quarta-feira, 1 de julho de 2009

Quem incitou Davi a numerar seu povo?

Deus:

2 Samuel 24, 1 E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Satã:

1 Crônicas 21, 1 Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.


Essa é uma das mais clássicas e descaradas contradições da bíblia.

Alguns crentes tentam responder essa contradição dizendo que Deus usou Satã para numerar o povo, sem perceber que isso piora as coisas: se deus usou satã, tal como um chefão da máfia usa um capanga para fazer seu trabalho sujo, isso não torna deus pior que satã? Podemos questionar se satã sequer tinha livre-arbítrio para não fazer o que deus ordenou.

Não adianta, a contradição é indefensável.

Seria deus e Satã a mesma pessoa?

40 comentários:

  1. Cara!

    Pra mim vc tem bosta na cabeça!!

    E cuidado com a mão de Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Responder à contradição, nada, não é?

    Aqui só tem vindo gente ofender. Belo exemplo de cristãos.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, deu pra perceber que vc nao conhecece a biblia e totalmente leigo no assunto. O diabo veio para roubar matar e destruir, ele nao consegue fazer outra coisa alem dessas, o que acontence é que Davi nao tinha nenhuma brecha até que satanas achou e ai amigo Deus nao pode intervir no livre arbitrio de Davi e ele fico a mercer de satanas que matou 70.000 homens da nação de Israel até que Davi se arrependeu e intercedeu a Deus pelo povo. Presta atenção no que vc fala de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, deu pra perceber que vc nao conhecece a biblia e totalmente leigo no assunto. O diabo veio para roubar matar e destruir, ele nao consegue fazer outra coisa alem dessas, o que acontence é que Davi nao tinha nenhuma brecha até que satanas achou e ai amigo Deus nao pode intervir no livre arbitrio de Davi e ele fico a mercer de satanas que matou 70.000 homens da nação de Israel até que Davi se arrependeu e intercedeu a Deus pelo povo. Presta atenção no que vc fala de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você desvirtua do assunto. Explicar a contradição que é bom NADA !!!!!

      Excluir
    2. Você desvirtua do assunto. Explicar a contradição que é bom NADA !!!!!

      Excluir
  5. JÁ FAZEM ALGUNS DIAS QUE RESPONDI ESSA PERGUNTA E NINGUEM POSTOU, ACHO QUE QUANDO ALGUEM RESPONDE A PERGUNTA EM VEZ DE FICAR ATACANDO, NINGUÉM COLOCA NO BLOG, DEVE SER PRA DIFAMAR OS CRENTES. QUE PENA O AMIGO AI EM CIMA SE CONFUNDIU TODO NA INTERPRETAÇÃO. FRACO DEMAIS ELE. TCHAU.

    ResponderExcluir
  6. Carissimos leiam a
    biblia e verão que houve 2 censos ordenados por Deus ainda com o povo sob comando de Moises na saida do Egito e 38 anos depois da perigrinação pelo deserto (Nn 1:2;26:2).
    No caso de Davi este sempre confiou em Deus, mas tudo leva a crer que num momento de descuido ouviu a voz de satanas (1 Cr 21:1) e confiou e si mesmo e no numero de seus soldados, quando deveria apenas confiar em Deus, quando Davi percebeu a armadilha em que caira...
    " aquele que esta de pé cuide para que não caia" 1 Co 10:12
    " O justo viverá pela fé " ...fé é acreditar em algo que não se vê... "não se conta"

    ResponderExcluir
  7. OLÁ, AMIGO DEVEMOS ENTENDER E INTERPRETAR A JUSTIÇA DE DEUS, NÃO PARA ATACAR E NEM DIFAMAR A FÉ DE NINGUÉM, PORÉM A RESPEITO DO TEXTO QUE ESTÁ EM PAUTA PELO QUE VEJO A ALGUNS MESES, GOSTARIA DE DIZER QUE DEUS QUANDO INCITOU A DAVI, SIGNIFICA QUE ELE PERMITIU OU TOLEROU QUE SATANÁS FIZESSE ISSO SEM INTERFERIR EM NADA, NO IDIOMA HEBRAICO (E TAMBÉM NO USO MODERNO)É DITO QUE UMA PESSOA FEZ O QUE ÊLE PERMITIU QUE FOSSE FEITO; PORÉM AQUI TEMOS A PERMISSÃO DE DEUS; E EM 1º CRON.21:1 TEMOS O RELATO REAL DA TENTAÇÃO DE SATANÁS. JURANDIR CARVALHO

    ResponderExcluir
  8. Ah, sei...

