Quando se trata dessa passagem bíblica, basicamente existem dois tipos de crentes: aqueles que nunca ouviram essa história antes, e aqueles que sentem vergonha dela.
Tudo começa quando os israelitas ficam descontentes e começam a reclamar, pedindo por comida e água:
Números 21:4 Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho.
Números 21:5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil.
Como recompensa, o bom deus misericordioso tem um novo piti, roda a baiana e envia serpentes para picar as pessoas, e muitos deles morreram:
Números 21:6 Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel.
Então as pessoas se arrependeram de terem reclamado, e suplicaram para que Moisés fizesse alguma coisa com as serpentes que deus enviou:
Números 21:7 Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo.
Deus escutou as orações de Moisés, e bolou um plano mirabolante para curar as pessoas: Fazer uma cobra de bronze, pendurá-la em um poste, e quem olhar para ela seria curado. (Ninguém pode duvidar da criatividade de deus!)
Números 21:8 Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá.
Então é isso, mais um massacre de deus por motivo fútil, mais requintes de crueldade, mais sofrimento humano gratuito, e mais uma solução imbecil em lugar de simplesmente estalar os dedos e usar sua onipotência. Típica bobagem bíblica.