quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os dois relatos contraditórios da Criação

Poucas pessoas percebem isso, mas a bíblia descreve dois relatos da criação. Quando ela termina um, ela simplesmente começa de novo a contar outra história!

E não é o caso que costumam dizer que uma história complemente a outra, porque ambas são bem diferentes e contraditórias.

Por exemplo...

No primeiro relato:

As plantas foram criadas antes do homem (Gênesis 1,11-13, no terceiro dia. O homem foi criado em Gênesis 1, 26, no sexto dia)

No segundo relato:

As plantas foram criadas depois do homem (O homem foi criado em Gênesis 2, 7. As plantas surgiram em Gênesis 2, 9)


No primeiro relato:

Os animais foram criados antes do homem (Gênesis 1, 25-26)

No segundo relato:

Os animais foram criados depois do homem (Gênesis 2, 18-19)


No primeiro relato:

Homem e mulher foram criados juntos (Gênesis 1, 27, primeiro os animais, depois o homem e a mulher juntos)

No segundo relato:

A mulher foi criada só depois (Gênesis 2, 20-21, primeiro o homem, depois os animais, depois a mulher)


No primeiro relato:

A criação durou sete dias (Gênesis 2, 3)

No segundo relato:

A criação durou apenas um dia (Gênesis 2, 4)


No primeiro relato:

As aves foram criadas das águas (Gênesis 1, 20-21)

No segundo relato:

As aves foram criadas da terra (Gênesis 2:19)


A bíblia relata duas histórias divergentes sobre a criação. Qualquer estudioso concorda com isso. Provavelmente foram duas historias populares que acabaram se fundindo, gerando essas contradições.

27 comentários:

  1. CARA, MAS VC É BURRO MESMO.
    Agora eu acabei de crer,vc não conhece patavina mesmo de BIBLIA.
    Até a minha filhinha de 13 anos,se lêsse esse texto ela ia entender.
    Talvez um outro dia eu te explique com mais detalhes sobre esse texto que relata a criação,não hoje, porque tô um pouco cansado,e não tô com paciência pra ensinar o BEBEZINHO aí.

    Mas uma coisa eu posso te dizer e se vc for pelo menos um POUQUINHO INTELIGENTE, MAS MUITO POUQUINHO,vc vai perceber que o segundo relato DA CRIAÇÃO ( Gn 2:4 até Gn2:25 ) não CONTRADIZ o primeiro que é de Gn( 1:1 até Gn 2:3 ).

    Ele explica com maiores detalhes a criação do homem e da mulher, o meio ambiente deles e o seu período probatório ( ou seja:o seu período de prova ).
    O cap. 2 apresenta os detalhes por assuntos,ao passo que o Cap 1 dá a ordem CRONOLÓGICA.

    Meu Amigo...como vc é BURRO.

    Como que vc consegue achar contradições do texo que fala do mesmo assunto só que de formas diferentes.

    Vc tá perdendo pra criançinhas de 10 (dez) anos.

    Eu te do um conselho :

    DÁ UMA LIDINHA DE NOVO NOS CAP 1 E 2 DE GEN.
    E por favor,para de falar tanta besteira...

    hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Você fala dos "crentes" mas deve ser um "crente" também,não é possivel.Só os "crentes" são assim,negligentes com a interpretação correta das escrituras.

    Mas se você fosse crente de verdade,aqueles sem "",entenderia a Bíblia corretamente.

    ResponderExcluir
  3. posta os textos que só a referência dá preguiça.
    Onde ta na bíblia que tudo está na ordem cronológica de criação?

    ResponderExcluir
  4. ^
    |

    Huahuahuha, os representantes de deus já foram melhores! :D

    ResponderExcluir
  5. EXPLICAÇÃO:
    Os dois primeiros capítulos da Bíblia, na sua integridade, descrevem como foram os 6 dias da criação. Todos os versículos de Gn 2 nada mais são do que uma explicação do que ocorreu dentro dos seis dias da criação. É o versículo 4 que nos garante isso.
    O segundo capítulo não relata fatos posteriores aos do capítulo 1. Trata dos mesmos acontecimentos, porém, com mais detalhes, como declara Gn 2.4.
    Eva também foi criada no 6º dia, pois todo o segundo capítulo se refere aos 6 dias.
    Como primeira prova disso, observe que, no segundo capítulo repete um acontecimento que, comprovadamente, aconteceu no 6º dia: a formação do homem. Veja que o verso 4 do diz claramente que o texto seguinte é um complemento da narração dos 6 dias.
    Outra prova que Eva foi criada no sexto dia: Gn 1.27. Veja também os versículos 28, 29 e 30 (são a bênção e as promessas de Deus, no plural, para ambos, no sexto dia), sendo que o sexto dia só termina no verso 31.
    Considerações:
    O Éden certamente foi criado antes de Eva: Gn 2. O verbo está no singular: Gn 2.15-18.
    O Éden certamente foi criado dentro dos seis dias. Porque toda a criação está compreendida nesse período.
    O Éden provavelmente foi criado depois de Adão, O QUE NÃO QUER DIZER QUE TODA A VEGETAÇÃO DA TERRA TAMBÉM O FOI.

