domingo, 4 de dezembro de 2011

Pervertendo o livre-arbítrio

Cristãos costumam dizer que uma das coisas mais preciosas que deus nos deu foi o livre-arbítrio. Que sem ele seríamos meros robôs controlados por ele, e que esse é o motivo de tanta maldade do mundo, etc.

Porém há casos na bíblia em que vemos claramente que deus não se importa nem um pouquinho com o livre-arbítrio, ou seja, para ele não é tão importante assim. Um dos exemplos mais claros é o do endurecimento do coração do faraó:

Êxodo 4:21 Disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de faraó todos os milagres que te hei posto na mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.


Êxodo 7:3 Eu, porém, endurecerei o coração de faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.


Êxodo 9:12 Porém o SENHOR endureceu o coração de faraó, e este não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés


Êxodo 10:1 Disse o SENHOR a Moisés: Vai ter com faraó, porque lhe endureci o coração e o coração de seus oficiais, para que eu faça estes meus sinais no meio deles,

Ou seja, fica claro nesses versos que faraó não tinha escolha alguma, já que ele teve o coração deliberadamente endurecido por deus para fazer o que deus queria desde o início: a matança e o sofrimento de pessoas.

Provavelmente em sua onisciência deus viu que sem endurecer o coração do faraó ele acabaria libertando o povo hebreu. Isso significa que não haveria outra forma de castigá-los sem interferência divina. Deus os fez culpados pervertendo o livre-arbítrio. Mas eles não eram culpados de verdade, já que deus não deu escolha a eles.

Uau, essa é a moralidade do livro pelo qual muitos cristãos diriam que sem ele não saberíamos diferenciar o certo do errado! Estou perplexo! O que faríamos sem ele? o.O


14 comentários:

  1. O que lhe passou despercebido é que o Faraó já estava julgado. Não só o faraó, mas também os deuses do Egito, todos eles estavam julgados. Cada praga divina foi uma ofensa a um dos "deuses" do Egito, sendo que a última ofendeu diretamente ao Faraó, que era considerado um filho dos deuses, e portanto, um deus também.
    Na narrativa bíblica, o Deus de Israel demonstrou que ele era o único e verdadeiro Deus a quem os povos deviam temer.

    ResponderExcluir
  2. No blog da minha irmã (costumo postar vários artigos lá) tem um texto que mostra o seguinte sobre as 10 pragas no Egito:

    - A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-Nilo, HÁPI. A morte dos peixes no Nilo, foi também um golpe contra a religião do Egito, pois certas espécies de peixes eram realmente veneradas e até mesmo mumificadas (Êxodo 7:19-21)

    - A rã, tida como símbolo da fertilidade e do conceito egípcio da ressurreição, era considerada sagrada para a deusa-rã, HEQT. Assim, a vinda das rãs (a segunda praga) trouxe desonra a esta deusa (Êx 8:5-14).

    - A terceira praga resultou em os sacerdotes-magos reconhecerem a derrota, quando se viram incapazes de transformar o pó em borrachudos, por meio de suas artes secretas. (Êx 8:16-19) Atribuía-se ao deus TOT a invenção da magia ou das artes secretas, mas nem mesmo este deus pôde ajudar os sacerdotes-magos a imitar a terceira praga.

    - A linha de demarcação entre os egípcios e os adoradores do verdadeiro Deus veio a ficar nitidamente traçada da quarta praga em diante. Enquanto enxames de moscões invadiam os lares dos egípcios, os israelitas na terra de Gósen não foram atingidos (Êx 8:23, 24).

    - A praga seguinte (quinta praga), a pestilência no gado, humilhou deidades tais como a deusa-vaca, HATOR, ÁPIS e a deusa-céu, NUT, imaginada como uma vaca, com as estrelas afixadas na sua barriga (Êx 9:1-6).

    - A praga dos furúnculos (sexta praga) causou desonra aos deuses e às deusas considerados como possuindo habilidades curativas, tais como TOT, ÍSIS e PTÁ (Êx 9:8-11).

