Animais não acreditam em deuses. Eles são mais espertos que isso. (Ronnie Snow)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mais sacrifícios humanos a Jeová

Havia uma fome de três anos consecutivos em Israel, e Davi foi consultar a Deus os motivos. A resposta era a culpa de sangue de Saul. Ou seja, Saul havia matado pessoas inocentes, e agora o povo sofria por isso.

II Samuel 21:1 Houve, em dias de Davi, uma fome de três anos consecutivos. Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: Há culpa de sangue sobre Saul e sobre a sua casa, porque ele matou os gibeonitas.

Ok, vamos ignorar por enquanto o fato de que mais uma vez inocentes pagam pelo pecado dos verdadeiros culpados. Isso é tão normal na bíblia que nem tem mais graça mencionar.

Vamos ver agora o que eles deviam fazer para acabar com a fome:

II Samuel 21:4 Então, os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com sua casa; nem tampouco pretendemos matar pessoa alguma em Israel. Disse Davi: Que é, pois, que quereis que vos faça?

II Samuel 21:5 Responderam ao rei: Quanto ao homem que nos destruiu e procurou que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em limite algum de Israel,

II Samuel 21:6 de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR, em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR.

Ok agora a coisa fica complicada, pois pode parecer que quem quer enforcar os filhos de Saul são os gibeonitas, e Deus não tem nada a ver com isso.

Isso simplesmente não é verdade, pois como vimos antes, havia fome de três anos em Israel, e os gibeonitas não eram os causadores da fome, e sim deus.

Em seguida, vemos que depois que eles foram enforcados, a fome passou:

II Samuel 21:14 Depois disto, Deus se tornou favorável para com a terra.

Resumindo, deus só cessou a fome depois que os filhos de Saul foram sacrificados. Se ele fosse o tipo de deus que não aceitasse sacrificios humanos, eles teriam sido inuteis, e a fome teria continuado. Simples assim.

Na verdade, segundo a lógica, se deus existisse, e fosse intervencionista como Jeová, e abominasse sacrifícios humanos, então a morte dos filhos de Saul na verdade teria provocado o efeito contrário.

Se a fome foi provocada pela morte de inocentes, então a morte de mais inocentes (já que os filhos de Saul não tinham nada a ver com a história) deveria aumentar a fome, e não acabar com ela.

Mas enfim, não tem como esperar "lógica" do deus bíblico...