terça-feira, 4 de agosto de 2009

Quantos anos tinha Abraão quando deixou Harã?

75 anos:

Gênesis 12:4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Pelo menos 135 anos:

Gênesis 11:26 Viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã.

Atos 7:4 Então, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Harã. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais.

Gênesis 11:32 E, havendo Tera vivido duzentos e cinco anos ao todo, morreu em Harã.

Se Abraão nasceu quando Tera tinha 70 anos, e só saiu de Harã quando seu pai Tera morreu, e ele morreu com 205 anos, Abraão só poderia ter saído de Harã com pelo menos 135 anos.

13 comentários:

  1. O texto de Gêneses 11:26 diz assim: “Viveu Terá setenta anos e gerou a Abraão,a Naor e a Harã” a partir daí deduz-se que Terá começou a ter filhos aos setenta anos.Não quer dizer que quando fez setenta anos, ele já tinha estes três filhos. Até ai tudo bem, mas o problema é que Abraão é apresentado como sendo o primogênito de Terá,”...e gerou a Abraão...” e sendo assim a bíblia cairia em contradição. Mas, ao fazermos um estudo minucioso não só deste versículo como também de todo o texto, podemos ver que Harã, filho de Terá, morreu quando este ainda estava vivo em Ur dos caldeus, depois disso, seus dois outros filhos assumiram família {visto que normalmente o filho mais velho casava antes de qualquer outro filho} e a esposa de Naor era filha do seu irmão Harã que falecera, e a de Abraão era filha de seu pai (meia-irmã) isto nos dá a conclusão de que Harã era o filho mais velho de Terá, desta forma Abraão seria o segundo ou o terceiro filho de Terá, porém não é possível saber que idade Harã tinha quando morreu, mas era idade suficiente para ser o pai de pelo menos três filhos que já tinham idade o suficiente para se casar, a saber: Ló, Milca, e Iscá. Mas, estudando um pouco mais é possível entender que Naor era mais velho do que Abraão, pois que quando Terá tomou a Abraão e a sua mulher Sarai e a Ló seu neto, Naor não foi com eles, por já ter a sua própria família e muita propriedade a ponto de ficar em Ur dos caldeus, não por ter se casado primeiro, mas, por já ter filhos e muita fazenda. Vemos ainda que Deus chamou a Abraão quando este ainda estava em Ur dos caldeus que ao sair levou a seu pai que já era adiantado em idade até a cidade de Harã onde Terá morreu com 205 anos. Subentende-se assim que Abraão era o terceiro filho de Terá, pois Naor era já muito independente quando o seu pai o deixou.

    ResponderExcluir
  2. O texto de Gêneses 11:26 diz assim: “Viveu Terá setenta anos e gerou a Abraão,a Naor e a Harã” a partir daí deduz-se que Terá começou a ter filhos aos setenta anos.Não quer dizer que quando fez setenta anos, ele já tinha estes três filhos. Até ai tudo bem, mas o problema é que Abraão é apresentado como sendo o primogênito de Terá,”...e gerou a Abraão...” e sendo assim a bíblia cairia em contradição. Mas, ao fazermos um estudo minucioso não só deste versículo como também de todo o texto, podemos ver que Harã, filho de Terá, morreu quando este ainda estava vivo em Ur dos caldeus, depois disso, seus dois outros filhos assumiram família {visto que normalmente o filho mais velho casava antes de qualquer outro filho} e a esposa de Naor era filha do seu irmão Harã que falecera, e a de Abraão era filha de seu pai (meia-irmã) isto nos dá a conclusão de que Harã era o filho mais velho de Terá, desta forma Abraão seria o segundo ou o terceiro filho de Terá, porém não é possível saber que idade Harã tinha quando morreu, mas era idade suficiente para ser o pai de pelo menos três filhos que já tinham idade o suficiente para se casar, a saber: Ló, Milca, e Iscá. Mas, estudando um pouco mais é possível entender que Naor era mais velho do que Abraão, pois que quando Terá tomou a Abraão e a sua mulher Sarai e a Ló seu neto, Naor não foi com eles, por já ter a sua própria família e muita propriedade a ponto de ficar em Ur dos caldeus, não por ter se casado primeiro, mas, por já ter filhos e muita fazenda. Vemos ainda que Deus chamou a Abraão quando este ainda estava em Ur dos caldeus que ao sair levou a seu pai que já era adiantado em idade até a cidade de Harã onde Terá morreu com 205 anos. Subentende-se assim que Abraão era o terceiro filho de Terá, pois Naor era já muito independente quando o seu pai o deixou, ou seja, o tempo de diferença entre Harã (filho mais velho) e Abraão (filho mais Novo) era de aproximadamente 60 anos. Mas Abraão é apresentado como primogênito porque a bíblia foi escrita para os judeus e o pai da nação era quem tinha direito perante o Senhor de primogenitura.