    - A forte saraivada (sétima praga) envergonhou os deuses considerados como tendo controle sobre os elementos naturais; por exemplo, RESHPU, o qual, pelo que parece, cria-se que controlava os raios, e TOT, do qual se dizia ter poder sobre a chuva e os trovões (Êx 9:22-26).

    - A praga dos gafanhotos (oitava praga) significava uma derrota dos deuses que, segundo se pensava, garantiam abundante colheita, um destes sendo o deus da fertilidade, MIN, o qual era encarado como protetor das colheitas (Êx 10:12-15).

    - Dentre as deidades desonradas pela praga da escuridão (nona praga) achavam-se os deuses-sol, tais como RÁ e HÓRUS, e também TOT, o deus da lua, tido como o sistematizador do sol, da lua e das estrelas (Êx 10:21-23).

    - E por fim, a morte dos primogênitos (décima praga) resultou na maior humilhação para os deuses e as deusas egípcios. (Êx 12:12) Os governantes do Egito realmente chamavam a si mesmos de deuses, FILHOS DE RÁ ou AMOM-RÁ. Afirmava-se que Rá, ou Amom-Rá, tinha relações sexuais com a rainha. O filho nascido era, portanto, considerado como um deus encarnado e era dedicado a Rá, ou Amom-Rá, no seu templo. Assim, com efeito, a morte do primogênito de Faraó realmente significava a morte de um deus (Êx 12:29).

    A última praga, já por si só, teria sido um duro golpe na religião do Egito, e a completa incapacidade de todas as deidades se evidenciou em serem incapazes de salvar da morte os primogênitos dos egípcios.

    -------------------------------------------------------------------------
    Extraído e adaptado da enciclopédia: "Estudo Perspicaz das Escrituras"

    ResponderExcluir
  3. Guilherme

    "Cada praga divina foi uma ofensa a um dos "deuses" do Egito, sendo que a última ofendeu diretamente ao Faraó, que era considerado um filho dos deuses, e portanto, um deus também."

    Isso foi no minimo interessante, vamos imaginar que a mitologia judaica e cristã seja verdadeira, e que isso realmente tenha acontecido, isso mostraria algumas coisas sobre esse deus, e nenhuma delas é boa.

    Que haveria outros deuses ou que esse deus seria totalmente contra a liberdade de religião.
    Um fato interessante, nas biblias em inglês, o prmeiro mandamento é: "não deveras ter nenhum outro deus antes de mim".

    Que esse deus não se importa em ferir e ate mesmo matar pessoas se elas tiverem outra religião, ou seja, o deus cristão nessa historia, não seria diferente de nenhum terrorista religioso, usando de volencia para tentar impor sua vontade, e foda-se se pessoas inocentes morrerem...

    Agora vamos imaginar uma sociedade governada por esse suposto deus, onde se as pessoas da sua cidade não escolhessem o deus "certo", ele enviaria pragas de doenças, peste, fome e morte...ele não seria diferente de nenhum tirano humano...seria apenas um tirano com mais poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio: Em todos os povos que Deus destruiu, Ele já tinha avisado para as pessoas das nações que iriam ser destruídas, se arrependerem dos seus pecados. Se vc for olhar em Gênesis 18:22 à 32 vc verá, que Deus não destrói uma nação se houver: justos no meio dos ímpios. As mortes foram por questões morais; as pessoas eram imorais e por isso que receberam o castigo pela sua imoralidade: a morte. Diferente dos terroristas religiosos, que matam muitas pessoas sem avisar a sua causa, e acabam matando inocentes.

      De todas as mortes relatadas na bíblia, vc não achará nenhum inocente sendo morto por Deus.

      Excluir
    2. Vinicius - "Deus não destrói uma nação se houver: justos no meio dos ímpios."

      Que injustiça cometem as crianças e os animais? Se na bíblia está escrito que no mundo não há um justo sequer, deus fica à vontade para destruir tudo na hora que quiser, da maneira mais sádica que achar conveniente?

      "Em todos os povos que Deus destruiu, Ele já tinha avisado para as pessoas das nações que iriam ser destruídas, se arrependerem dos seus pecados."

