terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jesus chorou? Não, apenas encanamento vazando.

Um homem enfrenta prisão e ameaças de morte por dizer que o caso do "milagre" da estátua de Jesus que chora na verdade se trata de um vazamento da tubulação, em uma igreja de Mumbai, Índia.

Sanal Edamaruku foi acusado de blasfêmia por revelar que não se tratava de nenhum milagre, e foi  condenado a três anos de prisão, além de sofrer ameaças de morte pelos líderes religiosos locais. Ele só não foi preso porque estava dando uma palestra na Europa quando a polícia foi ao seu apartamento. "Eu fiquei muito chateado porque sob a lei anti-blasfêmia você não pode sair sob fiança até o início do julgamento. Eu estaria preso se eu estivesse em Nova Delhi", diz Sanal, que agora vive na Finlândia.

Dizer que as "lagrimas" de Jesus é na verdade o encanamento vazando
é motivo de prisão na Índia, por uso da lei contra blasfêmias.
"A Índia não pode condenar o Paquistão por prender meninas por blasfemar contra o Islã enquanto ela própria prende seus cidadãos por violar as leis anti-blasfêmias", continua. "Essa é uma lei absurda, mas também perigosa, porque dá aos fanáticos religiosos, sejam eles hindus, católicos ou muçulmanos, uma licença para se sentirem ofendidos. Também permitem que pessoas que estejam contra você que criem falsas acusações de blasfêmia".

Quando a estátua de Jesus da Igreja Católica da Nossa Senhora começou a gotejar água, os fiéis imediatamente declararam que se tratava de um milagre. Alguns começaram a coletar a água como se fosse água benta, e a promover a igreja como um lugar de peregrinação.

O sonho acabou quando Sanal, famoso racionalista que em 2008 apareceu em uma rede de televisão desafiando um hindu tântrico a matá-lo com poderes mágicos, avisou aos padres que era apenas um vazamento no sistema de encanamento.

Agora, tendo que fugir da prisão e das ameaças de morte, ele pede para que os governos europeus intercedam na decisão.

Na Índia, apesar da constituição garantir a liberdade de expressão, as leis anti-blasfêmia datam desde 1860, "uma grande contradição", segundo Sanal.

Sanal também diz que foi oferecido a ele a oportunidade de pedir desculpas e voltar para o país. "O arcebispo católico de Bombaim, Cardeal Gracias, disse que se eu pedisse desculpas pela minha 'ofensa', ele providenciaria para que as acusações fossem desfeitas. O que mostra que ele tem influência na situação, mas não vai agir a não ser que eu me desculpe. Mas isso eu não vou fazer porque eu não fiz nada errado", ele diz.

Essa é mais uma prova de como leis anti-blasfêmia são absurdas, onde ninguém está a salvo, e qualquer um pode ser acusado de ofensa, por mínima que seja. Esse é um dos perigos quando fanáticos religiosos tomam o poder.

Fonte: The Guardian.

Um comentário:

  1. E é justamente para esse caminho que o Brasil vai com certeza se encaminhar se deixarem as igrejas evangélicas se propagarem e evangélicos serem politicos, esse é o meu maior medo.
    Mas a propósito... se as "lágrimas" que saiam dos olhos de jesus nessa igreja na India era apenas um cano vazando, então por onde é que caboclo fez o cano d'água passar??? (QUE MEEEEDO!!!!) :o :o :o :o

    ResponderExcluir