sábado, 10 de abril de 2010

Ratzinger e o crime de acobertamento

Foi divulgada na internet a carta na qual o então cardeal Ratzinger escreveu ao bispo John S. Cummins, dizendo que não estava a favor do afastamento do padre pedófilo Stephen Miller Kiesle, que abusou sexualmente de centenas de crianças, para não abalar a imagem da igreja.

Graças a essa omissão o padre permaneceu por mais seis anos molestando crianças, até ser afastado em 1987, e finalmente preso, somente em 2004.

Vemos aqui quais são as prioridades da igreja: a sua imagem, e não as vidas das crianças que foram sistematicamente arruinadas.

É triste ver como existem pessoas que ainda defendem essa instituição.

Se eu soubesse que meu vizinho é pedófilo, e mesmo sabendo que ele abusa constantemente de crianças ainda assim não informasse a ninguém, não o denunciasse, eu deveria ser preso por conivência e cumplicidade, e com razão.

Mas, para os católicos, o clero parece ter uma espécie de imunidade sobrenatural, no qual jamais precisam se responsabilizar pelos seus atos.

É vergonhoso isso.

Segue abaixo a íntegra da carta:

Excelente Bispo


Tendo recebido a sua carta de 13 de setembro deste ano, em relação à questão da remoção de todos os cargos sacerdotais do Rev. Stephen Miller Kiesle na sua diocese, que é meu dever de compartilhar com vocês o seguinte:

Este tribunal, embora considera os argumentos apresentados em favor do afastamento, neste caso, ser de importância grave, no entanto, considera necessário considerar o bem da Igreja Universal, juntamente com a do requerente, e também é incapaz de prever o que a concessão de dispensa pode provocar à comunidade dos fiéis, especialmente em relação à jovem idade do requerente.

É necessário que esta Congregação para apresentar os incidentes deste tipo de consideração muito cuidadosa, o que exige um longo período de tempo.

Entretanto Vossa Excelência não pode deixar de fornecer ao requerente com tanto cuidado paternal possível, além de explicar a razão do mesmo deste tribunal, que está acostumado a seguir mantendo o bem comum, especialmente diante dos seus olhos.

Permitam-me aproveitar esta ocasião para expressar os sentimentos da mais alta consideração sempre com você.

Sua mais Excelência, o Reverendo

Cardeal Joseph Ratzinger

4 comentários:

  1. esse cardeal ratzinger...,...

    ResponderExcluir
  2. e hoje ele é ex papa, que pena que demorou para renunciar, que pena mesmo...

    ResponderExcluir
  3. se tivesse seguido o conselho, de leonardo boff, e tivesse renunciado a mais tempo, o cristianismo e o catolicismo, não teriam tido tanto prejuizo, mas agora acho que é um pouco tarde mas antes tarde do que nunca, e o atual papa que na argentina, pelo que parece apoiou a ditadura..., mas isso não é novidade, leia sobre a segunda guerra mundial e entenderás, o apoio aos nazistas..., que vergonha...

    ResponderExcluir
  4. ratzinger, é um segmento da inquisição, ainda bem que já foi né,... pelo menos esperamos que o seu reinado de desmandos já findou, a musica diz ter fé mas fé em que?...fraternidade e basta...

    ResponderExcluir