quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estamos nos últimos dias... há 2000 anos??

É verdade que após a suposta morte de Jesus Cristo cada geração sempre achou que estava vivendo nos últimos dias. Porém os cristãos dos primeiros séculos da era comum devem ter passado por maus bocados ao tentar explicar a demora, já que já vimos que estava escrito que Jesus disse que voltaria enquanto seus seguidores ainda estivessem vivos.

A questão então para Paulo, por exemplo, era tentar explicar por que a demora, já que os fiéis perceberam que as pessoas iam morrendo e nada de Jesus aparecer. E ao invés de dizer a verdade (de que nem em 19 séculos depois Jesus voltaria) Paulo, pelo contrário, também parecia acreditar que vivia nos "últimos dias":

Romanos 16:20 E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás.

Paulo achava que o "fim dos séculos" já havia chegado a eles:

1 Coríntios 10:11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.
  
Ele achava que ficaria vivo até a volta do Senhor:

1 Coríntios 15:51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

O Senhor está perto, achava ele:

Filipenses 4:5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

Paulo achava que ia ser um dos que seriam arrebatados, antes de morrer: 

1 Tessalonicenses 4:15  Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
  
1 Tessalonicenses 4:17  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

Segundo Paulo, Jesus havia aparecido "no fim dos tempos, para aniquilar o pecado": 

Hebreus 9:26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

O dia está próximo, eles estavam vendo: 

Hebreus 10:25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

Só mais um pouquinho:

Hebreus 10:37 pois em breve, muito em breve Aquele que vem virá, e não demorará.
  
Tiago também achava que o fim estava próximo:

Tiago 5:8 Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima.

Bem como Pedro:

1 Pedro 4:7 Ora, o fim de todas as coisas está próximo;

E também João:

1 João 2:18 Filhinhos, já é a última hora

E até hoje, depois de tanto tempo de enrolação e espera, nada de Jesus. É ou não é de rir na cara daqueles crentes que dizem que "estamos nos últimos dias"?

7 comentários:

  1. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. II Pedro 3:8-10.

    Pode me explicar essa passagem que coloquei. Fica na Paz!! =D

    ResponderExcluir
  2. "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia"

    Tem um grande problema com essa frase, ela diz basicamente que: "deus não atrasa suas promessas, as pessoas é que são apressadas"; mas, se existisse um deus que teria nos criado, logo ele entenderia o nosso conceito de proximo, e jamais diria que a vinda estava proxima se ele soubesse que isso levaria mais de 2000 anos, então ha algumas opções do porque isso teria acontecido:

    1) deus não existe, portanto as pessoas que escreveram a biblia, erraram a previsão, como qualquer outro "profeta" erraria.

    2) deus mentiu, mas tambem, considerando a hipotese de que um deus exista, então tambem podemos jogar a ideia de que na verdade o diabo teria inspirado a biblia, por isso que ela estaria propositalmente errada, e com ensinamentos imorais.

    3) deus não é oniciente, logo ele não saberia oque aconteceria no futuro, e por algum motivo não pode manter a promessa.

    Uma otima analogia pra isso seria:

    Eu pego 1000 reais emprestado com um amigo, e digo, "logo eu te pago", eu conheço o conceito de logo do meu amigo, mas 10 anos depois ainda não paguei ele, se eu soubesse que eu não poderia pagar logo ele, então eu estaria mentindo dizendo isso. Se aconteceu algo que me impediu de paga-lo, isso é so porque eu não sou oniciente

    "porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se."

    Me corrijam se eu estiver errado, mas esta dizendo basicamente, que deus estaria alongando o prazo de cumprir a promessa, para que nós tenhamos tempo de nos "arrepender", certo?

    Bom, isso seria uma total contradição com a primeira parte, que diz que ele não retarda suas promessas.

    De qualquer forma, e biblia continua errada, pois se existisse um deus, ele jamais poderia dizer que a segunda vinda estava proxima, ja que faz mais de 2000 anos.

    ResponderExcluir
  3. E sobre "não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia", o que tem a me dizer?

    Na bíblia tem algum texto que fala a hora exata que vai chegar o fim?

    ResponderExcluir
  4. "E sobre "não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia", o que tem a me dizer?"

    Eu ja respondi isso no meu comentario, ou você não leu?

    "Na bíblia tem algum texto que fala a hora exata que vai chegar o fim?"

    Não, mas você não concorda que 2000 anos depois, de forma alguma poderia ser considerado algo breve? ou seu deus não compreende o nosso conceito de breve?

    ResponderExcluir
  5. kkkk....já estou até vendo daqui 5 mil um monte de crente dizendo que o "fim está próximo"...ai,ai,ai...ahã, sei...
    Mas acredito que essa paranóia vai acabar um dia. Em breve o mundo vai perceber que religião não é nada mais além de invenção humana.

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkkkk que pérola essa que Pedro falou,se você olhar no seu livrinho vai ver que há um trecho que fala que jesus voltaria ainda naquela geração,tem uma matéria sobre isso nesse site mesmo,ou seja se não houver alguma pessoa com 2.000 anos de idade viva hoje em dia,esse seu livro está errado.

    ResponderExcluir