quarta-feira, 3 de março de 2010

Temos livre arbítrio ou somos predestinados?

Esse é um dos temas mais cabeludos do cristianismo. Tanto que os próprios crentes quebram o pau entre si quando discutem se temos livre-arbítrio ou se somos predestinados desde antes da fundação do mundo.

Não poderia ser diferente, dado ao próprio conflito de ideologias inerente à própria bíblia. De fato, se somos predestinados por deus, então somos meros robôs, dróides manipulados como marionetes para o entretenimento de deus. Muitos crentes não ficam confortáveis com essa idéia. Por outro lado, se temos livre-arbítrio, então deus perde a onipotência. Ele não está mais no controle de nossas ações, de nossas decisões, de nosso destino. E isso é inconcebível para outros grupos de crentes.

Não seria diferente que a bíblia - uma coleção de livros que foi escrita por diferentes autores em diferentes épocas com intenções diferentes e que nunca tiveram a pretensão de concordar entre si - teria visões conflitantes sobre esse assunto.

Existem muitas passagens que apóiam tanto o livre-arbítrio quanto a predestinação.

De modo geral, o antigo testamento em sua maioria tente mais para a predestinação, com algumas poucas passagens apoiando o livre-arbítrio. O contrário ocorre no novo testamento, apesar de que as mais fortes passagens apoiando a predestinação estão no NT.

Então, como fica? Temos livre-arbítrio, ou somos predestinados?

Temos livre-arbítrio:

Deuteronômio 30, 19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Josué 24, 15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

João 3, 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna

2 Pedro 03:09 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se

1 Tessalonicenses 05:09 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo

Somos predestinados:

Atos dos Apóstolos 13, 48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.

Romanos 8, 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 8, 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Efésios 01, 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

Efésios 01, 05 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade

2 Timóteo 1, 9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

E, finalmente, uma das mais fortes passagens usada por calvinistas para apoiar a predestinação:

Romanos 9, 11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),

(...)

Romanos 9, 13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.

(...)

Romanos 9, 15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

(...)

Romanos 9, 22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

Romanos 9, 23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,

O que dizer mais? Versículos irrefutáveis de ambos os lados, não?

Era de se esperar, vindo de um livro tão contraditório quanto a bíblia.

36 comentários:

  1. Crent-o-matic

    Deus não é onipotente, pois respeita nosso livre-arbítrio. Nem é onisciente, pois se fosse, não poderíamos fazer escolhas.

    Todas essas passagens que dizem que somos predestinados, quer dizer que Deus predestinou a todos. Ou seja, Deus, a princípio, deu a todos o direito de salvação. Entretanto, uns escolheram ser salvos e outros não.

    Esquema:

    Deus predestinou A e B para a vida eterna.
    Mas apenas A escolheu receber a salvação.
    B escolheu a perdição, e é um vaso de desonra.

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem gente que tenta explicar...

    Não vejo onde está o livre arbítrio quando te dão 2 opções e 1 delas o levará para o castigo eterno. Realmente, uma escolha beeeem difícil de se fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos não tem opção, apenas a morte!

      Excluir
    2. Todos tem a opção, Deus não é injusto, e mesmo se não tivesse, ao chegar diante de Deus, ele agiria com a justiça e misericórdia

      Excluir
    3. Realmente não deveria ser uma escolha difícil de se fazer, mas satanás faz pratos ótimos e até convence alguns de q ele nem Deus existem, facilitando assim seu trabalho, Deus disse o mundo jás do maligno ou seja quase tudo nessa terra te leva ao pecado e é IMPOSSÍVEL ficar sem Cristo nesse mundo e sem pecar, e se vc pecar tu acha q vai pra onde? Pior seria se realmente Deus não tivesse misericórdia e nós, e estendesse o braço da salvação, mas pena q algumas pessoas o negam e preferem rejeitar a vida eterna e perfeita para ficar neste mundo de pecado

      Excluir
  3. é por isso q vcs nunca vão entender o verdadeiro proposito de Deus...vcs estudam a Bíblia com o propósito de critica-lá e levar a outros q confia na palavra de Deus a se apostatarem.
    Por que n estudam a palavra de Deus buscando a verdade...com humildade...e acima de tudo pedindo em oração a Deus.Esse é o único modo para vcs serem tocados, por que homem nenhum tem poder de transformas vidas.
    No passado Jesus veio a esse mundo e muitos daquele tempo o regeitaram por incredulidade cega. N eram capazes de ver a glória e majestade de Cristo...hoje vcs estudam a Bíblia somente para critica-lá...n entendo o pq...tudo q eu n gosto eu n passo tempo estudando...n sei qual intuito de vcs..poderiam me explicar pq n acreditam na Bíblia e estudam tanto sobre ela...gastam tanto tempo na net falando dela e perdem seu tempo querendo convencer pessoas sinceras de se apostatarem....me respondam por favor!

