sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Igreja evangélica é obrigada a aceitar o enterro de viúva de outra religião

Mais uma da série "O Lindo Amor Cristão".

O problema começou porque a Comunidade Evangélica Dona Francisca, de Joinville, SC, não queria permitir o enterro de Sophia Henke ao lado do marido no cemitério da igreja, alegando que ela não fazia mais parte da congregação porque passou a frequentar as testemunhas de Jeová, mesmo a família pagando pelo jazigo desde 1971.

Pois é, não adianta você pagar 40 anos por uma coisa; se for de outra religião você não tem direitos. Pelo menos isso é o que pensam muitas igrejas. Felizmente a justiça não é bem assim. A 5ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça entendeu diferente, e obrigou a igreja a realizar o desejo da falecida viúva e da família e ser enterrada ao lado do marido. "Considerando que não há admissão, por parte da autora, de que Sophia deixara de ser membro da IECLB, a ré não se desincumbiu de comprovar o fato extintivo do direito da autora (art. 333, II, do CPC). Sua resistência, portanto, não se legitima - pois não pode recusar o sepultamento, de modo infundado, após 40 anos da compra e das contraprestações pela manutenção do jazigo", concluiu o desembargador substituto Odson Cardoso Filho.

Interessante, será que a igreja ao menos ofereceu o ressarcimento do dinheiro pago durante os 40 anos? Ou ao menos informou que ela perderia os direitos de ser enterrada no cemitério se parasse de frequentar a igreja? Até quando as igrejas vão continuar achando que podem fazer o que quiser com os sentimentos e com as vidas das pessoas sem dar nenhuma explicação fundamentada e sem nenhuma consideração com os desejos, anseios e sofrimento humanos? Até quando vão continuar pregando livremente a intolerância disfarçada de fé?

Informações com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.


5 comentários:

  1. PASSEANDO EM RAZÃO X FÉ:

    Analisando com ISENÇÃO a religião é responsável também por muita caridade.
    Como este Blog pretende a busca da RAZÃO não pode tentar uma dimensão mais próxima da realidade de um jardim se só olhar os espinhos e esquecer as flores.
    Fica esta briga “irracional” contra a religião como se o fim dela fosse a cura para todos nosso males.
    A igreja Católica tinha [não sei se ainda tem] um movimento chamado de Vicentinos.
    Eu, minha mãe e meus irmãos fomos muito ajudados por eles, sou muito grato porque “tive fome e me deram o que comer.”
    Há muita caridade acontecendo no mundo pela organização de inúmeras entidades filantrópicas de todos os credos e ideologias.
    Estamos em Dezembro, não deixemos que o Natal seja apenas um evento comercial, não importa que não acreditem em Jesus, não precisamos de Fé para desejar um mundo melhor.
    Sinceramente não sei como ele pode ser construído com base em uma briga irracional de “moleques”, “minha falta de Fé é melhor que a sua Fé, não minha fé que é melhor que sua falta de Fé.”
    Ateus e Religiosos, vivam e deixem viver.
    Preferencialmente, “racionalmente”...em PAZ!


    http://pantokrator.org.br/pt/igreja-catolica-serve-os-doentes-de-aids-em-117-000-centros-em-todo-mundo-diz-presidente-do-pontificio-conselho-para-a-pastoral-da-saude/

    ResponderExcluir
  2. quando puder dê uma olhada nisso:
    http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2011/12/o-universo-nao-precisa-de-deus.html

    O cara está sendo massacrado!

    ResponderExcluir
  3. William:

    O objetivo do blog é explorar os conflitos existentes entre a razão e a fé. É ÓBVIO que religiões também fazem caridade (assim como instituições seculares). Isso é o mínimo que se poderia esperar delas, já que pregam o amor, a solidariedade e a união. Portanto não há conflito e não há motivo para estarem presentes nesse blog.

    Não acho que o fim das religiões seja a cura para todos os males. Certamente resolveria muitos problemas se a humanidade passasse a ver o mundo de forma mais racional, sem medos nem apegos ao obscuro e ao desconhecido, mas não seria a solução final porque, afinal, ela ainda seria formada por... seres humanos! Seres humanos falhos, egoístas e preconceituosos, que ainda tem muito o que aprender.

    ResponderExcluir
  4. “O objetivo do blog é explorar os conflitos existentes entre a razão e a fé. É ÓBVIO que religiões também fazem caridade (assim como instituições seculares). Isso é o mínimo que se poderia esperar delas, já que pregam o amor, a solidariedade e a união. Portanto não há conflito e não há motivo para estarem presentes nesse blog.” [Cristiano]
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~--~-
    Entendo o que quer dizer, mas deve ter percebido que gosto de caminhar um pouco mais, forçar os limites, andar algumas casas depois da virgula...
    Tirando minhas intervenções eu ainda não li nada aqui apontando alguma racionalidade na Fé. É como se ter Fé racionalmente fosse impossível.
    Quem lê com ISENÇÃO o Blog fica com a impressão que Fé é antônimo de Razão.
    Claro o Blog é seu e tem o direito de colocar o nome que quiser, se eu fosse escolher um nome para ele seria Teísmo X Ateísmo.
    Aqui se tem a percepção que Fé é sinônimo de irracionalidade e Ateísmo é sinônimo de Razão.
    Eu que gosto tanto da Lógica não fiquei confortável vendo a Razão sendo cerceada deste jeito. Mas tudo bem, gosto de ser provocado, diminui meu tédio.
    Um Ateu pode ser racional ou irracional.
    Um Religioso pode ser racional ou irracional.
    O antônimo de racional é irracional, não a Fé.
    Bom, mas Dezembro é um mês de festas, busquemos racionalmente o melhor de nós sejamos ateus ou espiritualistas.
    Não tive nenhuma mensagem bloqueada, adoro a DEMOCRACIA, para eu ela é uma espécie de Santa...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAA!
    Um forte abraço, tudo de muito bom.
    Que em 2012 o sinônimo de racionalidade seja...TODOS NÓS!

    ResponderExcluir
  5. Não costumo bloquear comentários de ninguém, nem dos mais ofensivos, quanto mais os seus que são amistosos, então fique à vontade para participar o quanto quiser.

    Tem razão ao dizer que fé não é o oposto que racionalidade.

    Eu diria que fé não se opõem necessariamente à razão, mas quando elas entram em conflito, a razão deve prevalecer.

    ResponderExcluir