o problema! :D