terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A circuncisão é necessária?

Sim, é uma aliança perpétua feita por deus:

Gênesis 17, 7 E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

(...)

Gênesis 17, 10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.

Gênesis 17, 11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.

Não, ela é inútil:

Gálatas 5, 2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.

Então, segundo o Antigo Testamento, o pedaço de pele do pinto precisa ser arrancado fora. Mas, segundo Paulo, deus muda de opinião depois de virar Jesus, e diz que a circuncisão não vale mais para nada:

Então, a aliança perpétua de deus era mentira, falsa, irreal.

Paulo ainda deixa claro que aqueles cristãos que se deixam circuncizar estão fazendo isso apenas para agradar os homens, para não serem perseguidos pelos judeus:

Gálatas 6, 12 Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.

Tudo muito lindo, Paulo.

Mas então, me explique por que você circuncidou Timóteo para evitar a perseguição dos judeus, hein??

Atos dos Apóstolos 16, 1 E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;

(...)

Atos dos Apóstolos 16, 3 Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

Mais um capítulo da série: Paulo - o hipócrita.

Um comentário:

  1. RESPOSTA: circuncisão era uma aliança feita com Abraão, que também se tornou parte da lei de Moisés (Levítico 12:3). Assim, era necessária a circuncisão para Abraão, e para seus descendentes que seguiram a nação de Israel. No entanto, quando o Cristo veio, a lei de Moisés seria removido (Colossenses 2:14, Hebreus 8:6-13) e uma nova aliança estabelecida por meio de Cristo. 
    Observe o contexto da declaração de Paulo: "Permanecei firmes, portanto, a liberdade pela qual Cristo nos libertou, e não ser enredado novamente com um jugo de escravidão. Na verdade, eu, Paulo, vos digo que Se você se circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E eu de novo protesto a todo homem que se circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Você tornou-se distante de Cristo, que tentam ser justificados pela lei, você tem caído em desgraça ". (Gálatas 5:1-4) 
    Nos dias de Paulo, havia cristãos que se converteram de ensinar judaísmo que os gentios devem ser circuncidado segundo a lei de Moisés (Atos 15:1-5). O apóstolo justamente contra isso, como esses homens estavam tentando vincular uma lei que o cristão não está sujeito a (Atos 15:10-11). 
    Circuncisão em uma época era absolutamente necessário estar em uma relação de aliança com Deus, porém, com a vinda de Cristo, é necessidade já passou. 
    Não há nenhuma contradição. Leia a Bíblia,ela não falha.

    ResponderExcluir