    A palavra hebraica "incitar", usada em ambos os casos, é exatamente a mesma, "cuwth", que é a strong 5496:

    perhaps denominative from 7898; properly, to prick, i.e. (figuratively) stimulate; by implication, to seduce: --entice, move, persuade, provoke, remove, set on, stir up, take away.

    Não tem nada de "permitir" aí. O significado é exatamente esse: estimular, implicar, seduzir, mover, presuadir, provocar, etc.

    Tenta outra. ;)

    ResponderExcluir
  9. Cristiano,

    Você já utilizou alguma outra tradução da bíblia? Procurou entender a Soberania de Deus? Procurou entender porque Deus permitiu ou estimulou satanás a tentar Davi? Deus utiliza quem Ele quer, da maneira dele, pois Ele é Soberano. Ele pode usar qualquer coisa para realizar o que bem entender. Porque vc fica confuso com isso? Utilize a versão NTLH da SBB.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  10. Veja isso

    http://www.bible-facts.info/artigos/davisegundopecado.htm

    ResponderExcluir
  11. Muito belo, Sr. Anonimo, seu link bible-facts ae em cima até tenta explicar, mas em vão.

    Além da desculpa ser muito esfarrapada essa de que Deus deixou o capeta tentar Davi, principalmente porque está claro que foi Deus quem ordenou em 2 Samuel.

    Isso pra não dizer que lá o verso 1 Reis 15:5 é completamente ignorado, não trazendo ainda nenhuma desculpa, ainda que estapafúrdia, para a afirmativa de que o único erro de Davi diante de Deus foi o caso de Urias...

    Comparando os três trechos juntos, só podemos concluir que realmente o único pecado de Davi foi o caso de Urias, como está explícito, e que foram tanto Deus quanto Satanás que incitaram Davi a numerar o povo, como também está explícito.

    E você pergunta agora: como tanto Deus quanto Satanás? E eu respondo: eles são um só!!!

    Me parece bem menos estapafúrdio e sem adaptações que sua versão... ;o)

    ResponderExcluir
  12. Já pensou das maneiras que foram escritas estes 2 livros de forma que 1 traz mais informações, do que o outro? Pq acha esfarrapada a questão de que Deus incitou satã? Deus é soberano. Pq Ele é Soberano? Pq o conhecimento humano é indiscutivelmente fraco para conhecer Deus. Eu tenho fé e acredito em Deus, porque não é um efeito da minha psique acreditar em Deus, mas sim uma experiência singular. Você já participou de algum movimento cristão?

    ResponderExcluir
  13. É meu caro amigo, vc é só mais um homem!!!
    mais homem que diz ser "sabio",
    que com suas pergunta mais cria contendas e nem uma edificação para o homem ou ate para si proprio.
    talvez se vc algum dia vier a conhecer a Deus ou entender a mensagem da cruz, vc ñ ficara tão cunfundido com suas proprias perguntas "sabias".
    porque conhecendo Deus e entendendo a mensagem da cruz vc sabera q,
    DEUS USA OS LOUCOS PARA CONFUDIR OS SABIOS E
    CRIOU AS OOISA LOUCAS DESSE MUNDO PARA CONFUNDIR AS SABIAS.

    ResponderExcluir
  14. gente por que essa briga desnecessária, o fato é que encontramos a mesma passagem de formas diferentes . uma diz que foi o Senhor que incitou a Davi , numerar o povo . e a outra diz que foi Satanás que incitou a davi numerar o povo . Afinal de contas quem incitou a Davi foi Deus ou o diabo . pode ser um erro de tradução . isso não significa que Deus tenha errado , afinal a bíblia já passou por tantas reformas , quem sabe um erro de tradução . do hebraico para português . não duvidem da existência de Deus por causa da escrita . o que prevalecer no ´e o papel e açaõ de Deus nas nossas vidas e de fato ele tem se mostrado presente .

