segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

É permitido mentir?

Não:

Êxodo 20, 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não:

Levítico 19, 11 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;

Não:

Provérbios 12, 22 Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR,

Não:

Colossenses 3, 9 Não mintais uns aos outros,

Sim, se for para matar a fome, como Davi fez:

1 Samuel 21, 2 E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio, pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei; quanto aos moços, apontei-lhes tal e tal lugar.

1 Samuel 21,3 Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar.

(Davi não estava a serviço de Saul, e sim fugindo dele. Ele não apenas mentiu, mas comeu um "pão sagrado" que só os levitas podiam comer).

Sim, se for para proteger espiões do exército de Deus:

Tiago 2, 25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

Sim, se Deus tiver enviado um "espírito mentiroso" para cima de você:

1 Reis 22, 20 E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.

1 Reis 22, 21 Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?

1 Reis 22, 22 E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.

Sim, se você for um profeta:

2 Reis 8, 10 E Eliseu lhe disse: Vai, e dize-lhe: Certamente viverás. Porém, o SENHOR me tem mostrado que certamente morrerá.

(Taí a explicação de porquê os "profetas" de hoje mentem tanto...)

Um comentário:

  1. COMO JA RESPONDI ANTERIORMENTE = TUDO Q FOR EM PROL DE SEUS SEGUIDORES E PARA EDIFICAÇÃO = SIM = DEUS TB TEM ESTRATEGIAS PARA NOS PROTEGER E GUARDAR

    ResponderExcluir