    CRIAÇÃO

    1o dia
    Os céus.
    A terra.
    As águas.
    A luz.
    A separação entre a luz e as trevas (dias e noites).

    2o dia
    A separação entre as águas dos céus e as águas da terra (formando as nuvens e os oceanos).

    3o dia
    A separação entre as águas da terra e a parte seca.
    As chuvas.
    Os vegetais.

    4o dia
    Os astros celestes.

    5o dia
    Os seres aquáticos.
    As aves.

    6o dia
    Os seres terrestres.
    O homem.
    A mulher.

    ResponderExcluir
  6. Te aconselho meu caro dono deste site a comprar o livro: ENCICLOPEDIA MANUAL POPULAR DE DUVIDAS, ENIGMES E, CONTRADICOES DE BIBLIA de Norman Geisler e Thomas Howe, ai ninguem fica perdendo muito tempo em te responder.

    ResponderExcluir
  7. Vejam só os elementos da "criação de deus".

    Os céus, a terra, as águas, a luz, as nuvens, os oceanos, a chuva, os vegetais, as estrelas, os peixes, as aves, os animais terrestres, o homem e a mulher.

    Interessante, né?

    Não sei se vocês pereceberam, mas todos estes elementos são apenas coisas que os antigos e ignorantes escritores da bíblia viam e conheciam.

    Notem que eles generalizaram os corpos celestes como estrelas. Porém nem todos os astros são estrelas. Entretanto tudo que eles viam no espaço eram o sol, a lua e as estrelas.

    Além disso, todos os astros citados parecem ter uma função específica, por exemplo, o sol para ilumar o dia, a lua e as estrelas para iluminarem a noite. Mas qual seria a função de Júpiter (que tem 1300 vezes o tamanho da Terra)? E qual é a função de Saturno com seu imensos anéis?

    Sabem por que os homens que escreveram a bíblia não falam sobre issso? Por que eles desconheciam estes planetas, que simplesmente por estarem muito distante de nós, foram confundidos com estrelas.

    Os escritores da bíblia, também por desconhecerem, não fizeram nenhuma refrência aos sere microscópicos, tais como, os vírus, as bactérias, os bacilos, amebas, etc.

    Muitos destes seres vivos (desconhecidos da bíblia) são de suma importância à sobrevivência humana e, portanto, não deveriam ter sido desprezados. Mas os escritores, por não vê-los, acharam que não existiam.

    Os ignorantes escritores da bíblia não falaram nada sobre os raios gama, ultra violeta, raios X, as microondas e o ultrassom por que não sabiam que existiam.

    Faça uma análise racional! Você não acha que todas estas coisas, pela importância que têm, constariam da bíblia se ela fosse escrita nos dias de hoje?

    Se todas estas coisas, sendo tão importantes, não constam da bíblia simplesmente porque os homens da época não as viam, nos leva a crer que ela (a bíblia) não foi inspirada por um deus que as tenha criado.

    MILSON

    ResponderExcluir
  8. Só mais um pequeno detalhe.

    A citação da palavra MARES (mar, no plural), mencionada no caítulo 10 do livro de Gênesis, me faz ficar intrigado - Será que aqueles escritores tapados do Antigo Testamento tinham ciência da existência de outros mares e oceanos?

    Desconfiado, começei a pesquisar. E, realmente, em muitas traduções e versões, tanto em português quanto em alguns outros idiomas, a palravra mar está realmente no plural.

    Porém, na versão católica, que não é de se desprezar, visto que a Igreja Católica detém um grande número de textos originais (ou supostamente originais)da bíblia, a palavra mar está no singular.

    Aonde quero chegar? Quero chegar à conclusão que, se a palavra mar nos originais da bíblia estiver no singular e foi posta no plural pelos tradutores, indica uma tentativa de adequar os textos arcaicos ao conhecimento atual da existência de outros mares.

    Parecer tolice, mas não é. A palavra terra, por exemplo, escrita com letra minúscula no início, indica uma região. Porém, se iniciada com letra maiúcscula, refere-se ao nosso planeta.

    Na bíblia, em todas as versões e traduções, a palavra terra deveria ser escrita com inicial minúscula, pois, como os escritores não tinham ciência que habitávamos um planeta, não se referiram, em parte alguma da bíblia, à terra como planeta.

    Mas a ilusão que muitos leitores da bíblia têm, ao lerem Gênesis 1 (No princípio criou Deus os céus e a terra.), é de que se trata da criação do planeta Terra, e não de uma EXPANSÃO de terra.

    MILSON

    ResponderExcluir
  9. o meu Pai... porque na divisão de cérebros ficaram alguns de fora... uma simples interpretação se torna uma diarréia mental... leia com atenção a Bíblia, nem tudo nela é de difícil entendimento.

    ResponderExcluir
  10. Livros que explicam ou refutam contradições bíblicas não são confiáveis,pois geralmente são excritos por religiosos cristãos,sempre inventando desculpas esfarrapadas.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho muito suspeito um relato,ser uma explicação mais detalhada do outro,pois,porquê não foi tudo explicado nos mínímos detalhes em apenas um.Que coisa mais desnescessária.Um único relato poderia ter explicado tudo nos mínimos detalhes sem precisar ser complementado por outro.
    Pra mim isso está me cheirando a desculpa esfarrapada.

    ResponderExcluir
  12. quando os erros e dúvidas são expostos,os fanáticos ficam nervosinhos.

    ResponderExcluir
  13. Imbecis os crentes que criticaram as contradições. Vão ler um livro de biologia, estúpidos! Estudem genética, Darwin, geologia, paleontologia antes de dar graças a um deus que nem existe.

    ResponderExcluir
  14. meu Deus eu nao estou vendi isso!! Como alguem pode dizer isso?

    1: as plantas foram sim criadas antes do homem, o segundo relato serve para descrever o Éden ou para falar da árvore do conhecimento, nesse versiculo esta escrito que Deus criou as árvores mas não que criou antes, serve para dizer que havia árvore boa e má, imagine se ele colocasse isso na primeira vez quando nao havia ser humano na Terra? Vc quer omitir muitas coisas pq alguns versiculos antes esta escrito que nao havia homem sobre a Terra.

    2: não diz que os animais vieram depois dos homens, mas diz q havendo criado os animais troxe ao homem, de toda forma ele criou e trouxe ao homem, e foi obviamente depois de ter criado os animais, por isso "havendo criado".

    3: Não diz que criou juntos, mas que criou macho e fêmea.

    4: Quando ele diz no dia em que foram criados, nao quer dizer que foi somente em um dia, mas que foi no dia em que se concluiu.

    5: Se vc respeitasse sinais de pontuação, vírgula etc entenderia melhor, e veria que ele nao diz que as aves vieram da agua.

    na verdade qualquer estudiso de verdade veria que tudo isso q vc disse é tudo baboseira.

    ResponderExcluir
  15. Não,qualquer estudioso diria que é uma baboseira crer em algo baseado em "fé"

    ResponderExcluir
  16. aqueles que criticam a biblia que é a mesma que fala sobre cura fisica atraves da fé será que nao viram as curas nos tempos biblicos e as curas hoje.em uma igreja que fui foi falado que minha mulher engravidaria mesmo sem a possibilidade de acordo com a medicina, mas o Deus da biblia que mandou aquela pessoa falar e ainda disse qie iria ser um menino, bem meu filho esta aqui ao meu lado. entre fé em Deus e acreditar em homens bem eu escolho a cada dia e a cada prova de fé e mudanca de vida corrobora para aumentar minha fé. muito obrigado pelo respeito com que seus topicos sao postados, hoje em dia pessoas que tem respeito pela forma como outros encaram pontos de vista e opiniao sao raras. obrigado.
    EDSON SOUZA

    ResponderExcluir
  17.  Edson!

    Reamente, não vimos as curas narradas na bíblia, mas você também não as viu; ninguém viu. Não existem provas que elas de fato aconteceram. Os cristãos só acreditam nelas porque são induzidos a isso.

