domingo, 4 de abril de 2010

Qual a origem do provérbio: "Está Saul entre os profetas?"

A pergunta é bem simples: qual a verdadeira origem do provérbio "está Saul entre os profetas?"

A bíblia fornece duas origens bem diferentes:

Foi quando Saul foi ungido por Samuel, e foi mandado por ele ao sepulcro de Raquel, na terra de Benjamim, para se encontrar com profetas, e profetizar no meio deles:

1 Samuel 10, 1 Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?


1 Samuel 10, 2 Apartando-te hoje de mim, acharás dois homens junto ao sepulcro de Raquel, no termo de Benjamim, em Zelza, os quais te dirão: Acharam-se as jumentas que foste buscar, e eis que já o teu pai deixou o negócio das jumentas, e anda aflito por causa de vós, dizendo: Que farei eu por meu filho?

1 Samuel 10, 3 E quando dali passares mais adiante, e chegares ao carvalho de Tabor, ali te encontrarão três homens, que vão subindo a Deus a Betel; um levando três cabritos, o outro três bolos de pão e o outro um odre de vinho.

1 Samuel 10, 4 E te perguntarão como estás, e te darão dois pães, que tomarás das suas mãos.

1 Samuel 10, 5 Então chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando.

(...)

1 Samuel 10, 9 Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia.

1 Samuel 10, 10 E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles.

1 Samuel 10, 11 E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?

1 Samuel 10, 12 Então um homem dali respondeu, e disse: Pois quem é o pai deles? Pelo que se tornou em provérbio: Está Saul também entre os profetas?

Foi quando Saul perseguia Davi, e mandou mensageiros para que o trouxessem de volta, mas que acabavam profetizando, até que Saul foi pessoalmente buscá-lo, mas ele também acabou profetizando (pelado) por um dia e uma noite:

1 Samuel 19, 18 Assim Davi fugiu e escapou, e foi a Samuel, em Ramá, e lhe participou tudo quanto Saul lhe fizera; e foram, ele e Samuel, e ficaram em Naiote.

1 Samuel 19, 19 E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que Davi está em Naiote, em Ramá.

1 Samuel 19, 20 Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.

1 Samuel 19, 21 E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaram.

1 Samuel 19, 22 Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá.

1 Samuel 19, 23 Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.

1 Samuel 19, 24 E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?

2 comentários:

  1. Isso é tao simples de entender, pensa um pouquinho mais que voce consegui.
    quem sabe a sede de contradizer é tão grande que voce não consegue enxergar o óbvio.

    ResponderExcluir
  2. não há o que explicar é so ler o contexto

    ResponderExcluir