Vemos a intransigência e a insanidade do deus bíblico Jeová quando ordena que se matem pessoas que simplesmente recolham lenha no sábado:
Números 15, 32 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
Números 15, 33 E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.
Números 15, 34 E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
Números 15, 35 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.
Números 15, 36 Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.
Provavelmente ele apenas queria aquecer sua família ou preparar um pouco de comida. Que mal há nisso?
Gostaria de saber também como ainda existem adventistas no mundo, e como eles não se matam uns aos outros por causa dessa lei, e a única resposta que me vem na cabeça é que eles são hipócritas o suficiente para cumprirem apenas a ordem, mas não a pena.
Vale lembrar que alguns judeus ortodoxos vão ainda mais além.
Para eles, acender qualquer tipo de fogo, ainda que seja uma faísca, é proibido, o que os impede de ligar um carro e de usar a maioria dos eletrodomésticos no sábado. Também não podem nem sequer apertar um botão, de modo que não podem usar telefones, elevadores e computadores. Nem acender uma luz não podem. Quem viu o documentário Religulous sabe disso.