domingo, 18 de novembro de 2012

"Se você é religioso, não pode opinar em nada"

Tem coisas que são tão simples que a gente até se sente mal ter que explicar, mas não tem jeito, certas pessoas só entendem se for falado a elas como se fosse para crianças de 4 anos.

A página "Santa igreja" do facebook, por exemplo, temos um show de pérolas e besteiras das mais variadas, como essa abaixo:


Isso é de uma ignorância enorme sobre o que significa o Estado Laico, ou má fé mesmo de quem quer enganar os outros.

Estado laico não quer dizer que um religioso não pode opinar sobre política, nem que eles se tornam cidadãos de segunda categoria. Muito pelo contrário, significa que todos os cidadãos serão tratados da mesma maneira, independentemente de suas crenças ou descrenças religiosas.

O único pré-requisito é que o religioso precisa deixar suas crenças temporariamente de lado quando se envolve em política. Isso porque ele precisa saber que as decisões que forem tomadas irão afetar a todos, independentemente de religiões ou crenças. Se você tomar uma decisão política baseada em determinada crença, você está impondo essa crença em toda a população, violando os direitos de crença dos demais. Por isso o estado laico é importante.

Da mesma forma, padres e pastores não podem opinar, enquanto figuras de autoridade religiosa, sobre quem os fiéis devem votar, pois assim estariam usando suas crenças religiosas particulares para influenciar uma decisão que diz respeito à toda a população.

Como o presidente americano Barack Obama falou tão bem em um de seus discursos:

"A democracia exige que aqueles que são motivados pela religião traduzam suas preocupações em valores universais, ao invés de específicos de uma religião. Ela requer que as propostas delas estejam sujeitas à discussão, e sejam influenciáveis pela razão. Eu posso ser contrário ao aborto por motivos religiosos, para tomar um exemplo, mas se eu quero aprovar uma lei proibindo a prática, eu não posso simplesmente recorrer aos ensinamentos da minha igreja, ou invocar a vontade divina. Eu tenho que explicar por que o aborto viola algum princípio que é acessível às pessoas de todas as fés, incluindo aqueles que não tem fé alguma." - Barack Obama

E é por isso que religião e política precisam estar separados, porque religião não está sujeita à discussão racional. A pessoa simplesmente aceita algo pela fé, por uma decisão pessoal, e tentar impor isso em outra pessoa que não compartilha aquela fé é errado. Não tem como ser mais simples que isso.

Infelizmente, às vezes por mais simples que seja, não adianta, e as igrejas ainda querem usar sua influência sobre os fiéis, muitas vezes usando a tática do medo:


Realmente, assustar os fiéis com o medo do inferno parece ser o único recurso que ainda restou para essa gente, mas que continua dando resultado.

2 comentários:

  1. A pior ironia de todos os tempos, foi tirar das cédulas de real a frase "Deus seja Louvado" para "garantir o estado laico", porém, enquanto isso a bancada evangélica impera no congresso e ela não tem o bom senso que está sendo dito aqui nesse post.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns por este post. Sinceramente essa é a minha opinião sobre Estado Laico. A fé é pessoal, não importando se um indivíduo ou determinado grupo aceita ou não o ponto de vista desta fé. E isso é essencial quando se aprova projetos de Lei e se cria bancadas e partidos religiosos com o intuito de trazer a população para esta ou aquela fé.

    ResponderExcluir