terça-feira, 30 de junho de 2009

Quantas línguas haviam antes da Torre de Babel?

Existia apenas uma língua:

Gênesis 11:1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.

(...)

Gênesis 11:3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.

Gênesis 11:4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.

Existiam várias línguas:

Gênesis 10:5 Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações.


Gênesis 10:20 São estes os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

Gênesis 10:31 São estes os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

Gênesis 10:32 São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.

Cheiro de historinha inventada detected!

11 comentários:

  1. EXPLICAÇÃO:
    Todos os trechos bíblicos apresentados, que dizem “segundo a sua língua”, tratam de toda a linhagem genealógica. E isto inclui o antes e o depois da torre de Babel.

    ResponderExcluir
  2. A palavra em hebraico é “lashown”, que significa literalmente língua (para lamber), ou figurativamente como linguagem.

    Não tem nada de “linhagem genealógica”.

    Sorry, inventar novos significados para as palavras não vale.

    ResponderExcluir
  3. Perdoe por não ter me expressado direito. Eu não quis dizer que “língua” significa “linhagem”, e sim que OS TEXTOS acima citados descrevem a linhagem genealógica do povo que viveu antes e também do povo que viveu DEPOIS da torre de Babel. E, por isso, a Bíblia discrimina a língua, pois existiram várias depois da torre de Babel.

    ResponderExcluir
  4. Gênesis 10:5 falaram de nações com sua própria língua, Gênesis 11 falam que a terra tinha uma só língua

    Gênesis 10:4 E os filhos de Javã, são: Elisá e Tarsis, Quitim e Dodanim.

    Gênesis 10:5 Por estes foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas familias, entre as suas nações.

    Gênesis 11:1 E ERA toda a terra duma mesma língua, e duma mesma fala.

    Gênesis 11:2 E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinear, e habitaram ali no oriente.

    vamos ver em Gênesis 10:5 haviam um povo que repartiu as ilhas e foi morar nelas,em Gênesis 11 falou que todo povo falava a mesma linguá, e eles partiram para o Oriente

    conclusão.

    quando Gênesis 11:1 falou que toda a terra, ele pode ter falado de todo povo que estava com eles, que foram para o Oriente, porque eles falavam a mesma língua. E outros foram morar na ilhas não estavam com eles, e eles já falavam em línguas diferentes.

    ResponderExcluir
  5. “autor de Gênesis, Moisés, viveu muitos anos depois dos fatos narrados naquele livro. Então, no momento em que escrevia o capítulo 10, já sabia muito bem a respeito da divisão das línguas. Já sabia sobre a descendência de Noé e suas divisões conforme suas línguas. Então, usou desse conhecimento ao escrever o capítulo 10, embora, só no capítulo 11 é que ele fosse explicar como as línguas se dividiram.
    Então, no capítulo 10 ele fala do que aconteceria àquela descendência muito tempo depois. Isso acontece algumas vezes na bíblia. O autor adianta alguma informação e isso fica parecendo um erro.”

    ResponderExcluir
  6. Otimo anônimo, agora prove que Moises existiu.

    Porque se tem tantas evidencias para dizer que Moises existiu, como se tem eviencias para o Papai Noel.

    ResponderExcluir
  7. A historia de Moisés é outra coisa muito difícil de engolir.
    Primeiro, Se ele exixtiu mesmo, precisou de muito tempo para escrever todos aqueles textos (Gênesis, Êxodo, Números, Levíticos, Deuteronônomio etc.). Com os recursos precários para arte da escrita à época, ou ele escrevia ou vivia a história.

    Segundo, é de impressionar a forma como ele se coloca na terceira pessoa, sem em momento algum se desviar disso, em todos os livros. É de causar, no mínimo, desconfiança.

    ResponderExcluir
  8. Bom , tempo não seria um problema, digamos que ele escrevesse a noite, o verdadeiro problema é que não se tem nenhuma evidencia para provar que Moises existiu, ainda menos que escreveu um livro.

    Tradicionalmente é dito que os livros foram escritos por Moises, mas não se tem nenhuma evidencia disso, porque naquela epoca, ninguem se preocupava com a autoria, é a mesma merda de sempre, as pessoas repetem durante algumas gerações que aquele livro foi escrito por tal pessoa, e a mentira se torna "verdade".

    ResponderExcluir
  9. A questão da existencia de Moises e como a existencia de Deus,nao e uma questão de prova e uma questão de fé, e assim se le a bíblia, primeiro eu creio depois eu vou ler, agora se eu nao creio e tento encontrar uma razão para crer é melhor nem ler a bíblia, mas si eu creio eu procuro uma razão para o que creio, mas se nao encontro razão continuo crendo, pois a fé nao está condicionada a provas. por isso existe muito mais sentido para mim crer do que tentar encontrar a razão em tudo que se profesa ter fé. afinal ridicularizar quem tem fé dizendo ser tolo, é mais tolo ainda usar o objetido que critica do outro que é a fé pra dizer que não cre na ixistencia de Deus ou de moises.

    ResponderExcluir
  10. "mas se nao encontro razão continuo crendo, pois a fé nao está condicionada a provas."

    Isso não é novidade nenhuma, que fé é acreditar em algo sem evidencias.

    Mas, isso é algo inteligente de se fazer? Tomar decisões baseado no que se quer acreditar, e não no que é verdade?

    Porque do mesmo jeito que você justificar acreditar em Moises, apenas usando fé, um cara pode justificar não deixar seus filhos terem uma tranfusão de sangue necessaria, unicamente porque vai contra sua fé.

    "é mais tolo ainda usar o objetido que critica do outro que é a fé pra dizer que não cre na ixistencia de Deus ou de moises. "

    Essa parte ficou confusa, então me corrija se eu estiver errado; Você esta dizendo que eu uso fé, para dizer que Moises e deus, não existem?

    Não senhor, você usa fé para não acreditar em alienigena, fadas, unicornios, pé grande, etc?

    A propria definição de fé, que é acreditar em algo sem evidencias, contradiz isso.

    ResponderExcluir
  11. "...primeiro eu creio depois eu vou ler, agora se eu nao creio e tento encontrar uma razão para crer é melhor nem ler a bíblia"

    Nesse caso, se todos os religiosos pensam assim, a bíblia é totalmente inútil e dispensável. Eu, porém, prefiro ver onde estou pisando.

    Acreditar em algo sem ter certeza é como pular de uma ponte em rio de águas turvas. A chance de bater com a cabeça em uma pedra é imensa.

    ResponderExcluir