    ResponderExcluir
  15. amigos ao invés de guerrear vamos tentar esclarecer esse fato de formas , sabia . ao conferir a bilbia os fatos registrados saõ verdadeiros. amados vamos ser cristão , mais não vamos fugir da realidade . isso não diminui a minha fé em nada vou continuar crendo e buscar maiores informações sobre isso . A letra mata , o que da vida e o espírito santo . os homens podem até buscar erros na bíblia pra tentar provar a não existência de Deus . mais quando os milagres que ele tem feito através do seu poder isso ninguém pode negar . eu mesma sou prova viva da existência do senhor . Amigo a biblia foi trazida ja mais de mil vezes pode ter ocorrido um erro de tradução . afinal o homem e falho , mais não podemos afirmar que Deus errou na gramática .

    ResponderExcluir
  16. pra quem não sabe a bíblia já passou por varias tradução , pode ser um erro de gramática , quem pode afirmar isso . continue crendo em Deus , o importante é o que Deus tem feito nas nossas vidas , o que as pessoas falam não tem a menor importância.

    ResponderExcluir
  17. A biblia já passou por varias reformas e pode ter ocorrido um erro do tradutor na hora de traduzir . não sei se já pensaram nisso , foi o homem quem traduziu e não Deus . o documento do meu carro feito pelo detran tem um erro . a biblia também pode ter erros causados pelos homens pela falta de atenção .

    ResponderExcluir
  18. Ao caro amigo Cristiano samzz.Nao sei se vc percebeu que após a frase "E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel;há ponto e virgula o que significa que na próxima frase o sujeito é oculto,pois após o ponto e virgula outra oração se inicia.
    "e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá". quem incitou a Davi?
    sujeito oculto,ou seja o texto nao diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que fim uma resposta boa, no hebraico que eu saiba não exite virgula... o que pode ser uma resposta alternativa mais inteligente para esta questão. sou cético, mas acredito em DEUS... vc pode ter razão meu amigo!

      Excluir
    2. Precisa se dedicar um pouquinho mais à questão de interpretação de textos, amigo!

      O texto diz sim.

      Se a frase anterior começou se referindo à IRA de deus, significa que o sujeito oculto da segunda frase se refere também a ela (IRA).

      Portanto, o que teria incitado a Davi seria a IRA de deus.

      Aliás, podemos encontrar deus irado, e alusão à sua ira, em vários episódios da bíblia. Pode-se concluir que deus não é tão bondoso como muitos dizem.

      Excluir
  19. As duas afirmacoes esta certas. Embora tenha sido satanas que diretamente incitou Davi, foi Deus que permitiu essa provocacao. Embora o proposito de satanas tenha sido destruir Davi e o povo de Deus, o objetivo de Deus era o de humilha-los e ensinar-lhes uma valiosa licao espiritual. Essa situacao e bem semelhante aquela descrita nos primeiros capitulos do livro de Jo, nos quais tanto Deus como satanas estiveram envolvido com o sofrimento de Jo.

    ResponderExcluir
  20. "Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;" (Lucas 12 : 51)
    "Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;" (Mateus 10 : 35)

    Dissensão

    s. f.1. Diversidade de opiniões.
    2. Desavença, divergência; contraste.
    Dicionário Priberam da LP

    Ora vem Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  21. Parabenizo o amigo por ler tanto a Bíblia e procurar nela, de uma forma ou de outra, o verdadeiro Caminho. Deus me abençoou para que eu também, como você, questionasse a Bíblia, enquanto estudava-a. Ao final, encontrei a felicidade e a paz de espírito em Jesus. Continue procurando contradições e defeitos na Bíblia. Pelo menos, você a está estudando, e, em algum momento, Deus o iluminará para ver o Seu verdadeiro Caminho.

    ResponderExcluir
  22. ora vem Jesus... ja a 2000 anos essa ladainha... ¬¬
    E não é pq ele le a biblia que ele vai virar cristão, a maioria dos Ateus (ateus de verdade) se tornaram ateus lendo a biblia ¬¬
    o SamZZ ainda faz o favor de utilizar a biblia em hebraico pra explicar pras antas e mesmo assim eles continuam perguntando que versão ele usou ¬¬
    PQP!