    ResponderExcluir
  3. Caro Jonas,
    A justificativa que você apresenta é uma mera suposição que não encontra nenhuma afirmação na Biblia. Em toda a Biblia a genealogia é apresentada na ordem de nascimento dos descendentes. Mas, tentando corrigir a contradição, você e os demais cristãos, sempre buscam apresentar uma possível quebra dessa prática. Nada, tampouco na Biblia diz que os primogênitos sempre tem que casar primeiro, ou que Naor, irmão de Abrão (com apenas uma vogal "a" pois a outra vogal só seria acrescentada depois, quando Deus resolveu corrigir a esterilidade de Sarai, que passou a chamar-se Sara)tivesse ficado em Ur porque já tinha fazendas, era rico e tinha filhos (onde você foi buscar isso?) e daí você deduz que ele era mais velho que Abrão (que, não esqueça, ainda não tinha filhos porque Sarai era estéril). Ter propriedades e filhos, portanto não é um indicio que Naor fosse mais velho que Abrão. A tese apresentada, portanto, termina querendo ser mais sábia do que a própria Bíblia que não achou necessário ter qualquer observação em seus relatos que indicassem que Abrão fosse o filho caçula de Terá. O que podemos deduzir a partir da forma de apresentação das descendencias na Biblia é que Abrão foi o primogênito, sim, de Terá, sem que fiquemos buscando fazer exercícios de raciocínio. Não deixe, caro Jonas, que a fé o cegue. A contradição existe sim entre Genesis e Atos e não tem como refuta-la com os argumentos apresentados até agora pelos cristãos. Fazer suposições para explicar contradições faz com que a verdade seja menos importante que as possíveis mentiras que usam para justifica-la.
    Parabéns aos criadors do blog pela excelencia dos textos e da apresentação dos mesmos.

    ResponderExcluir
  4. EXPLICAÇÃO:
    Quem disse que Abraão só saiu de Harã depois da morte de Seu pai? Você apenas deduziu isso pela ordem em que a narração aparece na Bíblia. Um erro muito comum do leitor de Gênesis, e que deve ser evitado sempre, é tomar por base de ordem cronológica a ordem em que os fatos aparecem narrados no livro. O único dado confiável é o conteúdo do texto, e não a ordem seqüencial do mesmo. Senão estaremos enganando a nós mesmos e dando liberdade a heresias e mentiras.
    Eis o motivo pelo qual o trecho que fala da morte de Tera aparece antes do texto que narra a partida de Abraão:
    O cap. 11 abre um parêntese para listar os descendentes de Sem, informando as datas de nascimento e de falecimento e cada um. No cap. 12 começa a estória dos patriarcas, começando por Abraão.
    A resposta é: 75 anos.

    ResponderExcluir
  5. Para o Brunotaca:

    Não é com base na cronologia de gênesis que eu deduzi que Abraão só saiu de Harã após a morte de seu pai.

