sábado, 24 de julho de 2010

A bíblia erra de novo: Todos já foram evangelizados?

Romanos 10, 18 Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.

Para Paulo, o mundo conhecido em sua época representava todo o mundo existente. Ele achava que todo o mundo já havia ouvido falar em Jesus.

Ou seja, se isso fosse verdade, os índios americanos, os esquimós, os maias, incas, as tribos brasileiras, os aborígenes africanos e australianos, todos eles escutaram as pregações de Jesus na época de Paulo.

O que obviamente é falso, o que não é novidade alguma vindo da bíblia.

Santo Agostinho usou esse versículo para argumentar contra os antípodas, as pessoas que viveriam no outro lado do mundo, caso ela fosse redonda. Se Paulo não pregou para eles, então eles não poderiam existir. Outros, como o teólogo espanhol Tostatus, argumentavam que eles existiam, mas como Paulo não conseguiu chegar até eles, eles estariam para sempre condenados ao inferno.

É isso aí, quando a bíblia é usada para explicar alguma coisa sempre acaba em merda de qualquer jeito...

8 comentários:

  1. Quando é que os céticos irão criar sua bíblia para que os cristãos possam apontar erros em sua escrita? Falar do problemas dos outros fácil. Dificil é fazer melhor... Ainda não sei o que acrescenta um cético para sociedade a não ser apontar falhas?
    Será que seria este o ponto fraco da Razão ante a Fé.
    E podem ver que todos os céticos são os mais inseguros de si que são os que mais estudam a bíblia para ninguém pegar falha neles.

    Me divirto com a agressividade com que os céticos escrevem.

    Antes de finalizar, deixa eu me preparar para chuva de pedras que irei receber dos céticos quando postar este comentário.

    ResponderExcluir
  2. "Quando é que os céticos irão criar sua bíblia para que os cristãos possam apontar erros em sua escrita?"

    Os ceticos não tem uma biblia, porque afirmar que você é o dono da verdade, e todo o resto é falso, seria uma idiotice.

    "Falar do problemas dos outros fácil. Dificil é fazer melhor."

    Na verdade é estremamente facil, passar ensinamentos mais morais que o da biblia, e sem se contradizer, quer ver?

    Homens e mulheres devem ter os mesmos direito e deveres, escravidão é imoral, torturar alguem por qualquer motivo ou quantidade de tempo é imoral, punições ou recompensas infinitas por feitos finitos é imoral,etc.

    "Ainda não sei o que acrescenta um cético para sociedade a não ser apontar falhas? "

    Apontando suas falhas, você pode se melhorar, procurando sempre pela verdade, atravez de evidencias, você evita falsidades e sofrimento desnecessario.

    "E podem ver que todos os céticos são os mais inseguros de si que são os que mais estudam a bíblia para ninguém pegar falha neles."

    Você esta generalizando, logico que existem ceticos inseguros, mas não são todos, seria o mesmo se eu falasse que, todo os religiosos são completos ignorantes.

    "Antes de finalizar, deixa eu me preparar para chuva de pedras que irei receber dos céticos quando postar este comentário. "

    Cara , não sei qual a sua definição de cetico para esperar ser apedrejado (mesmo que figurativamente).

    Cetico, é uma pessoa que não aceita qualquer coisa que lhe aparece pela frente, é uma pessoa que avalia as evidencias antes de dizer se algo é falso ou verdadeiro.

    ResponderExcluir
  3. NESSA parte Paulo estava falando a salvação de Jesus, e a pregação do evangelho .

    olha o texto:

    Romanos 10:9 A saber: Se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.

    Romanos 10:10 Visto que o coração se crê para justiça, e com a boca se faz confissão para salvação.

    Romanos 10:11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.

    Romanos 10:12 Porquanto não há diferença entre entre judeu e grego: porque num mesmo é o Senhor de todos, ricos para com todos que invocam o nome do Senhor será salvo.

    Romanos 10:13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

    Romanos 10:14 Como pois invocação aquele em quem não creram? e como não creram naquele de quem não ouviram ? e como ouvirão, se não há quem pregue ?

    Romanos 10:15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!

    Romanos 10:16 Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?

    Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

    Romanos 10:18 Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois por toda terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo.

    ResponderExcluir
  4. quando Paulo disse isso ele estava espricando que o evangelho de Jesus tem que ser falado para todo mundo, e que Jesus é a salvação.

    Romanos 10:18 Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois por toda terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo.

    Paulo estava falando que o evangelho de Jesus foi falado para todos os povos, e o evangelho de Jesus vai ser falado até os confins da terra.

    ResponderExcluir
  5. "Os ceticos não tem uma biblia, porque afirmar que você é o dono da verdade, e todo o resto é falso, seria uma idiotice."

    os céticos não tem uma bíblia para eles, mas a forma que eles interpretam a bíblia e conhecido como bíblia do cético.

    "Na verdade é estremamente facil, passar ensinamentos mais morais que o da biblia, e sem se contradizer, quer ver?

    Homens e mulheres devem ter os mesmos direito e deveres, escravidão é imoral, torturar alguem por qualquer motivo ou quantidade de tempo é imoral, punições ou recompensas infinitas por feitos finitos é imoral,etc."

    alguém iludido com essas leis, elas não tem mais moral do que as leis dá bíblia.

    "Apontando suas falhas, você pode se melhorar, procurando sempre pela verdade, atravez de evidencias, você evita falsidades e sofrimento desnecessario."

    para tudo existe uma evidência é só uma questão de acreditar.

    "Cetico, é uma pessoa que não aceita qualquer coisa que lhe aparece pela frente, é uma pessoa que avalia as evidencias antes de dizer se algo é falso ou verdadeiro."

    tradução, para um cético acreditar em alguma coisa ele tem que ver pessoalmente.

    ResponderExcluir
  6. os comentários ai em cima refuta o tópico.

    NESSE TÓPICO NÃO TEM NENHUM ABSURDO, SÓ UM MAL O QUE PAULO ESTAVA QUERENDO DIZER.

    ResponderExcluir
  7. Pena que essa Raça estúpida dos crentes sempre opina como "Anônimo"!

    Pelo menos uma coisa tenho "fé": nem tudo esta perdido, afinal alguns ainda tem vergonha na cara ao se manterem no anonimato pra não passar vergonha!

    ResponderExcluir
  8. "Pena que essa Raça estúpida dos crentes sempre opina como "Anônimo"!"

    Quem disse que os cristãos só cometam como Anônimo ?

    "Pelo menos uma coisa tenho "fé": nem tudo esta perdido, afinal alguns ainda tem vergonha na cara ao se manterem no anonimato pra não passar vergonha!"

    Quem disse que nos cristãos só coloca como Anônimo, para não passar vergonha ??

    antes eu usava a conte do Google, até que meu orkut foi hackeado.

    ResponderExcluir