sábado, 17 de novembro de 2012

O caso das crianças acusadas de bruxaria

Quatro anos depois de eu ter legendado e publicado no youtube um vídeo sobre crianças nigerianas em Akwa Ibom que estavam sendo acusadas de bruxaria por pastores evangélicos, finalmente surgiu uma notícia boa: uma nova lei foi introduzida no país que proíbe esse tipo de prática.

O governo nigeriano alega ter gastado esforços e dinheiro para ajudar centenas de crianças que são abandonadas pelos próprios familiares sob a acusação de serem bruxas ou estarem enfeitiçadas de alguma forma. Elas são recolhidas pelo governo e colocadas em orfanatos, livres das surras, injúrias e maus tratos, e lá recebem abrigo, alimentação e educação.

No entanto, mesmo com a implementação da nova lei, há quem diga que o governo ainda não está fazendo o suficiente para essas crianças. Clifford Thomas, membro da Organização de Direitos Civis da Nigéria, diz que muitas igrejas ainda estão por trás da estigmatização das crianças, e que o governo precisa olhar para essas igrejas e dar um basta nisso.

Ainda não há estatísticas de quantas pessoas já foram presas ou acusadas desde que a lei entrou em vigor, mas sabe-se que nenhum caso de novas crianças sendo acusadas de bruxaria vieram à luz desde então, o que parece indicar que os pastores evangélicos da região estão mais cautelosos.

Esperemos que as coisas melhorem para essas crianças. Seria necessário ainda uma campanha de conscientização, ensinando a população sobre os males de levar essas superstições a sério, a pensar no bem estar de seus filhos, a perceber que bruxaria não existe, e, sobretudo, a não confiar em pastores!

Fonte: Al Jazeera News



Esse é o vídeo que eu legendei em 2008:



2 comentários:

  1. Pois é... enquanto (até mesmo) na Nigéria se fazem regras para a igreja não interferir na religião, aqui no "Braziu" caboclo tem a "brilhante" idéia de tirar a frase "Deus seja Louvado" das notas de real só para garantir "o estado laico", porém, a bancada evangélica que tem no congresso ninguém fala em tirar.


    ÊÊÊÊ "Braziu"...

    ResponderExcluir
  2. Pois é... enquanto (até mesmo) na Nigéria, o governo adota medidas para a igreja não interferir no estado, aqui no "Braziu" as nossas "otoridades" estão discutindo a "brilhante idéia" de tirar a frase "Deus seja louvado" das notas de real para "garantir o estado laico", porém tirar a bancada evangélica do congresso isso ninguém sequer cogita fazer, ÊÊÊÊ "Braziu"...

    ResponderExcluir