sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quanto tempo os hebreus ficaram no Egito?

430 anos:

Êxodo 12:40 O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

Não chega nem a 350 anos:

Coate, filho de Levi, já era nascido quando foi para o Egito:

Gênesis 46:8 São estes os nomes dos filhos de Israel, Jacó, e seus filhos, que vieram para o Egito:

(...)

Gênesis 46:11 Os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.

Sendo que Coate viveu 133 anos:

Êxodo 06, 18 E os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.

Anrão, filho de Coate, viveu 137 anos:

Êxodo 06, 20 E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.

Como Anrão foi o pai de Moisés, vemos que há somente duas gerações nascidas no Egito até Moisés, de modo que seria impossível somar mais de quatro séculos de permanência no Egito.

Supondo o absurdo de que todos eles tivessem o primeiro filho no seu último ano de vida, temos:

Coate: 133 anos (supondo que fosse recém-nascido quanto entrou no Egito)
Anrão: 137 anos
Moisés: 80 anos (idade em que tirou os hebreus do Egito)

Dessa forma, 133 + 137 + 80 = 350.

9 comentários:

  1. Você é um bom racionalista,mas peca na estilística.Vários textos que você critica só se podem explicar pela estilística.Você pode acusar a Bíblia de todos os defeitos,mas o livro que melhor usa a linguagem com seus recursos estilísticos é a Bíblia.

    ResponderExcluir
  2. A palavra do SENHOR é como uma espada de dois gumes, se vc procurar erros, ela lhe mostrará erros, se vc procurar verdades ela tbm mostrará verdades, mas se vc procurar provar q ela tem contradições usando ela mesma, com certeza vc tbm conseguirá. "Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles". 1ª Corintios 3.18. Pense nisso amigo. Deus te abençoe!
    nildo_linkin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ^
    ^
    O anônimo admite a incopetência de seu Deus ao escrever a gibíblia!

    E essa desculpa dele pode ser aplicada ao pior dos livros e continuará "válida"...

    ResponderExcluir
  4. A Bíblia fala de 400 anos de escravidão (Gn 15.13; At 7.6) e de 430 anos de habitação no Egito (Ex 12.40-41). Essa é uma boa pergunta. Admito que não posso responde-la. Posso, porém, facilitar a compreensão com estes versículos:
    “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo. E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa” (Gl 3.16-17).
    O texto bíblico diz que a lei (promulgada após a saída do Egito) veio 430 anos depois da promessa ter sido feita a Abraão. Passaram-se 215 anos entre o dia em que a promessa foi feita e o dia da chegada de Jacó no Egito, data em que Levi tinha aproximadamente 43 anos, e Coate já era nascido (Gn 12.1-4). Como Levi era bisavô de Moisés, isto torna possível que este tenha nascido 135 anos depois.
    Assim, conclui-se que, da promessa à libertação, passaram-se realmente 430 anos. Mas Israel habitou no Egito por apenas 215 anos (a metade de 430) e foi escravizado por, no máximo, 144 anos. Ou poderemos considerar que, quando Abraão foi a Siquém, aos seus 75 anos, JÁ ESTAVA NO EGITO, uma vez que Canaã também pertencia ao país naquela época. E foi exatamente por ocasião da promessa que Abraão foi para lá, ou seja, é a mesma data. Aliás, Abraão também foi ao Egito, propriamente dito, quando tinha uns 75 ou 80 anos (Gn 12.10).

    ResponderExcluir
  5. Brunotaca,deixe de mentir.Mentir é pecado.Servo de deus não deve mentir.Deus não se agrada dos mentirosos.Que coisa feia pum servo de deus.Você não tem vergonha?Os mentirosos vão queimar pra sempre no fogo do inferno.A mentira tem prnas curtas.

    ResponderExcluir
  6. Existe meu querido algo falando sobre livre arbitrio!Perrone vai estudar filho!

    ResponderExcluir
  7. Só porque ele entrou no Egito recem-nascido, nao quer dizer que antes de nascer os hebreus ja eram escravos. Se é pra ser racional aqui esta a resposta.

    ResponderExcluir