domingo, 25 de dezembro de 2011

Quem pediu a Jesus pelos melhores lugares no céu?

Tiago e João:

Marcos,10:35E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
Marcos,10:36E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
Marcos,10:37E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
Marcos,10:38Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?

A mãe de Tiago e João:

Mateus,20:20Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.
Mateus,20:21E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.
Mateus,20:22Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.

É claro que a resposta padrão mais conhecida é que ambas as situações aconteceram: os dois irmãos pediram, e a mãe também pediu. Sim, é possível, mas não é o que nenhum dos relatos diz que aconteceu. Cria-se um evangelho novo, diferente de qualquer um que foi escrito, para poder acomodar a todos.

Se fosse mesmo pedido pelos melhores lugares em duas ocasiões distintas, será que Jesus não teria dito algo como: "Já lhes disse que não podeis beber o cálice que eu bebo"? Tal insistência não seria digna de nota por algum dos escritores bíblicos? No entanto nenhum deles escreveu sobre isso.

O mais provável que pode ter acontecido é algo diferente: sabe-se que Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito, no qual Mateus e Lucas usaram como base e como fonte, alterando algumas passagens como achavam necessário - e assim criando muitas das contradições que vemos hoje.

Quem escreveu Mateus e Lucas dava o seu "toque particular" nos livros, adaptando o evangelho de Marcos conforme achavam mais conveniente e de acordo com a sua visão. Nesse caso, o escritor do livro de Mateus achou por bem retirar a frivolidade e ganância de dois discípulos de Jesus ao pedir os melhores lugares no paraíso, e passou para a mãe deles. Ficava menos "feio" para eles dessa forma. Mas ao livrar a barra dos discípulos, acabou gerando mais uma contradição. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário