segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Deturpações proféticas em Mateus II - Jeremias ou Zacarias?

Mateus alega que a traição de Judas por trinta moedas de prata foi predita pelo profeta Jeremias:

Mateus 27, 9 Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,

Mas não existe tal profecia em Jeremias. O que existe de mais próximo nos profetas é Zacarias, e ainda assim seria uma deturpação, pois não é nem uma profecia, nem fala do messias, nem de traição nenhuma.

Zacarias 11,11 E foi desfeito naquele dia; e assim conheceram os pobres do rebanho, que me respeitavam, que isto era palavra do SENHOR.

Zacarias 11,12 Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.

Vai saber se o escritor de Mateus se enganou ou deturpou. O que importa é que a bíblia inerrante errou mais uma vez. :D

6 comentários:

  1. Não vai haver nenhum dilúvio de fogo, amigo. Não se preocupe.

    ResponderExcluir
  2. a profecia de Mt 27:9 Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,, diz que esta profecia se refere a Zc 11:12-13 Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O SENHOR, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do SENHOR.

    Diz que nas cópias semítas não aparece o nome do profeta e que segundo a tradução semíta fica: Então se realizou o que vaticinara o profeta: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,

    Ou seja, não tem o nome do profeta nas cópias semitas.

    ResponderExcluir
  3. Porém, mesmo que o nome Jeremias estivesse nas cópias semítas, Gleason Archer argumenta o seguinte:

    "O caso é que a citação como aparece em Mateus enfatiza a requisição do terreno. A passagem de Zacarias nada diz a respeito de comprar-se uma propriedade; na verdade, nem sequer menciona um campo. Todavia, ao voltar-se para Jeremias 32:6-9, encontramos o profeta adquirindo um campo em Anatote.

    Outros textos de Jeremias que falam disso são: 18:2; 19:2; 19:11. Parece, portanto, que o ato de Zacarias atirar o dinheiro ao oleiro ocorreu na época das ações simbólicas de Jeremias. No entanto, só esse menciona o "campo" do Oleiro - que é o principal elemento da citação de Mateus. Portanto, o evangelista está combinando e resumindo elementos do simbolismo profético tanto de Zacarias como de Jeremias. Todavia, visto ser o profeta das lágrimas o mais preeminente dos dois, ele menciona o nome de Jeremias por sua preferência, não citando o de Zacarias".

    Fonte: "Enciclopédia de Temas Bíblicos", ed. Vida, pg.292.

    o fato de nas cópias semítas não haver o nome do profeta. Pois, caso Mateus tenha sido escrito em língua semíta, a "contradição" então desaparece totalmente!

    ResponderExcluir
  4. Dilúvio de fogo...isso é caso de internação!
    É por isso que eu considero crente fanático como um doente mental, uma esquizofrenia voluntária.
    Tem tratamento para isso colega, procure um psiquiatra.

    ResponderExcluir
  5. A que Bíblia vc se refere, cabeção?
    Você não se preocupou em pesquisa-lo, apenas viu este probleminha na Bíblia. Agora você está querendo criar polêmica sem antes pesquisar. Isto se chama hipocrisia.
     

    ResponderExcluir
  6. É claro que vc segue alguém, já sei até quem, pois se está tão incomodado é porque trabalha para o outro lado, talvez não anda recebendo o prometido, agora não chora, pois a escolha foi sua...

    ResponderExcluir