    Quem disse isso? A própria bíblia:

    Atos 7:4 Então, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Harã. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais.

    Eu coloquei esse versículo na postagem, o que mostra que você sequer lê o que pretende responder.

    ResponderExcluir
  6. Para o Paulo:
    Não é anormal que o Gênesis apresente os nomes dos filhos sem estar na ordem de nascimento.
    Por exemplo, dos três filhos de Noé, Cão é o mais novo, apesar de ser citado em segundo lugar: Gn 5.32; 9.18,24. Outro exemplo: Gn 5.3 (Sete não foi o primeiro filho de Adão).

    ResponderExcluir
  7. Queridos,
    A bíblia é por fé... se você não acredita e tem meios (não fatos), para provar o contrario do que nela está escrito, ou até de sua origem,,, ninguém vai tirar isso de você. existe impasses na bíblia que só por fé, ou seja ou você acredita ou você não acredita.Veja só um detalhe pra exemplificar o que quero falar, no lívro de Jonas cap 1 vers 17 e continua no cap 2 isso ai você não é obrigado a aceitar não prezados...Se a bíblia falasse que foi Jonas quem engoliu um peixe daquele,, ai você dava um Pineu na mente.
    Na verdade os Ateus ou os que não dizem crer em Deus, na verdade creem, creem tanto que tentam a vida toda provar que Deus não existe e até hoje não conseguiram.. Vou dexar-lhes um recado que Deus na eternidade vai cobra-lo de mim se não falar-lhes e vai cobrar de vocês se eu falar-lhes. "Se Eu chegar na eternidade e descobrir que vocês estavam certos, Deus que Eu segui a vida toda não está lá, não existe. O que Eu perdi? Tempo! Concordam? Mas vamos que nós estejamos certos e vocês cheguem lá e como nunca acreditaram, mas Ele está lá, oque vocês perderam? Tempo e a vida eterna com Ele! Concordam? Sim tem que concordar ora, não outra opção" Assim é as coisas de Deus ou aceita ou não!
    Mas quero deixar um recado pra vocês. Acreditando ou não, refutando ou não, aceitando ou não a veracidade da Bíblia ou de Deus, TODOS, MAS TODOS, UM DIA VÃO DE COMPARECER DIANTE DELE, E MAIS AINDA VÃO SE CURVAR A ELE, MAIS ALÉM AINDA VÃO CONFESSAR QUE ELE NÃO SÓ EXISTE COMO É SENHOR DOS SENHORES E SANTO DOS SANTOS...
    Ainda que continuem partindo Jesus, cada pedacinho continua amando vocês...
    Atenciosamente e com Carinho viu!

    ResponderExcluir
  8. "Na verdade os Ateus ou os que não dizem crer em Deus, na verdade creem, creem tanto que tentam a vida toda provar que Deus não existe e até hoje não conseguiram.."

    Primeiro, não, ateus não acreditam em deuses, se discute religião unicamente por ser uma coisa muito influente em nossa sociedade, e por isso, é bom mostrar as pessoas que os dogmas religiosos, não só não fazem sentido, como muitos deles são imorais.

    Por isso não se ve pessoas mostrando as falhas daqueles que acreditam que a Terra é plana, porque eles são poucos, e tem um impacto quase nulo na nossa sociedade.

    Mais uma coisa, é impossivel se provar que algo não existe se esse algo, não possuir falseabilidade. O deuses, não só não possuem falseabilidade, como tambem não possuem nenhuma evidencia que demonstre a sua existencia, ou seja, não só é um argumento desonesto, por inverter o onus da prova, como tambem não tem nada para mostrar que se esta certo.

    "Se Eu chegar na eternidade e..."

    Fala sério...aposta de Pascal...é o melhor que o seu deus pode fazer?

