segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Critério de justiça equivocado I

Mateus 20, 1-15 é popularmente conhecida como a parábola dos trabalhadores da última hora.

Nela, Jesus diz que o reino dos céus é semelhante a um empregador que saiu para contratar trabalhadores em sua vinha. No início do dia, que seria 6 a.m. pelo horário dos judeus, encontrou algumas pessoas e contratou com elas por 1 denário.

Mateus,20:1Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha.
Mateus,20:2E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha.

Saiu depois às 9 a.m., e encontrou mais alguns, e os contratou. Novamente saiu ao meio-dia e às 3 p.m., também encontrando mais trabalhadores e contratando-os. Finalmente, saiu às 5 horas da tarde e contratou mais funcionários por apenas uma hora.

Mateus,20:3Saindo pela terceira hora, viu, na praça, outros que estavam desocupados
Mateus,20:4e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram.
Mateus,20:5Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma,
Mateus,20:6e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo?
Mateus,20:7Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha

No final do dia, o empregador pagou a todos o mesmo salário, 1 denário, desde o que trabalhou 12 horas até o que trabalhou 1 hora.

Mateus,20:8 Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros
Mateus.20:9 Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário.
Mateus,20:10 Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um.

Aqueles que trabalharam o dia inteiro, acertadamente, ficaram revoltados ao ver que os que trabalharam apenas 1 hora ganharam o mesmo que eles, ao que Jesus deu uma desculpa esfarrapada de que o dinheiro era dele e por isso podia fazer o que quiser com ele.

Mateus,20:11 Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa,
Mateus,20:12 dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia.
Mateus,20:13 Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário?
Mateus,20:14 Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti.
Mateus,20:15 Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?

Tudo bem que o dinheiro era do empregador, e pode realmente fazer o que quiser com ele. Só que o empregador disse que iria pagar o preço justo (versículo 4).

Não há como dizer que foi feita justiça ao pagar a mesma coisa para quem trabalhou 12 horas e para quem trabalhou apenas 1 hora. Não tem como, a não ser que a produção tenha sido a mesma, o que não foi o caso (por exemplo, um trabalhador usou uma máquina agrícola que faz em uma hora o trabalho que outro levaria 12 horas).

É óbvio que o critério de justiça nesse caso está equivocado. A explicação da parábola evidencia ainda mais isso: alguém que se dedicou a vida inteira à sua igreja vai ter a mesma recompensa de alguém que matou, roubou e estuprou, mas que se arrependeu no último minuto antes de morrer. Alguém que fez coisas erradas a vida inteira e "aceitou Jesus" antes de morrer está automaticamente perdoado, e terá entrada garantida no céu, sem se preocupar com compensações às vítimas e aos prejuízos e sofrimento que causou.

Dessa forma, um estuprador poderia se encontrar com a sua vítima no paraíso, assassinos de todas as épocas que escaparam impunes receberiam perdão automático, e até mesmo Hitler, se ele - como um bom cristão - pediu perdão um segundo antes de morrer, poderia se encontrar com todos aqueles que assassin.. ops, peraí, a maioria de suas vítimas eram judeus, eles nunca aceitaram Jesus. Nesse caso, Hitler estaria no céu, enquanto suas vítimas estariam no inferno (apesar de ser apenas especulação, é plenamente possível segundo a doutrina cristã).

Isso é que é justiça!!

2 comentários:

  1. Isso é que é justiça!! [Cristiano]
    -~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~
    Não. Usando a lógica no conceito de justiça não podemos dizer que é justo.
    Mas usando a lógica no sentido da coerência fica interessante.
    Paulo dizia que a salvação não ocorre por obras para que ninguém se vanglorie, a salvação é uma graça de Deus, ele salva quem ele quiser.
    O engraçado é que observamos isto acontecer na vida real quando nos abstraímos de tudo que a religião nos fala.
    O Adriano do Corinthians ganha uma fortuna, esta acima do peso, não esta jogando nada, mas fez um único gol e foi idolatrado, acrescentou mais um titulo a sua coleção e tudo vai bem para ele, mesmo com toda vida torta que sabemos que ele teve.
    A vida não é justa porque Deus deveria ser?
    O Deus que a Bíblia nos traz é tipo um Stalin com sua própria justiça.
    Claro, eu nunca gostei de Stalin logo também não gosto do Deus que a Bíblia nos traz.
    Mas não tenho como afirmar que Deus não existe baseado em sua arbitrariedade.
    Deus não precisa ser justo e bom só porque eu quero que ele seja.

    ResponderExcluir
  2. Então! William Robson, Quer dizer que se eu estiver sendo julgado em um tribunal o Juiz não precisa ser justo comigo pelo simples fato de que a vida não é justa. O deus que você acredita existir é um tirano, preconceituoso, injusto, etc... e assim mesmo você acha que ele esta certo só por que é deus. Você não tem como afirmar que esse deus bíblico não existe, mas tem como afirmar que ele é um incompetente, ignorante e ausente.

    ResponderExcluir