domingo, 7 de fevereiro de 2010

Somos punidos pelos pecados dos outros?

É uma noção básica de justiça que nós seres humanos adquirimos, a de que os erros de uma pessoa são responsabilidade apenas daquela pessoa. Não há transferência de culpa de uma pessoa para outra, de um pai para o filho, etc. Se uma pessoa comete um crime, não há porque punir o filho dela, visto que ele não teva nada a ver com a história. Isso é algo simples e fácil de entender. Porém, nem mesmo algo tão simples é expresso de maneira clara na bíblia, como podemos ver abaixo.

Nós somos punidos pelos pecados dos outros?


Não, não somos:


Deuteronômio 24, 16 Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.

2 Reis 14,6 Porém os filhos dos assassinos não matou, como está escrito no livro da lei de Moisés, no qual o SENHOR deu ordem, dizendo: Não matarão os pais por causa dos filhos, e os filhos não matarão por causa dos pais; mas cada um será morto pelo seu pecado.

Ezequiel 18, 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.


Sim, somos sim:


Êxodo 20, 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.


Gênesis 20, 18 Porque o SENHOR havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.


Deuteronômio 23, 2 Nenhum bastardo entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR.


Deuteronômio 28, 18 Maldito seja o fruto do teu ventre,


2 Samuel 12, 13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.

2 Samuel 12, 14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.


1 Reis 2, 33 Assim recairá o sangue destes sobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça da sua descendência para sempre;


1 Reis 21, 29 Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.


2 Reis 5, 27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.


Isaías 14, 21 Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais,


Jeremias 16, 10 E será que, quando anunciares a este povo todas estas palavras, e eles te disserem: Por que pronuncia o SENHOR sobre nós todo este grande mal? E qual é a nossa iniqüidade, e qual é o nosso pecado, que cometemos contra o SENHOR nosso Deus?

Jeremias 16, 11 Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz o SENHOR


Jeremias 32, 18 Tu que usas de benignidade com milhares, e retribuis a maldade dos pais ao seio dos filhos depois deles; o grande, o poderoso Deus cujo nome é o SENHOR dos Exércitos;


Depois de tanta "bondade" e "justiça", fica difícil qualquer crente aparecer por aqui com uma justificativa, mas vai ser divertido ver eles tentarem.


Um comentário:

  1. Deuteronômio 24, 16 Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.

    cada um morre pelo pecado de cada pessoa cometeu na vida.

    Êxodo 20, 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

    Deus visita a maldade das gerações daqueles que odeiam, porque os filhos aprendem com os pais
    e fazem os mesmo erros que os pais.
    por isso Deus fala isso em Isaías
    Isaías 14:21 Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais,

    porque a maldade que está no pai ainda continua com o filho, e o filho acaba pecando contra Deus.
    e cada um morre pelo seu pecado

    ResponderExcluir