segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que aconteceu com Cain?

Foi profetizado por deus que ele:

Seria um vagabundo e fugitivo:

Gênesis 4, 11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.

Gênesis 4, 12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

Mas na verdade ele:

Habitou na terra de Node, achou uma mulher (sabe-se lá onde), casou, teve filhos e fundou uma cidade em seu nome!

Gênesis 4, 16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.

Gênesis 4, 17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

Bela profecia furada da boca do próprio deus Jeová, hein?

6 comentários:

  1. Cara, esse seu blog é simplesmente o máximo! :) Ele explica e desmascara muita coisa. Vida longa ao "Razão X Fé"!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigão,fico "feliz" (feliz?) por você.Seu futuro está garantido,já que conta com o apoio de muita,muita,muita gente mesmo,como o Neeser por exemplo.

    DEUS fez um lugarzinho todo especial para que pessoas como vocês estejam sempre juntas por toda a eternidade.

    Ali vocês irão compartilhar todos os "tesouros do vosso conhecimento" e ninguém poderá impedi-los,haja vista estarem em um lugar de segurança máxima,jamais burlada pelos homens,onde qualquer queira poderá entrar,mas ninguem que queira poderá sair.

    Ali todos vós,juntos sereis felizes para todo sempre.

    ResponderExcluir
  3. ^
    ^
    Argumentum ad Baculum

    ResponderExcluir
  4. EXPLICAÇÃO:

    Gn 4.14,15:
    "Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará. O SENHOR, PORÉM, LHE DISSE: ASSIM, QUE QUALQUER QUE MATAR A CAIM SERÁ VINGADO SETE VEZES. E PÔS UM SINAL EM CAIM PARA QUE O NÃO FERISSE DE MORTE QUEM QUER QUE O ENCONTRASSE".

    Quanto ao fato de ter ele cncontrado esposa e cidade:
    Existiam muitos humanos naquela época. Eram descendentes dos filhos de Adão.
    Caim e Abel já eram adultos antes de Sete nascer, pois já eram lavrador e pastor antes do homicídio. E o homicídio ocorreu antes do nascimento de Sete (Gn 4.2,3,25). Certamente já eram de idade avançada, pois já havia bastante habitantes na terra, descendentes deles mesmos (Gn 4.14,16). Suas idades, porém, eram inferiores a 130 anos. Porque estes eventos ocorreram antes de Sete nascer, aos 130 anos de Adão.
    Adão, quando foi expulso do paraíso, já era homem adulto e casado. Portanto, já era apto a gerar filhos. Muito provavelmente, assim que saíram do Éden, Eva deu à luz a Caim. Por esta razão, pode-se supor que Caim e Adão tinham basicamente a mesma idade, com diferença apenas de nove meses, dependendo de quanto tempo Adão permaneceu no Édem. Isto dá uma margem de tempo muito grande para a expansão da árvore genealógica, e para a formação de vários descendentes. Isto explica a existência dos habitantes da terra de Node, da banda do oriente do Éden (Gn 4.16). Tomemos o cuidado apenas de não pensar que o versículo 17º seja necessariamente posterior ao 16º, como em várias partes do livro de Gênesis a ordem cronológica dos acontecimentos não é a ordem em que aparecem narrados.
    Outro fator que facilita a compreensão dos descendentes é que, embora a Bíblia diga que Sete ficou na vaga de Abel, que morreu, não diz que Sete era o terceiro filho (Gn 4.25). A certeza que se tem é que Sete foi o primeiro filho de Adão depois do homicídio, pois nasceu substituindo Abel. Adão poderia ter tido vários filhos antes de Sete, já que não havia métodos anticoncepcionais naquele tempo.
    A Bíblia só menciona três filhos porque:
    1) Caim e Abel contribuíram para a formação da história bíblica através do exemplo dos holocaustos que ofereciam a Deus, e através do trágico homicídio, que foi o primeiro da humanidade.
    2) Sete compõe a genealogia de Jesus Cristo. Por isto foi mencionado o seu nome.

    ResponderExcluir
  5. Brunotaca

    Gênesis 4, 17 "E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;"

    Repetindo: ...e ele edificou uma cidade... A palavrá não é "encontrou", mas edificou.


    " Adão, quando foi expulso do paraíso, já era homem adulto e casado. Portanto, já era apto a gerar filhos. Muito provavelmente, assim que saíram do Éden, Eva deu à luz a Caim. Por esta razão, pode-se supor que Caim e Adão tinham basicamente a mesma idade"

    Adão quando saiu do paraíso já era homem adulto e logo em seguida Eva deu a luz a Caim?
    Ora, se Adão já era adulto e só após a saída do Éden, nasceu Caim, como podiam ter entre si uma diferença de nove meses?

    Explique-se melhor, colega.

    ResponderExcluir
  6. A terra já era povoada por seres humanos fora do Edem. Pois no sexto dia Deus criou o homem, macho e fêmea e mandou que se reproduzissem e povoasse toda a terra, e só após o sétimo dia, depois de tudo criado, Deus criou Adão e em seguida Eva. O homem natural segundo a carne já existia e depois Deus criou o home segundo o Espírito, com quem mantinha um relacionamento íntimo.
    Mais adiante essas duas classes de homens se encontram, quando se diz que: "Os filhos de Deus gostaram das filhas dos homens".
    Em fim, o que não faltou foi mulher pra se juntar com Caim.

    ResponderExcluir