    ResponderExcluir
  23. Eu, Dimas simplismente creio em Deus e busco ser a Sua imagem e semelhança assim como o meu irmão Jesus o Filho do Deus Altíssimo, o meu SALVADOR.
    Obrigado, e que Deus faça descer a Sua chuva de bençãos sobre ricos e pobres, pecadores e santos, bons e maus, Amém.

    ResponderExcluir
  24. 2 Samuel 24, 1 E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

    nesse versículo não diz que Deus, falou para Davi começar numerar os povos de Israel

    ResponderExcluir
  25. apaz a ira de Deus contra isrrael em 2samuel 24v1
    se DEUS iro porque alguem fez o que Deus nao queria que fizece DAVI ASSUME A CULPA POIS ERA ELE,QUE MANDO NUMERAR O POVO 2SAMUEL24V17 ELE CONFESSA QUE PECO 1CRONICAS 21V1 O DIABO QUE O INÇITOU A NUMERAR ENTAO ENTENDEMOS DAVI CEDEU A TENTAÇÃO DE SABER O QUANTO ELE ERA GRANDE A GRANDEZA DE UM REI É MEDIDO PELO EXERCITO QUE POSSUI LEMBRANDO DEUS NAO TENTA NIMGUEM JESU FOI TENTADO E NAO CEDEU APAZ

    ResponderExcluir
  26. DEVEMOS ASSUMIR NOSSOS ERROS LEMBRA QUE ADAO COLOCOU CULPA EM DEUS QUANDO DISSE FOI A MULHER QUE TU ME DEU E A MULHER COLOCO CULPA NA SERPENTE DAVI ASSUME SEU ERRO PAGA O PREÇO E AINDA DEICHA UMA BOA LIÇAO SER CURIOSO NAO É BOA COISA É MELHOR CONFIAR EM DEUS AGORA NAO É NOVIDADE QUE SATANAS SEMPRE ESTA TENTANDO O SER HUMANO DEUS PROVA =O HOMEM TESTA =O DIABO TENTA VEIS ENQUANDO ELE CONSEGUE APAZ ISAIAS

    ResponderExcluir
  27. 2 Samuel 24, 1 E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

    VAI, NUMERA! significa que deus está mandando sim. Aí está o problema: a frase está na cara, mas muitos não vêem.

    ResponderExcluir
  28. "Aí está o problema: a frase está na cara, mas muitos não vêem. "

    Sim, e na outra frase, diz que foi o diabo, então como você resolve essa contradição? ou você so pega oque lhe agrada na biblia?

    Porque, se você simplesmente escolhe oque esta certo e errado no livro, logo, não é a sua religião que você esta seguindo, mas a si mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Se foi deus quem incitou Davi a numerar o povo, então me respondam: por que ele faria isso?
    Outra coisa, se deus não consegu nem cuidar do quintal da casa dele, como é que tem o contole até das folhas que caem das árvores?

    ResponderExcluir
  30. Gente, vocês não estão dando exemplo de Crente ..
    Cristiano SamZZ disse que não dar pra resolver o assunto, na verdade da sim bastar ler a biblia e entender e voshes ficam esculhambando o cara na certa Cristiano SamZZ não é crente e ta falando asneira, bote o juelho no chão, jejum e oração que voshes vão ouvir a voz de DEUS .

    ResponderExcluir
  31. CAROS LEITORES, DAVI FOI COMANDADO PELA VOZ (DO INIMIGO) COM A PERMISSÃO DE DEUS A NUMERAR O POVO....E QDO O VIDENTE GADE VEIO LHE AVISAR Q NÃO ERA PARA TÊ-LO FEITO....O ANJO DA ESPADA DE DEUS JA HAVIA MATADO 70 MIL ALMAS......RS

    ResponderExcluir
  32. Caro amigo, se vc ler o começo do segundo capitulo de Jó vc encontra a explicação para toda essa confusão aqui, mas para isso devemos estar disposto a aceitar o que a biblia diz, e não o que homens dizem.
    No capitulo que citei, vê-se claramente que o adversário, o acusador (heb: satan) não se passa de um anjo de D'us. Isso mostra q D'us é mal? Não. Apenas nos mostra que Ele è justo e que muitas vezes é pelas tribulações que nos tornamos pessoas melhores. O "mal" que ele faz a nos, é para nos melhorar.