    Aqui vai a grande falha desse argumento, Pascal só considerou a existencia do deus cristão, ou seja, existem milhares de outros deuses com seus repectivos infernos para o qual você pode ir sendo cristão, então faça as contas, alguns milhares de deuses, e você pode escolher um so, pronto, você tem uma chance milhares de vezes maior de ir para algum inferno, e eu prefiro não acreditar em nenhum, pois para mim, nenhum deles existe...

    Tambem, quem disse que não se perde nada por acreditar? Perdesse faculdades mentais, visto que quando se acredita sem nenhum bom motivo, logo, não se tem nenhum tipo de filtro para diferenciar fantasia de realidade, tendo casos de mães matando seus filhos, homens bombas,etc.

    Perdesse liberdade, muitos mandamentos ensinam a obedecer cegamente, mesmo que a ordem seja algo imoral...

    Perdesse conhecimento, ha tantos casos na historia onde ciencia foi retardada por dogmas religiosos, que seria impossivel numerar todos.

    Perdesse respeito e paz, visto que as religiões ensinam as pessoas que elas são melhores que seus proximos, simplesmente por acreditar. Tambem se ensina o odio, dizendo que aqueles que não se encaixam no esteriotipo de "fiel", é uma abominação que merece a morte.

    "Ainda que continuem partindo Jesus, cada pedacinho continua amando vocês..."

    "Ele ama vocês, mas se não se converterem antes de morrer, ele vai te torturar por toda eternidade..."

    Muito amor...

    ResponderExcluir
  9. Amigos, a bíblia, quando falamos de sua inerrância, é preciso considerar a natureza de seus livros. Para a suposta contradição, vale lembrar que Gênesis é uma narrativa, sem se preocupar tanto com a precisão de datas, agora Atos é um livro histórico, por isso tem o cuidado desse registro, dando uma especial atenção a esses detalhes,

    grato.

    ResponderExcluir
  10. meu noem é sergio sena, é que não sei preencher url

    ResponderExcluir
  11. meu email é sergiodasilvasena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Abraão tinha 75 anos quando partiu de Harã. Embora fosse usual listar os nomes dos
    filhos do mais velho para o mais novo, esta prática nem sempre era obedecida. Gênesis 11:26 não
    diz que Terá tinha 70 anos quando Abraão nasceu. Antes, afirma que Terá viveu até os seus 70 anos
    sem ter filho algum, e então teve três filhos: Abraão, Naor e Harã. Possivelmente Harã tenha sido o
    filho mais velho de Terá, o que parece indicado pelo fato de que ele foi o primeiro a morrer (Gn
    11:28). Naor foi provavelmente o filho do meio e Abraão, o caçula. Abraão foi apresentado em
    primeiro lugar porque ele foi o filho mais importante de Terá. Como Abraão tinha 75 anos de idade
    quando partiu de Harã, isso quer dizer que Terá estava com 130 anos quando Abraão nasceu.

    ResponderExcluir
  13. Ivone Chagas disse...
    Eu agradeço a Deus pelas suposições e respostas e debates colocados aqui, pois eu estava com dúvida se havia, ou não, erro de interpretação do texto de At 7:4 (Abrão só ter saído de Harã após a morte de Tera).
    Bem, amados, para mim, a dúvida se desfez, e muito, graças a vcs:

    O relato todo de Gn 5 sempre segue esta mesma forma: "Cainã viveu 70 anos e gerou a Maalalel" (v 12)então, compreendemos que Cainã foi pai só aos 70 anos.
    De igual modo, Se Abrão sai aos 75 anos de Harã (Gn 12:4) e seu pai morre aí, aos 205 (At 7:4), Tera teve Abrão aos seus 130 anos, pois Gn 11:26 diz"Viveu Tera 70 anos e gerou"..." - sabemos que Abrão foi o seu caçula, embora posto em primeiro lugar, pela sua ordem de importância na história.
    Espero ter contribuído como vcs o fizeram a mim.
    Ivone Chagas

    ResponderExcluir