quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quem podia oferecer sacrifícios a Deus?

Somente os levitas, e somente no tabernáculo:

E quem se atrever a oferecer sacrifícios por conta própria será morto.

Levítico 17, 1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Levítico 17, 2 Fala a Arão e aos seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo:

Levítico 17, 3 Qualquer homem da casa de Israel que degolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial, ou quem os degolar fora do arraial,

Levítico 17, 4 E não os trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecer oferta ao SENHOR diante do tabernáculo do SENHOR, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue; por isso será extirpado do seu povo;

Levítico 17, 5 Para que os filhos de Israel, trazendo os seus sacrifícios, que oferecem sobre a face do campo, os tragam ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios pacíficos ao SENHOR.


Números 18, 6 E eu, eis que tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; são dados a vós em dádiva pelo SENHOR, para que sirvam ao ministério da tenda da congregação.

Números 18, 7 Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu, nisso servireis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial e o estranho que se chegar morrerá.

Não-levitas também podem oferecer sacrifícios, e longe do tabernáculo:

E não acontece nada com eles.

1 Samuel 7, 7 Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.

1 Samuel 7,8 Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.

1 Samuel 7,9 Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao SENHOR; e clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe deu ouvidos.

Samuel não era levita, era descendente de Efraim, como podemos ver em 1 Sameul 1:

1 Samuel 1, 1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.

1 Samuel 1, 2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

(...)

1 Samuel 1, 20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.

Então, vemos que mais uma vez alguns escribas esquecem do que foi escrito antes deles quando inventam suas histórias.

Um comentário:

  1. Pregadora Manuela Souza22 de maio de 2012 12:47

    A paz do Senhor! 
    A sua afirmação de que Samuel não era levita está errada, observe o texto de ICr 6.27, verá o nome de Elcana na lista dos descendentes de Levi, isso torna Samuel um levita. a questão dele habitar em Ramá ou Ramataim-Zofim se dá pelo fato de que o Senhor estabeleceu que cada tribo deveria distribuir, dá aos levitas uma parte das possessão (herança da terra) Nm 35, a palavra efrateu segundo o original hebraico significa morador, ou seja Elcana morava na região de Ramá. Conclusão, Samuel era um levita por nascimento e efraimita por localização geografica visto que morava na região montanhosa de Efraim.

    Deus abençoe!
    Ministério Voz dessa Geração.

    ResponderExcluir