    ResponderExcluir
  33. bem meu caro amigo amigo a verdade e que ele faz oque quer e como quer usando quem quer por que ele e Deus quem pode questionalo. operando Deus quem impedira.

    ResponderExcluir
  34. A mesma pessoa eles não são.
    Esta escrito: D'us é UM e seu nome UM.
    É fácil ser preguiçoso e ao achar uma suposta contradição dizer que D'us não existe, mas deveríamos procurar nas escrituras uma explicação convincente, e não perguntar para homens (isso tbm é coisa de preguiçoso). Devemos tbm nos livrar de todo o clichê implantado na nossa mente, e questionar todas as teológicas que nos foram ensinadas e ver se realmente é isso que a biblia ensina.

    O grande conflito aqui foi por que NOS FOI DITO que existe um D'us que é bom e um deus que é mau (chamado de satanás ou lucifer), isso vem de crenças babilônicas, e não é a verdade. Vem da crença em mitra e ahura mazda. Teólogos usam ezequiel 28 para sustentarem essa teologia de anjo caído e tal... Mas qualquer pessoa com senso critico ao ler esse capitulo nota que não é de satan que o autor fala, e sim do príncipe de Tiro.

    Mas a explicação para esse conflito aqui se encontra no segundo capitulo de Jó (leiam preferencialmente em hebraico) onde diz que os filhos de D'us foram fazer um relatório (להתיצב) (algumas traduções dizem servir ou se apresentar) para D'us e entre eles estava satanás, tbm relatando para D'us. Ou seja, satan é simplesmente um anjo, um servo, de D'us. Não é um anjo caído e muito menos um deus do mau. Portanto, o conflito aqui é resolvido, já que encontramos na biblia inúmeras referencias bíblicas dizem que deus fez algo, mesmo que tenha sido de fato um anjo (já que o anjo é apenas um servo dEle).

    Se um passoa1 manda uma pessoa2 matar uma pessoa3, eu posso dizer que o assassino foi a pessoa2. Mas também posso dizer que quem matou foi a pessoa1 sem cometer nenhuma contradição.

    Não sigam uma religião, sigam a D'us.
    Pense por si mesmo, não segundo a cabeça de alguém.
    Não sejam preguiçoso de desistir sem encontrar na biblia uma resposta plausível, sempre há.
    Mas também não sejam preguiçoso de quererem uma resposta pronta de algum líder.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. A resposta pode já está dada em algum dos numerosos comentários. Gostei muito do seu blog. Eu amo filosofia, principalmente a razão em vez do empirismo( epistemologia). Porém, amo também a Bíblia. Nessa questão, em específica temos que ponderar o "interesse" e o que "Satanás" deseja. Muito não vão concordar comigo e me criticar com o que agora vou dizer, porém outros vão acreditar. Satanás é fruto da criação de Deus, logo, Deus também não o abandonou mesmo quando foi desviando o seu caminho. Deus só o expulsou de sua presença quando se rebelou, mais ou menos próximo ao nascimento de Jesus. Voltando, nesse momento Deus amava Davi e satanás nada podia fazer se não só "incitar" pois ainda estava na presença de Deus( me refiro a não ter caído). Porém chegamos, qual era seu o objetivo? Por que ele fez isso? Fácil, ele queria que o Homem se tornasse mal aos olhos de Deus e fossem destruído. Que jeito melhor de fazer isso atacando o que nos toca, quem amamos? Somos a imagem de Deus, tudo nos foi nos dado, inclusive nossa liberdade de escolha e tudo abaixo de nós. Não sei se já pensaram nisso, mas nossa vida de acordo com Gênesis, nada é se não, o fôlego do próprio Deus vivo. Bem, agora pergunto isso já não vos responde à pergunta?

    ResponderExcluir