    Ahhh....pra n falarem q eu fugi do assunto Livre Arbítrio..
    A resposta é simples...Deus nos deu 2 caminhos q podemos seguir...eu e vc podemos fazer oq quiser aqui na terra....eu posso vira ateu e vcs crentes n é verdade? eu posso me matar agora se quise-se ou matar outra pessoa n é? eu posso servir a Deus ou ao diabo n é? então isso é livre arbítrio!
    Deus sabe das nossas escolhas futuras pq ele é onissiente...mais isso n significa q n podemos fazer nossas escolhas, pelo contrario significa q n importanta qual escolha q vamos fazer daqui a dez anos, Dues já sabia dessa escolha antes de nascermos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso não é livre arbítrio. Isso é "ou dá ou desce"

      Excluir
    2. Isso é livre arbítrio, larga ser mal agradecido não há nada q impeça Deus de nós matar pois somos pecadores, mas sua graça e misericórdia nos justificam,obrigado Deus pois eu reconheço o MEU livre arbítrio ruim seria se ele realmente não nos desse escolha e assim q pecassemos morresemos, reflita...

      Excluir
  4. Juliano Menezes

    no fim do seu texto você diz que Deus é onisciente (sim o certo é onisciente - vem de Ciência e não Siência), bem, partindo desse princípio, antes de nascermos já é determinado se vamos para o céu ou inferno, certo? Se ele já sabe de tudo que vai acontecer, porque quer nos julgar? Pelo seu pensamento já está decidido para onde iremos, então não existe um deus julgador, não há com o que se preocupar! Como existe livre arbítro se ele já sabe o que irá acontecer antes mesmo de nascermos? (Como você mesmo disse)
    Talvez ele não seja onisciente e no caso então não é deus! Ou mais ainda é só um fruto da imaginação do ser humano, que sempre teve como tendência se colocar no centro do universo. Lamentável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eclesiastes 3 tudo tem seu tempo e seu propósito, o fato de Deus saber nosso destino não faz com ele não seja onipotente pois ele não interfere em nossas escolhas,mas ele nos alerta;)

      Excluir
  5. zebulom disse...vc falou: Não seria diferente que a bíblia - uma coleção de livros que foi escrita por diferentes autores em diferentes épocas com intenções diferentes e que nunca tiveram a pretensão de concordar entre si. isso só mostra a sua limitação arespeito do assunto. faz um debate no teo blog que te mostro que não ha discrepancia nenhuma nos autores. essa questão é muito facilmente resolvida com os contestos dos livros e verá sua total concordancia.

    ResponderExcluir
  6. Amigos Nos somos Pre destinados sim a servir a Deus mas não quer dizer que se vc quiser servir ao mundo Deus vai te matar por escolher o inferno mas Deus nos fez para servir a eli e louvarmos o nome deli mas ele e um ser educado,e respeitador Deus respeita a sua escolha!!! qual dos dois caminhos vc quer?

    ResponderExcluir
  7. afinal temos livre-arbítrio ou somos predestinados????
    queria muito esclarecer essa dúvida...
    a paz do Senhor esteja conosco.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou evangélico e ainda não consegui ninguém para me convencer da existência do livre-arbítrio.
    Eu não acredito no livre-arbítrio por causa da biblia a própria biblia diz que somos pré-destinados então como ir contra isso.
    Juliano meneses vc diz que não somos pré destinados mais no final diz que Deus ja sabia de tudoi antes mesmo de aconteçer...isso pra mim nos torna pré-destinados...pq Deus ja sabe quem vai pro inferno e quem vai pro céu antes mesmo de nascer...
    Leia em salmo 139:16...lá diz que Deus sabia dos nossos dias antes mesmo de nascermos e diz que Deus fez e determinou cada um deles e ai o que vc me diz


    Leia Salmo 139 capitulo 16 ai vc me responde.

