terça-feira, 30 de junho de 2009

A falsa profecia de Belém

É dito o seguinte sobre Belém:

Mateus 2, 4 E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.

Mateus 2, 5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:

Mateus 2, 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.

Alega-se que é o cumprimento da seguinte profecia:

Miquéias 5,2: Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Mas isso é falso por três motivos:

1 - Belém Efrata não era uma cidade, e sim um clã, dos filhos de Belém, filho de Caleb e de sua segunda esposa, Efrata, como pode ser visto em Crônicas 2,50-51:

Crônicas 2, 50 Estes foram os filhos de Calebe, filho de Hur, o primogênito de Efrata: Sobal, pai de Quiriate-Jearim,

Crônicas 2, 51 Salma, pai de Belém, e Harefe, pai de Bete-Gader.

2 - Se continuarmos lendo Miquéias, veremos que essa "profecia" não se refere a um Messias, mas sim a um líder militar, que supostamente deveria derrotar os assírios. Da última vez que eu olhei, Jesus não havia derrotado assírio nenhum...

Miqueias 5,6 Assim ele nos livrará da Assíria, quando entrar em nossa terra, e quando calcar os nossos termos.

3 - Note como em Mateus está escrito Belém da terra de Judá, ao invés de Belém Efrata. Essa mudança foi proposital, para fazer parecer que se trata de uma cidade, ao invéz de um clã.

3 comentários:

  1. resolvendo a professia.

    Miquéias 5:2 E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde o dia da eternidade.

    Miquéias 5:3 Portanto os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à luz: então o resto de seus irmãos voltará com os filhos de Israel.

    Miquéias 5:4 E ele permanecerá, e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus: e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até os confins da terra.

    Miquéias 5:5 E este será a nossa paz: quando a Assíria vier à nossa terra, e quando passar sobre os nossos palácios, levantaremos contra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homens.

    Miquéias 5:6 Esses consumirão a terra da Assíria á espada, e a terra de Ninrode nas suas entradas, Assim nos livrará da Assíria, quando vier à nossa terra, e quando calcar os nossos termos.

    Miquéias 5:7 E estará o resto de Jacó no meio de muitos povos, como orvalho do Senhor, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda filhos de homens.

    Miquéias 5:8 E o resto de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual quando passar as pisará e despedaçara sem que haja quem os livre.

    Miquéias 5:9 A tua mão se exaltará sobre os teus adversários; e todos os teus inimigos serão exterminados.

    Miquéias 5:10 E sucederá naquele dia, diz o Senhor, que exterminarei no meio de ti os teus cavalos, e destruirei os teus carros;

    Miquéias 5:11 E destruirei as cidades da tua terra, e derribarei todas as tuas fortalezas;

    Miquéias 5:12 E tirarei as feitiçarias da tua mão: e não terás agoureiros;

    Miquéias 5:13 E arrancarei no meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinaras mais diante da obra das tuas mãos.

    Miquéias 5:14 E arrancarei o teus bosques do meio de ti; e destruireis as tuas cidades.

    Miquéias 5:15 E com ira e com furor exercerei vingança sobre as nações que não ouvem.

    ResponderExcluir
  2. em Miquéias 5:5 diz que "levantaremos contra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homens."

    nessa parte já está falando que oito príncipes e sete pastores vão lutar contra Ninrode e Assíria.

    a parte que eles falam do Messias, é Miquéias 5:2-4 que eles falam do Messias.

    Belém Efrata não era uma cidade em Crônicas, e sim um clã, até o tempo de Crônicas (tempo do rei Davi) até chegar até o tempo de Miquéias Belém Efrata já é uma cidade pequena.

    Belém Efrata ou só Belém é a mesma coisa, veja que só e´uma cidade, e não duas, tanto faz por Belém Efrata ou só Belém.


    NÃO TEM NENHUMA FALSA PROFESSIA AQUI!!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, a questão de Efrata, é que no princípio a terra que até então não se tinha identificação ou nome definido, recebia por isso mesmo o nome dos proprietários que delas se apropriavam.
    Por exemplo: um homem chamado Uz - derivava-se a terra de Uz: (Geneses 22:21 e Jó 1:1) etc. 

    ResponderExcluir