      Avisou como, através de homens? Não é o próprio deus que diz que não se deve acreditar em homens?

      Excluir
    3. Avisou como, através de homens? Não é o próprio deus que diz que não se deve acreditar em homens?

      Milson: Sim Ele avisou através de homens para que as pessoas se arrependam, para que elas não sejam destruídas por Deus.

      Na bíblia diz que não pode confiar em pessoas, isso diz em Jeremeias. Mas vc sabe o que estava acontecendo em Jerusalém, na época de Jeremias? Ou vc apenas pegou este versículo para justificar que não se pode confiar em pessoas, sem saber o que acontece, no livro de Jeremias?

      Excluir
  4. Vinicius

    "Se vc for olhar em Gênesis 18:22 à 32 vc verá, que Deus não destrói uma nação se houver: justos no meio dos ímpios."

    Então que evidências você tem que todas as pessoas daquela sociedade seriam imorais? Alias...pode me dar evidências de um reino ou país de qualquer época, onde todas as pessoas fossem imorais? e mesmo que elas o fossem, seria justificativa para matalas? e quanto as crianças?


    Não ha justificativa aceitavel para se cometer um genocidio, ou por exemplo, se o holocausto tivesse sido ordenado pelo seu deus, você apoiaria aquilo?

    "Diferente dos terroristas religiosos, que matam muitas pessoas sem avisar a sua causa, e acabam matando inocentes. "

    Então você acha que você pode passar com um exercito cidade apos cidade, matando não so o exercito, como toda a população e não matar nenhum inocente? Alias que tipo de deus doentio você segue, que usa um genocidio como solução? Se o seu deus foi incapaz de pensar em uma solução pacifica, ele não é mais moral que qualquer ditador humano que tenha cometido um genocidio.

    "De todas as mortes relatadas na bíblia, vc não achará nenhum inocente sendo morto por Deus."

    Então suponho que as 42 crianças que foram mortas por ursos, eram terriveis pecadores que mereciam a morte, certo? ou as sete nações que Moises supostamente trucidou, matando todos os homens, mulheres, idosos, e lvando como escravos as meninas virgens para serem suas escravas sexuais, ou quem sabe todas as pessoas da Terra; e isso são so alguns exemplos que eu me lembro agora.

    Alias, gostaria que você mostrasse evidências dos "crimes" dessas pessoas, e oque justificaria suas mortes, visto que quem acusa, é que tem que provar a culpa do reu.


    Alias, sabe qual era o lema das cruzadas?
    "Mate todos, e deus resolve depois". Ou seja, a biblia é so um livro escrito por homens para justificar suas atrocidades, e fingir que ha algo nobre por tras de suas intenções.

    ResponderExcluir
  5. Mauricio:

    1 - Deus NÃO MATA JUSTOS no meio dos ímpios (Gênesis 18:22 à 32);
    2 - A terra que os israelitas conquistaram foi por causa da MALDADE dos povos que havia (Deuteronômio 9:4 à 6);
    3- Deus ESPEROU 400 anos para que a maldade dos cananeus fosse completa.

    Se os povos destruídos fossem bons; um Deus moral, como o Deus bíblico, não iria destruir tais nações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante como você não demonstrou qualquer evidência de que aquelas pessoas eram imorais, ou de que elas deveriam ser mortas, ou de que não havia qualquer possibilidade de uma solução pacifica...

      Pior ainda, segundo a mitologia cristã, qualquer pessoa que não siga o deus "certo" esta condenada a ser torturada eternamente, ou seja, você pode ser o proprio Ghandi, e pregar a não violencia e tentar fazer do mundo um lugar melhor, e isso sera considerado irrelevante, e mesmo assim sera considerado imoral e merecedor da morte.