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito firmemente em Deus...e acredito tbm que Deus é Onipotente Onisciente e Onipresente
    Mais isso faz com que algumas perguntas surgem como a Pré-destinação como o fato de Deus ter criado o mal...pq Deus é o alfa e o omega e ele fez todas as coisas.
    Mais o importante é confiar em Deus
    Eu sempre digo e não tenho medo de falar Deus é perfeito a Biblia não.

    ResponderExcluir
  10. "e acredito tbm que Deus é Onipotente Onisciente e Onipresente"

    Adoro esse deus, afinal, ele sabe quando vai ter um terremoto que vai matar milhares de pessoas, e ainda não faz nada.

    "pq Deus é o alfa e o omega e ele fez todas as coisas."

    Evidencias por favor, ou você vai começar a cagar pela boca igual ao Infor?

    "Mais o importante é confiar em Deus"

    Confiar em um cara que nos planos dele, ele deixa milhares de pessoas morrerem de fome todos os anos? Não obrigado.

    "Eu sempre digo e não tenho medo de falar Deus é perfeito a Biblia não. "

    O engraçado é que esse deus perfeito, é a tirania perfeita, e o sadismo perfeito, afinal, que em seu juizo perfeito criaria um lugar para torturar as pessoas pela eternidade?

    ResponderExcluir
  11. A gente so eh predestinado a ser Filhos de Deus na Terra, mas quem vai ter a salvacao ou ser condenado, dependera do livre arbitrio de cada pessoa.
    Tem pessoas que comecaram bem e se tornaram Filhos de Deus, mas no ultimo momento perderao a salvacao.
    Tem muitos que viveram quase a vida toda sem Deus, mas no ultimo momento conseguiram a salvacao.
    Deus esta no controle de tudo, mas ele deixa nos tomamos as nossas decisoes. Pense nisso!

    ResponderExcluir
  12. Deus vê dois finais para o homem: a morte eterna e a vida eterna. Portanto, não somos predestinados porque, apesar de sua onisciência em saber qual fim escolheremos, não interfere em nossa escolha. É isso!!! =)

    ResponderExcluir
  13. Jean Carlos

    "Portanto, não somos predestinados porque, apesar de sua onisciência em saber qual fim escolheremos, não interfere em nossa escolha."

    Eu não chamaria a ameaça "se não me adorar vou te torturar eternamente", de não interferir, muito menos de escolha.

    É o mesmo se um bandido estivesse com uma arma na sua cara exigindo seu dinheiro, eu não chamo isso de escolha, e mesmo se a pessoa reagisse, ela morrer não seria culpa dela.

    O mesmo pro seu deus, se ele ameaça alguem, e quando essa pessoa não responde a ameaça do jeito que ele quer, não é culpa da pessoa ser torturada eternamente, é culpa do torturador.

    ResponderExcluir
  14. "Deus vê dois finais para o homem: a morte eterna e a vida eterna."

    Estas duas medidas "extremamente extremas" faz do deus bíblico um dos juízes mais injustos da história da humanidade.

    Onde já se viu punir laguém que praticou um ilícito leve com a mesma pena para quem pratica um ilícito grave?

    Injusto também por impor às pessoas uma série de leis desumans e impossíveis de serem cunpridas.

    As leis e as penalidades dos homens, com todas as suas brechas, são muito mais justas do que as leis deste deus que dizem ser a pura expressão do amor.

    MILSON

    ResponderExcluir
  15. Como tem crente mentiroso,e ainda dizem que são santos.Inventando mentiras pra defender o liver arbítrio.Que lindo exemplo de santidade estão me dando.

    ResponderExcluir
  16. Criatianismo.Uma religião que se sustenta sobre os pilares da mentira.

    ResponderExcluir
  17. Cristianismo,é a religião da mentira.

    ResponderExcluir
  18. Se Deus sabe de tudo por ser onipresente, onisciente e onipotente e coloca a culpa pelos nossos atos, então somos predestinados de acordo com a nossa liberdade de pensar. Predestinar alguém para o inferno não é coisa de um Deus bondoso. Se somos predestinados então estamos aqui apenas para pagar o que fizemos antes de vir para cá. O que fizemos no passado?
    O livre arbítrio é a realidade de nossas escolhas e precisa-se arrumar um conhecimento melhor para o que é ser predestinado. As dúvidas no meio cristão aparecem por causa de um teólogo que estuda a justiça de Deus de acordo com a sua visão e contagia muitos para sua doutrina. Não sou contra quem crer na predestinação ou não e isto não implica que perderemos a salvação por pensarmos diferente. A letra mata mas o Espírito é que vivifica.
    O livro arbítrio não retira o poder de Deus como pensam alguns.

