quinta-feira, 25 de junho de 2009

Os midianitas foram totalmente destruídos?

Todos os homens foram mortos, até as crianças:

Números 31:7 Pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés,

Números 31:8 e mataram todo homem feito. Mataram, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas, Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, cinco reis dos midianitas; também Balaão, filho de Beor, mataram à espada.

(...)

Números 31:17 Agora, pois, matai, dentre as crianças, todas as do sexo masculino; e matai toda mulher que coabitou com algum homem, deitando-se com ele.

Números 31:18 Porém todas as meninas, e as jovens que não coabitaram com algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós outros.


Pois é, as moças que sobreviveram, se tornaram escravas, e propriedade de Israel. Assim a linhagem dos midianitas deveriam ter se extinguido.

Porém, cerca de uns 260 anos depois*, os midianitas voltaram, "como gafanhotos", e em número tão grande que "não se podia contar"!

Juízes 6:1 Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos.

(...)

Juízes 6:5 Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir.


* Fonte: Bíblia de Estudo Vida. Ela aponta o Êxodo como ocorrendo no período 1.446-1.406 a.C, e o início do governo de Gideão como juiz em 1.162 a.C., o que dá de 240 a 280 anos para uma população exterminada se tornar "numerosa como gafanhotos".

3 comentários:

  1. De alguma forma a qual não sabemos os midianitas sobreviveram.

    Podem haver diversas possibilidades como deserção, fuga, etc.

    O fato dos midianitas terem sido nômades torna possível que outros grupos não estavam na guerra. O que os críticos também falam é que eles eram distribuidos em cinco grandes famílias.

    ^
    ^
    isso são possibilidades o que acontecido com os medianitas.

    ResponderExcluir
  2. Deus é Deus: o maior, soberano, compassivo, misericordioso, eterno,onipotente, oniciente e onipresente. Os seus designos excedem ao nosso entendimento. Só Ele tem a visão do todo: passado, presente e futuro. Só Ele pode julgar com justiç e retidão. Nó, limitados mortais não temos condiç~es de julgar as suas ações.

    ResponderExcluir
  3. Com um deus desse, quem precisa de diabo?
    A mesma desculpa que Saddam Hussei, Mohamar Gaddaffi, George W.Bush usaram para matar por ganância, esse maldito Moisés usou para tais aflições: a tal "guerra santa".

    ResponderExcluir