quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Se cabritos são verdes, por que andar de bicicleta?


"Se a evolução é verdade, por que ajudar os pobres?"

Que esplêndida, precisa e simples explicação do que é a Teoria da Evolução. Só que não.

7 comentários:

  1. Eu tenho uma frase que faz bem mais sentido:

    "Se o paraiso é verdade,porque ficar triste quando alguem morre?"

    ResponderExcluir
  2. Parece que ficou faltando pedaço nesse post.

    ResponderExcluir
  3. Não só aos pobres mas a todos que estiverem precisando, e vc puder fazer algo. Ajudar ao próximo não precisa de crença ou qualquer tipo de motivação religiosa, mas apenas a vontade. Agora sobre a evolução: O ato de ajudar e praticar o amor ao próximo, como em qualquer atividade que goste como: escalar, passear de carro, tomar um bom vinho, etc. Qualquer atividade que te dê prazer, gera o mesmo sentimento. A pessoa ajudada recebe o que vc tiver a oferecer, seja um alimento, um brinquedo, uma palavra amiga, um emprego, etc. O que quero ressaltar não é o ato em si, mas o que ele gera. A evolução com base na reencarnação, pra quem acredita, se dá através deste sentimento.

    ResponderExcluir
  4. Uma resposta bem mais simples seria, que a teoria da evolução explica a diversidade da vida no nosso planeta, atravez de mutações genéticas e seleção natural, e não tem lógica nenhuma assumir que por causa disso, nós vamos parar de ajudar os outros, afinal, seres humanos não correm a 100km/h e nem voam, mas nem por isso deixamos de usar carros ou aviões.



    Também, esse argumento diz muito muito sobre a pessoa fazendo ele, que sobre o argumento em si, visto que a pessoa perderia qualquer motivação de ajudar o proximo, se não houvesse uma recompensa ou punição eterna por traz daquela ação. A pessoa não ajuda os outros porque ela se importa, mas porque se sente obrigada pela sua religião.

    ResponderExcluir
  5. Em muitas religiões é mesmo deste jeito. Tudo pelo interesse da recompensa. Mas um pouco além de doutrinas religiosas, eu ressaltei o sentimento pessoal. Esse sentimento que deveria ser valorizado dentro das instituições religiosas, e não o sentimento de ter um ser divino com um dedo apontado para a sua cara obrigando a boa conduta. Também não acredito nesse Deus personificado, acredito muito na ciência e em tudo o que ela ainda tem a descobrir, mas não podemos achar que tudo é imaginação do ser humano como percepções extra-sensoriais, Transcomunicações Instrumentais, e outras ciências que chegam perto da compreensão espiritual há muito dita (cada um com as suas interpretações convergindo para o mesmo princípio) e esquecer essas áreas da ciência que ganham respeito (inclusive de cientistas ateus) cada dia mais dentro da comunidade científica.

    Olha, não estou querendo "te converter" ou qualquer outra coisa parecida e me desculpe por não escrever muito bem, mas minha intenção é só de colocar meu ponto de vista e entender um pouco mais o seu. Visto que não conheço muito sobre os ideais ateus.

    ResponderExcluir
  6. Só um rapido comentario sobre a ultima parte.


    Não existem ideais ateus, assim como não existem ideais teistas, visto que isso diz respeito apenas sobre acreditar ou não em deuses.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente por que as 2 proposições são possíveis e convivem concomitantemente sem que uma anule a outra. A ignorância é fé e a fé é ignorância! Constata-se mais uma vez que a maioria esmagadora dos crentes não conseguem raciocinar devidamente! São, via de regra, falaciosos...

    ResponderExcluir