    ResponderExcluir
  19. Pré- destinado significa uma situação e, destinado significa outra muito diferente. Somos pré- destinados para salvação, porém, somos livres (livre arbítrio) para escolhermos o caminho a seguir (destino).

    Pré- selecionado, pré- candidato, pré..........

    ResponderExcluir
  20. quanta merda essa crentinada diz.

    Enrolam-se em suas próprias mentiras

    ResponderExcluir
  21. ...sentir a presença de Deus e uma invenção????

    ResponderExcluir
  22. Sentir algo não, mas fazer afirmações do que causaria essa sensação sem apresentar evidências para comprovar, isso sim é invenção.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal, simples como 2+2.......Deus fez definitivamente o homem o andar ou estar com Ele.......pelo simples fato de sermos livres, motos optam por caminharem separados de Deus fazendo e realizando sua pessoais desejos e vontade.isso não significa que Deus deixa fazer o que tem que fazer, Ele continua trabalhando. Já no início da bíblia vemos Eva fazendo sua escolha com influência maligna e Adão a seguiu, levando toda a humanidade a calamidade, vemos alguns se separando dessa malignidade, ao escolher caminhar com Deus. Hoje por ter Deus deixado sua glória no céu, e sacrificar-Se por nós ( pois só assim somos libertos do domínio maligno e do pecado que isso gera E também de nos dar novamente a escolha de andarmos com Ele e vivermos para Ele, não mais na nossa vontade) Dentro do meu caminhar livre vivo como bem entendo, fora da minha livre vontade vivo para Deus como Ele determina como Ele planejou desde o princípio da criação do homem......aceitar uma dessas opções nos abre um leque enorme de oportunidades......mas toda escolha nos leva a um lugar.....livres de Deus podemos viver uma vida prazerosa e de sucesso sem com isso ter q caminhar com Deus ou em sua presença. Ao passo que ao escolhermos caminhar com Deus perdemos a opção do livre arbitreo e agimos de acordo com a vontade do " Eterno" e isso é vida eterna com salvacao.... não pense na eternidade sem Deus opte caminhar com Ele, na simplicidade...acordar e ter a oportunidade de agradecer por mais um dia de vida na terra e por ter sido alcançada por Jesus Cristo na cruz.....Uma passagem na bíblia diz: Pra, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se dicernem espiritualmente. ICorintios 2:14.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, simples como 2+2.......Deus fez definitivamente o homem o andar ou estar com Ele.......pelo simples fato de sermos livres, motos optam por caminharem separados de Deus fazendo e realizando sua pessoais desejos e vontade.isso não significa que Deus deixa fazer o que tem que fazer, Ele continua trabalhando. Já no início da bíblia vemos Eva fazendo sua escolha com influência maligna e Adão a seguiu, levando toda a humanidade a calamidade, vemos alguns se separando dessa malignidade, ao escolher caminhar com Deus. Hoje por ter Deus deixado sua glória no céu, e sacrificar-Se por nós ( pois só assim somos libertos do domínio maligno e do pecado que isso gera E também de nos dar novamente a escolha de andarmos com Ele e vivermos para Ele, não mais na nossa vontade) Dentro do meu caminhar livre vivo como bem entendo, fora da minha livre vontade vivo para Deus como Ele determina como Ele planejou desde o princípio da criação do homem......aceitar uma dessas opções nos abre um leque enorme de oportunidades......mas toda escolha nos leva a um lugar.....livres de Deus podemos viver uma vida prazerosa e de sucesso sem com isso ter q caminhar com Deus ou em sua presença. Ao passo que ao escolhermos caminhar com Deus perdemos a opção do livre arbitreo e agimos de acordo com a vontade do " Eterno" e isso é vida eterna com salvacao.... não pense na eternidade sem Deus opte caminhar com Ele, na simplicidade...acordar e ter a oportunidade de agradecer por mais um dia de vida na terra e por ter sido alcançada por Jesus Cristo na cruz.....Uma passagem na bíblia diz: Pra, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se dicernem espiritualmente. ICorintios 2:14.

