sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O que disse a voz no batismo de Jesus?

Quando Jesus é batizado, os céus se abrem, e o espírito santo desce do céu em forma de pomba, e uma voz é escutada. Mas o que ela diz? Mateus, Marcos e Lucas discordam entre si.

"Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo":  

Mateus,3:16Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.
Mateus,3:17E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Essa voz parece estar falando para as pessoas ao redor de Jesus, ou possivelmente a João Batista, informando a eles quem Jesus é na verdade. No entanto, Marcos fala de outra forma:

"Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo":

Marcos,1:10Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele.
Marcos,1:11Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

Nesse caso a voz está falando diretamente a Jesus Cristo, dizendo - ou confirmando - a ele quem ele realmente é. Em Lucas é dito outra coisa ainda diferente:

"Tu és meu filho, e hoje te gerei":

Essa versão em Lucas 3,22 não aparece na maioria das traduções bíblicas que encontramos hoje, mas ela está presente nos manuscritos mais antigos, referindo-se à passagem em Salmos 2:7. Algumas bíblias indicam isso em suas notas de rodapé. Essa passagem também se encontra em diversas citações em cartas dos pais da igreja, nos séculos II e III em  Roma, Alexandria, norte da África, Palestina, Espanha, todos eles citam Lucas 3,22 como "tu és meu filho, e hoje te gerei".

Estudiosos dizem que ela foi alterada em manuscritos posteriores para eliminar possíveis idéias de que Jesus só se tornou o Messias na hora do batismo, e não logo no nascimento, como a maioria dos cristãos acreditavam.

Lucas,3:21E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu,
Lucas,3:22e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo

Então, se levarmos em conta que a passagem que se encontra nos manuscritos mais antigos e a mais citada nas cartas dos pais da igreja é a correta, e foi alterada posteriormente pelos escribas, vemos que ela implica que Jesus só passou a ser o Filho de Deus após o seu batismo - uma doutrina praticamente herege nos dias de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário