sábado, 20 de março de 2010

Onde está a profecia de Mateus 2:22?

Mateus 2,22 E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

Onde está escrito nos profetas que Jesus seria nazareno?

Em nenhum lugar. Inventando profecias, assim fica fácil.

Muitos cristãos tentam responder esse problema, confundindo nazareno com nazireu, que são duas coisas completamente diferentes. Jesus não foi nazireu (se fosse, não poderia tomar vinho).

12 comentários:

  1. ele morou um pouco em Nazaré, por isso profecia fala disso

    ResponderExcluir
  2. Qual profecia? Onde está escrito isso no AT? É isso que eu quero saber.

    ResponderExcluir
  3. a professia não está escrito na bíblia
    em Mateus 2:22 fala que tem uma professia que ele seria Nazareno, mas essa professia não está escrito na bíblia

    ResponderExcluir
  4. De fato, não encontramos nenhuma citação direta, no Antigo Testamento, à referência Ele será chamado nazareno.

    Para alguns, a palavra Nazaré, da raiz hebraica netzer renovo, seria o cumprimento de uma expressão profética, indicando que o Messias seria o renovo da casa de Davi veja

    Isaías 11:1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

    Jeremias 23:5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará prosperará, e praticará juízo justiça na terra.

    Jeremias 33:15 Naqueles dias naquele tempo farei que brote a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra.

    Zacarias 3:8 Ouve pois, Jusué, sumo sacerdote, tu e os tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos: eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.

    Zacarias 6:12 E fala-lhe, dizendo: Assim fala e diz o Senhor dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo: ele brotará do seu lugar, e edificara o templo do Senhor.

    Provavelmente, esta passagem estava na mente de Mateus, para quem Jesus é o descendente real, o broto, o renovo da casa de Davi.

    ResponderExcluir
  5. Há quem relaciona o termo nazareno, em sua referência a Cristo, aos indivíduos conhecidos por nazireus

    Números 6:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar para o Senhor.

    Números 6:13 E esta é a lei do nazireu: no dia em que se cumprirem os dias do nazireu, trá-lo-ão á porta da tenda da congregação:

    Números 6:18 Então o nazireu á porta da tenda da congregação rapará a cabeça do nazireado, e tomará o cabelo e da cabeça do seu narizeado, e o porá sobre o fogo que está debaixo do sacrificio pacífico.

    Números 6:19 Depois o sacerdote tomará a espádua
    cozida do carneiro, e um bolo asmo do cesto, e um coscorão de asmo, e os porá nas mãos do nazireu, depois de haver rapado cabeça do seu nazireado.

    Números 6:20 E o sacerdote os moverá em oferta de movimento perante ao Senhor, isto é santo para ao sacerdote, juntamente com o peito da oferta de movimento, e com a espádua da oferta alçada; e depois o nazireu pode beber vinho.

    Os nazireus eram pessoas consagradas ao Senhor

    Números 6:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar para o Senhor.

    e é por esse motivo que alguns afirmam que Jesus conseguira cumprir todos os requisitos da Lei do Antigo Testamento.

    ResponderExcluir
  6. Todavia, o vocábulo nazireu, tanto no grego quanto no hebraico, quer dizer diferente. E Jesus, ao que consta, nunca fez esse voto em particular. Ainda outros comentaristas lembram que a cidade de Nazaré, onde Jesus viveu, era um lugar desprezado, e relacionam este fato com as profecias bíblicas de que o Messias seria desprezado e o mais rejeitado dentre os homens

    Isaías 53:3 Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos: e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizeram dele caso algum.

    Salmos 22:6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado pelo povo.

    Daniel 9:26 E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias, e não será mais: e o povo do príncipe, que há de vir, destruira a cidade e o santuário, e o seu fim será inundação; e até ao fim haverá guerra: estão determinadas assolações.

    Zacarias 12:10 E sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graças e súplicas, e olharão para mim, a quem transpassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

    ResponderExcluir
  7. Vale lembrar que Mateus declara simplesmente: “para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas” (no plural). Esses profetas viveram no Antigo Testamento e predisseram que o Messias seria chamado Nazareno. Neste caso, não encontraremos um versículo falando especificamente a respeito.

    Trata-se de uma verdade geral difundida pelos diversos profetas sobre as características do Nazareno Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Mateus deixou bem claro que os profetas profetizaram que ele seria chamado nazareno porquê habitaria na cidade de nazaré "E chegou e habitou em uma cidade chamada nazaré,para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas.Ele será chamado nazareno." Portanto não há nem uma profecia que diga que ele habitaria em nazaré.A palavra nazareno nesse texto teria o mesmo sentido de,belenence,paulista,carioca,cearence,maranhence,nordestinoetc...

    ResponderExcluir
  9. Se fosse nos dias atuais e jesus tivesse ido morar em são paulo,mateus teria escrito.E foi habitar em uma cidade chamada são paulo.Para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas.Ele será chamado paulista.

    ResponderExcluir
  10. Portanto a palavra nazareno não tem nada a ver com as caracteristicas do messias.

    ResponderExcluir
  11. A palavra nazareno tem haver com as caracteristicas do nazareno jesus.Desculpa esfarrapada.

    ResponderExcluir
  12. Mentiras e mais mentiras...ô livrinho ruim esse heim.

    ResponderExcluir