      Então, quando se diz na biblia que alguem era imoral, eu quero evidências disso, porque com um deus infantil como esse, imoral é qualquer um que não se curve para ele; e mesmo que você possa demonstrar tal evidência eu ainda vou ser contra qualquer tipo de genocidio...porque eu conheço o valor da vida humana, e não ouse dizer que existe alguem nesse universo com o direito de tirala quando bem entende, porque qualquer pessoa que fizesse isso, seria considerado um monstro, e em questão de valores morais, o autor de qualquer ação é irrelevante, logo, quando você diz que seu deus cometeu um genocidio porque considerava aquelas pessoas imorais, é porque aquelas pessoas não se curvavam para ele.

      Mas claro, não vamos esquecer que a biblia foi escrita por homens, e como não ha evidências de nenhum deus, esses genocidios podem muito bem terem sidos cometidos, e se deu a justificativa de que era uma ordem de deus, e essa é de longe a possibilidade mais provavel, visto que temos inumeros exemplos desses atravez da historia.

      Excluir
    2. Interessante como você não demonstrou qualquer evidência de que aquelas pessoas eram imorais

      Eu coloquei evidências bíblicas. Qual é o problema?

      Você pode ser o proprio Ghandi, e pregar a não violencia e tentar fazer do mundo um lugar melhor, e isso sera considerado irrelevante, e mesmo assim sera considerado imoral e merecedor da morte.

      Vc nunca ouviu falar que as pessoas não são salvas por suas obras, mas sim salvos pela graça, por confiarem que Jesus Cristo é capaz de salvar as almas das pessoas? Qualquer atitude que vc fará na terra não demonstra que vc é uma boa pessoa, aos olhos de Deus. Vc demonstra que vc é uma boa pessoa, quando acredita na salvação que Deus deu ao mundo.

      Se a pessoa fosse salva por suas obras; ora, ninguém seria salvo. Como ninguém é capaz de seguir o padrão moral que Deus deseja. Só Cristo conseguiu seguir; é por isso que nós somos salvos por meio dele.


      porque eu conheço o valor da vida humana, e não ouse dizer que existe alguem nesse universo com o direito de tirala quando bem entende, porque qualquer pessoa que fizesse isso, seria considerado um monstro

      A vida humana não possui valor; tudo aquilo que não é eterno não possui valor. Se vc notar: Em breve cada pessoa irá morrer como se nunca tivesse vivido. As coisas que cada pessoa conseguiu as riquesas, os amigos e etc., tudo isso irá desaparer eternamente, nada será eterno.

      Deus tem o direito de tirá-la, pelo fato dEle ter dado a vida para a pessoa, e pelo fato dele ter comprado a vida da pessoa (morrendo na cruz). Isto faz com que Deus tenha o direito de fazer o que quiser com a vida da pessoa; porém Ele não faz aquilo que é mal, pelo contrário, Ele dá liberdade para o ser humano.

      Excluir
  6. Vnicius, mais uma coisa, você não me disse oque as 42 crianças fizeram para merecerem serem mortas por ursos que o seu deus enviou...quero ver ate onde vai sua falta de humanidade...vamos la, justifique o assassinato dessas crianças, ou tambem dos primogenitos do Egito, ou de todas as crianças durante o diluvio.

    Você tambem não me respondeu, se o holocausto tivesse sido um ato do seu deus, você apoiaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio: Vc está olhando de um modo naturalista (quando alguém morre, acabou o seu mundo). As crianças que foram mortas no dilúvio ou nas pragas do Egito, elas foram para o céu, SE elas não tiverem ouvido a mensagem de Deus. As pessoas só vão ao inferno, por negarem à salvação; se nunca tinham ouvido à mensagem da salvação, essa pessoa pode estar no céu.

      Sobre as 42 crianças - é só ler o livro de 2 Reis, o livro já explica porque as crianças foram mortas.

      Se o holocausto fosse obra de Deus, eu apoiaria. Deus traria a mensagem dele para os judeus, antes que eles fossem julgados. Se os judeus não aceitassem: a morte seria por causa da desobediência deles. Os nazistas não deram essa escolha aos judeus.

      Excluir
  7. Ei, quais são os pecados que as crianças e os animais cometem?

    Você é tão frio e sem humanidade, que me assusta.

    ResponderExcluir