    Se a sua esposa engravidou, é porque havia a possibilidade (mesmo que mínima) de isso acontecer.
    Os médicos dão seus diagnósticos de acordo com o que veem nos exames, mas exames às vezes falham.

    Mesmo que ela (a sua esposa) não tivesse engravidado, você certamente não duvidaria das palavras de consolo que o pastor teria falado, e continuaria esperando até hoje. Assim como continua esperando uma suposta volta de Jesus.

    Quanto ao pastor ter falado que a criança seria um menino, acredito que tudo  não passe de uma mera coincidência. A chance de ele acertar seria muito grande, cinquenta por cento.
    Nós temos a mesma chance de acertar qual face da moeda cai virada para cima quando apostamos em um jogo de cara ou coroa. O fatos de acertamos não significa que temos algum dom sobrenatural.

    ResponderExcluir
  18. SÓ UMA MENTE, CAUTERIZADA, TENDENCIOSA, E MALIGNA, PARA INTERPRETAR, DESTA MANEIRA. NÃO HA CONTRADIÇÃO EM NADA, PRIMEIRO FAZ-SE UM COMENTÁRIO, RESUMIDO, SINTETIZADO, GLOBAL, SINÉDOQUE, E DEPOIS COLOCADO DE UMA FORMA. ANALÍTICA, EM DETALHES. PURA FALTA DE HERMENÊUTIKA.

    ResponderExcluir
  19. E QUELE QUE CRITICAM A FÉ DOS CRISTÃOS SÃO MENOS CONFIAVEIS AINDA. POIS SÃO ANTICRSTÃOS..

    ResponderExcluir
  20.  Não , porque fé não é nenhuma virtude, fé é acreditar em algo sem evidências, a desculpa que as pessoas usam para acreditar em algo quando não se tem nada de sunstância para apoiar suas alegações.

    Sem falar que a sua afirmação é totalmente preconceituosa, pois o fato de alguem ser contra fé, não quer dizer que lhe falta carater, e sim que ela entende porque fé não funciona como forma de buscar a verdade, pois alem de não possuir  evidências, é impossivel de ser testada.

    ResponderExcluir
  21. Você,como convém à um ateu,é educado,gentil e paciente.Mas,fala sério,que perda de tempo,né...O crente,preguiçoso e ao mesmo tempo incrédulo,já que continua esmolando uma coisa que lhe foi prometida desde a suposta criação,jamais irá aceitar que o pastor é um super dotado por seu deusinho chué,e que,biduzão como convém à um sacerdote,dispensou ao ultrason,os exames que poderiam indicar o sexo da criança e chutou!!Não deu outra,ganhou mais um doador de dízimo!!

    ResponderExcluir
  22. DARWIN? ANTES DE MORRER ELE DISSE: ESQUEÇA TUDO QUE FIZ... DANDO A INTENDER QUE EXISTE UM DEUS...TODO SER VIVO SÓ PODE VIM DE OUTRO SER VIVO...

    ResponderExcluir
  23. o sabe tudo, então pede pra ciência explicar como nascemos! crianças ou ja nascemos adultos? si fosse crianças como sobreviveriam? viemos dos aminoacidos dos cometas? kkkkkkk...tem idiotas que acreditam na NASA. LEIA BEM ( TODO SER VIVO SÓ PODE VIM DE OUTRO SER VIVO ) ou aminoacidos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  24. O alienado acredita em uma lenda da criação feita para crianças e ainda tem coragem de chamar os outos de burro.vai entender esses fundamentalistas.Por isso tem tanto pastor rico kkkkk : )

    ResponderExcluir
  25. A sua mente por outro lado deve estar com uma hemorragia,só assim para acreditar em contos de fadas Bíblicos.E que bondade se pode achar em uma mente que acredita que 99% da humanidade vai para o inferno.Enquanto burros alienados e interesseiros vão para o céu,só porque tem medo de um Deus de faz de conta.

    ResponderExcluir
  26. então 1 terço da terra é totalmente retardada e todas as outras pessoas que acreditam no budismo, espiritismo e muitas outras religiões também seriam?

    será que só 2% da população MUNDIAL está certa?

    fica aqui minha pergunta

    ResponderExcluir
  27. Falacia de popularidade, o numero de pessoas que acredita ou não em
    algo, não tem qualquer relevancia para a veracidade daquele algo.

    Se
    espera que a pessoa defendendo sua religião seja honesta, e não use
    falacias em seus argumentos, pois é isso que se espera de alguem
    inteligente e honesto.

    ResponderExcluir