Os capitéis eram adornos que ficavam no topo das colunas do templo de Salomão.
Qual era a altura deles?
Três côvados:
2 Reis 25, 17 A altura de uma coluna era de dezoito côvados, e sobre ela havia um capitel de cobre, e de altura tinha o capitel três côvados; e a rede e as romãs em redor do capitel, tudo era de cobre; e semelhante a esta era a outra coluna com a rede.
Cinco côvados:
Jeremias 52, 22 E havia sobre ela um capitel de bronze; e a altura do capitel era de cinco côvados; a rede e as romãs ao redor do capitel eram de bronze; e semelhante a esta era a segunda coluna, com as romãs.
Alguns crentes tentam responder essa contradição com a desculpa ad hoc de que as medidas em 2 Reis eram em côvados hebreus (aprox. 43 cm.) e em Jeremias eram em côvados babilonicos (aprox. 28 cm.).
Isso daria uma altura de aproximadamente 43 x 3 = 129 cm para 2 Reis e 28 x 5 = 132 cm para Jeremias.
Até poderia ser, não fosse o problema de que a altura das colunas é dada também em côvados, e é a mesma para ambos os casos, 18 côvados, derrubando assim a hipótese de terem sido usados sistemas métricos diferentes:
2 Reis 25, 17 A altura de uma coluna era de dezoito côvados,
Jeremias 52, 21 Quanto às colunas, a altura de cada uma era de dezoito côvados,
Sorry... :D
Em 1 Reis 7:16 diz que cada capitel tinha cinco côvados de altura. O que concorda com Jeremias 52:22.
ResponderExcluir1 Reis 7:15-16 "Formou duas colunas de bronze, cada uma de dezoito côvados de altura, e um fio de doze côvados era a medida da sua circunferência. Também fez dois capitéis de fundição de bronze para pôr sobre o alto das colunas; cada capitel era de cinco côvados de altura."
Jeremias 52:22 “Quanto às colunas, a altura de cada uma era de dezoito côvados, e doze côvados era sua circunferência; era a sua espessura de quatro dedos, e era oca. Havia sobre ela um capitel de bronze; a altura de um capitel era de cinco côvados...”
Tanto a JFDA quanto a Nova Versão Internacional trazem em II Rs 25:17 que o capitel tinha três côvados de altura. A Bíblia de estudo Nova Versão Internacional sugere que pode se tratar de um erro de copistas.
Já a Bíblia de Jerusalém, traz o texto da seguinte maneira:
2 Reis 25:17 “A altura de uma coluna era de três côvados e sobre ela havia um capitel de bronze, da altura de cinco côvados;..."
Observe que aqui nesta versão o capitel é de cinco côvados. Ou seja, a cópia usada como fonte pela Bíblia de Jerusalém traz o número de cinco côvados. Porém, a coluna traz de três côvados.
1.É comum encontrarmos erros de copistas no que diz respeito a questões numéricas.
ResponderExcluir2.A Bíblia de Jerusalém traduziu o texto de uma cópia que havia o número de cinco côvados para 2 Reis 25:17. Porém, mesmo que na altura das colunas ela se difere da Nova Versão Internacional e da JFDA, o que quero dizer é que existem cópias que trazem o número de cinco côvados em 2 Reis 25:17 para a altura do capitel.
A aparente contradição se encontra em erros de copistas. Afirmar que no original haviam tais números contraditórios é uma especulação.
E mesmo assim, existem cópias que apóiam o número de cinco côvados em 2 Reis 25:17, neste caso, a Bíblia de Jerusalém.
Paz queridos, gostei do assunto, despendido os comentários maldosos,e ofensivos, e me atento aos explicativos, parabéns aos que quiseram de alguma forma, explicar o texto em questão, principalmente, com as Referências devidas.
ResponderExcluirCorrigindo, dispenso os comentários maldosos.
ResponderExcluir