    ResponderExcluir
  25. Eu esquadrinho os corações e provo os pensamentos para dar a cada um "segundo" os frutos de suas ações.Jeremias Cap.17vers.10.Essa palavra entre aspas quer dizer que você escolhe,ou se preferirem,semeiam oque vão plantar.Se semearem limão obviamente não vão colher laranja e vice versa.Se praticarem más obras O Senhor que conhece os pensamentos os castigarão.Portanto é evidente que você tem o direito de escolher se quer ir para a esquerda ou direita,mas irá prestar contas ao Altissímo no Grande dia.Em relação a predestinação Deus predestina a todos os que crêem no seu filho Jesus,Pois o Senhor tem procurado os Seus verdadeiros adoradores e ele Conhece os Seus,Tomem Cuidado com o que falam em relação ao Nome Santo Do Senhor,Brasfemar é o unico pecado que não tem perdão,ou não sabem que a biblia também diz que o Senhor criou os para o Dia da salvação e os para o dia da destruição!!!Creiam no Senhor Jeová ele não falha os planos dele São perfeitos para nossas vidas.O Senhor trabalha para os que nele esperam,confiem,não deixem o diabo roubar a sua fé,pois sem fé é Ímpossivel agradar a Deus,Emanuel está voltando dessa vez para julgar a cada um por suas ações.Esteja aprovado na presença do Senhor.Que o Senhor Jesus possa tirar a escama dos olhos Ímpios abrir o entedimento do pecador para que se arrependa a tempo,Tenham uma boa tarde,Jesus Te Ama e eu Também,Amém.

    ResponderExcluir
  26. Vamos lá...
    Uma vez existiu o livre arbítrio, sim existiu, com nossos primeiros País, acontece que os engraçadinhos ao invés de depender de Deus quiseram contornar a possível situação por eles mesmos kkkkk
    Então trouxeram morte pra toda humanidade, e mais..
    Nós tornou todos pecadores, escravos do pecado, então a questão não é que se não temos livre arbítrio somos um robô kkkk fato que n, mas somos humanos mortos em todas as nossas faculdades, então acontece que estamos debaixo da ira de Deus, a culpa de tudo foi da escolha dos nossos primeiros País, bom daí então o povo lindo de Israel recebeu as leis de Deus, onde nós revela o que e certo e o que e errado aos olhos de Deus, ou seja a lei revela o pecado, uauuuuu kkkkkk mas acontece que nem os judeus conseguiram obedecer os mandamentos, nem mesmo o que talvez se saiu melhor entre os homens para seguir todos os mandamentos se saiu bem, aliás sem fé e impossível agradar a Deus neh kkkk
    Então vemos que todo ser humano hoje pode sim escolher dizer que é livre pra fazer o que vem entender, eu digo claro que pode ueee kkkk
    Mas se fomos pela pura verdade todos são escravos do pecado, e se você escolhe ser salvo, parabéns pra você você é melhor que os que escolheram o oposto!! Kkkkkk congratulatíons!! Kkkkk
    A lei n veio para dizer o que podemos fazer kkkkk
    Pode entao ter certeza que Deus nao precisa ser aceito por um morto como nós, mas nós que precisamos ser aceitos pela graça dele, uns falam
    Deus mal deixa tantos morrerem, tantos passar fome, parece que esqueceram onde foi que começou toda essa maldade kkkkk é simples se vemos isso alguém necessitando porque não ir ajudar ?? Kkkkk
    A maior necessidade de todo ser humano é a salvação, que pai respeitaria o "livre arbítrio" kkkk do filho que diz que vai se matar na frente de seu pai, eu como pai jamais respeitaria kkkkk
    Mas pessoal as escolhas que fazemos hoje se chamam agencia livre
    São escolham como eu escolhi ir a escola e etc...
    Sabe nunca concordei com a história de entregar minha vida pra Jesus, isso é mentira kkkkk
    A verdade é que ele entregou a vida dele por mim, então eu só tenho meus pecados pra entregar, então a graça dele me liberta da condenação do pecado, Jesus é incrivelmente lindo😊
    E se tivéssemos um livre arbítrio ele seria muito cego porque tivemos que receber a lei pra dizer o que é certo aos olhos de Deus, e sabem o bom dia de Deus é toda manhã que levantamos com vida, o mundo já é do maligno, era pra estarmos em uma péssima condição, mas se não estamos isso é porque alguém muito especial teve misericórdia de nós kkkk
    O homem é totalmente depravado, devemos pregar com amor a toda criatura essa verdade!
    Em Jesus está a vida
    O amor
    A verdade
    E nossa verdadeira liberdade.

    ResponderExcluir