Essa na minha opinião está entre as mais perturbadoras histórias da bíblia. Jetfé com certeza ganha o prêmio de melhor pai exemplar de todos até agora.
A história começa quando Jetfé faz uma bizarra promessa:
Juízes 11:30 Fez Jefté um voto ao SENHOR e disse: Se, com efeito, me entregares os filhos de Amom nas minhas mãos,
Juízes 11:31 quem primeiro da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto.
Já deu pra perceber que vai dar merda essa história...
Enfim, deus cumpriu sua parte na promessa, e ajudou Jetfé a derrotar seus inimigos:
Juízes 11:32 Assim, Jefté foi de encontro aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os entregou nas mãos de Jefté.
Quando chegou a hora de Jetfé cumprir sua parte no acordo, ao chegar em casa de sua vitória, Jetfé viu sair pela porta sua filha dançando e cantando em comemoração pelo retorno do pai:
Juízes 11:34 Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha.
Juízes 11:35 Quando a viu, rasgou as suas vestes e disse: Ah! Filha minha, tu me prostras por completo; tu passaste a ser a causa da minha calamidade, porquanto fiz voto ao SENHOR e não tornarei atrás.
Pois é, o cara promete matar a primeira pessoa que ver em sua casa, e depois se espanta se essa pessoa é um ente querido! Vai entender a imbecilidade desse provo bíblico, mas enfim, continuemos...
A filha, pobrezinha, não reclamou, apenas pediu dois meses para chorar sua virgindade, antes de ser abatida como um animal:
Juízes 11:37 Disse mais a seu pai: Concede-me isto: deixa-me por dois meses, para que eu vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
Então, eu já sei o que os crentes vão dizer: que deus não teve nada a ver com a história, que ele não pediu sacrifício nenhum,e que ele tinha livre arbítrio, ao qual deus não podia atrapalhar, e portanto a responsabilidade foi toda de Jetfé.
Sobre isso, eu tenho o seguinte a dizer:
1 – Jetfé era favorecido por deus. Em Juízes 11:29 é dito que ele foi possuído pelo Espírito do Senhor. Supõe-se que alguém que fique cheio do espírito santo faça coisas boas, e seja sábio, e não um completo imbecil, mas não, muito pelo contrário. Ao invés disso ele fez uma promessa de sacrificar alguém de sua própria casa. Tsc tsc tsc... cuidado crentes, ao receberem o espírito santo, viu?
Juízes 11:29 Então, o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté; e, atravessando este por Gileade e Manassés, passou até Mispa de Gileade e de Mispa de Gileade passou contra os filhos de Amom.
2 – A história de livre arbítrio é completamente furada, visto que deus interferiu dezenas, centenas de vezes sempre que quis, com Abraão, Moisés, Isaque, Jacó, Balaão, etc. Só que o objetivo de suas interferências geralmente são para matar pessoas. Mas para salvar pessoas, aí ele não interfere? Se deus não queria sacrifícios, não podia ele mandar um anjo, como fez tantas outras vezes na bíblia, ou falar em sonho, como fez tantas outras vezes na bíblia, ou mandar um profeta, como fez tantas outras vezes na bíblia, para dizer a Jetfé que ele não precisava sacrificar sua filha? Ou mandar um carneiro na última hora para ser sacrificado em seu lugar, como fez com Abraão?
Vale lembrar, ela ficou dois meses chorando sua virgindade pelos montes, é de se esperar que se deus quisesse impedir, ele com certeza acharia um tempo em sua agenda para fazê-lo. E, convenhamos, não iria interferir no livre-arbítrio de ninguém.