quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quem podia oferecer sacrifícios a Deus?

Somente os levitas, e somente no tabernáculo:

E quem se atrever a oferecer sacrifícios por conta própria será morto.

Levítico 17, 1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Levítico 17, 2 Fala a Arão e aos seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo:

Levítico 17, 3 Qualquer homem da casa de Israel que degolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial, ou quem os degolar fora do arraial,

Levítico 17, 4 E não os trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecer oferta ao SENHOR diante do tabernáculo do SENHOR, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue; por isso será extirpado do seu povo;

Levítico 17, 5 Para que os filhos de Israel, trazendo os seus sacrifícios, que oferecem sobre a face do campo, os tragam ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios pacíficos ao SENHOR.


Números 18, 6 E eu, eis que tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; são dados a vós em dádiva pelo SENHOR, para que sirvam ao ministério da tenda da congregação.

Números 18, 7 Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu, nisso servireis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial e o estranho que se chegar morrerá.

Não-levitas também podem oferecer sacrifícios, e longe do tabernáculo:

E não acontece nada com eles.

1 Samuel 7, 7 Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.

1 Samuel 7,8 Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.

1 Samuel 7,9 Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao SENHOR; e clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe deu ouvidos.

Samuel não era levita, era descendente de Efraim, como podemos ver em 1 Sameul 1:

1 Samuel 1, 1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.

1 Samuel 1, 2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

(...)

1 Samuel 1, 20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.

Então, vemos que mais uma vez alguns escribas esquecem do que foi escrito antes deles quando inventam suas histórias.

3 comentários:

  1. Pregadora Manuela Souza22 de maio de 2012 às 12:47

    A paz do Senhor! 
    A sua afirmação de que Samuel não era levita está errada, observe o texto de ICr 6.27, verá o nome de Elcana na lista dos descendentes de Levi, isso torna Samuel um levita. a questão dele habitar em Ramá ou Ramataim-Zofim se dá pelo fato de que o Senhor estabeleceu que cada tribo deveria distribuir, dá aos levitas uma parte das possessão (herança da terra) Nm 35, a palavra efrateu segundo o original hebraico significa morador, ou seja Elcana morava na região de Ramá. Conclusão, Samuel era um levita por nascimento e efraimita por localização geografica visto que morava na região montanhosa de Efraim.

    Deus abençoe!
    Ministério Voz dessa Geração.

    ResponderExcluir
  2. Aleluias! por isso o senhor manda que procuremos conhecer sua palavra. Para que assim não sejamos enganados.

    ResponderExcluir
  3. Seu comentário foi brilhante Deus abençoe ,pois Samuel realmente era levita ,apenas morava na cidade de Efraim

    ResponderExcluir