Deus começa o livro de Jonas com sua raiva costumeira, e querendo destruir as pessoas. Até aqui, tudo normal.
Jonas 1:1 Certo dia, o SENHOR Deus disse a Jonas, filho de Amitai:
Jonas 1:2 Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos.
Jonas não quis fazer o que foi mandado, então o sabidão pegou um barco para fugir de deus!
Jonas 1:3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
Deus ficou puto com isso, e criou um vento que quase partiu o navio ao meio:
Jonas 1:4 No entanto, Deus mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo de se partir ao meio.
Deus quando fica zangado tem dessas coisas. Quer matar as pessoas, não importa se são inocentes ou não. No meio da confusão, Jonas confessa aos marinheiros que estava fugindo de Deus, e dá a idéia de que era para jogá-lo no mar:
Jonas 1:12 Jonas respondeu: - Vocês me peguem e joguem no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês.
Eles ainda não quiseram, mas como a tempestade aumentou cada vez mais, aceitaram,e a tempestade se acalmou:
Jonas 1:15 Em seguida, os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou.
Pois é, mais um exemplo de que Javé tem o temperamento de uma criança de 6 anos de idade...
Aí vem a parte que todos nós conhecemos, Deus mandou um peixe engolir Jonas (apesar de Jesus ter dito que era uma baleia... sabe, ele ainda não conhecia a taxonomia atual, coitado)
Jonas 1:17 O SENHOR ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.
Jonas ainda orou para Deus, em meio aos sucos gástricos do estômago do peixe... Pois é, os crentes ainda acreditam que essa fábula realmente aconteceu...
Continuando, Deus dá uma ordem ao peixe para vomitá-lo na praia. Jonas devia ser meio indigesto...
Jonas 2:10 Então o SENHOR deu ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia.
E deu a ordem novamente para avisar a Nínive que ela ia ser destruída:
Jonas 3:2 Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.
Vemos pela pregação de Jonas que as coisas não mudaram muito: até os dias de hoje, o melhor método de convencimento das igrejas é a ameaça:
Jonas 3:4 Jonas entrou na cidade, andou um dia inteiro e então começou a anunciar: Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!
Pregação muito boa essa, pois os crédulos habitantes de Nínive acreditaram, e se arrependeram (segundo a própria bíblia, nada menos que 120.000 mil homens, que iam ser destruídos por Deus!!).
Isso fez Deus arrepender-se do que ia fazer (mais uma contradição) e tornou Jonas um falso profeta.
Jonas 3:10 Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.
Jonas, é claro, não gostou de ficar com a fama de mentiroso:
Jonas 4:1 Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.
Jonas 4:2 E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Jonas 4:3 Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
Agora, o maior nonsense, a maior contradição, o maior absurdo de todos:
Deus censura Jonas por ele ter ficado brabo, dizendo que há pessoas inocentes em Nínive:
Jonas 4:11 Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil pessoas e também muitos animais!
Sendo que no dia anterior Deus não estava nem um pouco preocupado em virar um navio no mar cheio de pessoas inocentes, por causa de Jonas!
E sendo que alguns momentos atrás ele ia destruir a cidade inteira, com crianças inocentes nela!
Ou seja, se ele existisse, o Deus Jeová não passaria de uma entidade com sérios problemas comportamentais, instável, nem um pouco digno de confiança, e que gosta de fazer sádicos joguinhos mentais com as pessoas! Camisa de força seria pouco para ele!