quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quando as estrelas foram criadas?

No quarto dia, depois de ter criado a Terra:

Gênesis 1:16 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.

Gênesis 1:17 E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,

Gênesis 1:18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

Gênesis 1:19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.

Antes de ter criado a Terra:

Jó 38:4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.

Jó 38:5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?

Jó 38:6 Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular,

Jó 38:7 quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?

Uma forma de amenizar essa contradição é dizer que Jó trata de uma forma poética, enquanto Gênesis trata da criação. Para mim, essa resposta não é suficiente, pois fica claro que o escritor de Jó não conhecia os manuscritos de Gênesis, senão ele não teria dito aquilo.

16 comentários:

  1. Sabe,sempre aparece alguém aqui na igreja perguntando sobre as mesma coisas que daqui do blog.

    Isso tudo não é dificil de responder mas é sempre bom dar uma passadinha por aqui pra ficar mais informado,só por precaução.Enquanto alguém vem com o milho,eu já to com o fubá pronto a muito tempo.

    Quer prejudicar o avanço do evangélho mesmo?Desse jeito não tá dando certo,"amigão".

    De qualquer forma,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. EXPLICAÇÃO:
    Embora Deus tenha criado o Sol e os astros luminosos no quarto dia, Ele se adiantou e criou a LUZ desde o primeiro dia. Fez isso para que possa começar a contar os dias desde o primeiro, e assim estabelecer a semana de seis dias da criação. Senão, não haveria motivo para criar a luz antes dos astros luminosos. Além disso, note que quando Ele criou a luz, criou também a separação entre a luz e as trevas. À luz chamou dia e às trevas, noite, para possibilitar a contagem dos seis dias.

    Os versículos do livro de Jó, citados no artigo acima não se referem à criação das estrelas, nem sequer tratam do assunto.

    ResponderExcluir
  3. mande uma pergunta aos entendidos no livro de isaías diz que jesus viria como salvador.
    depois de 700 anos Ele VEIO.TEM O NÃO SENTIDO
    A PALAVRA,E TEM MAIS QUAL É O NOME QUE LIBERTA.

    JESUS É O SENHOR RICO PARA COM TODOS QUE O INVOCAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somos lavados e purificados pelo sangue do cordeiro

      Excluir
  4. Anônimo disse...

    "mande uma pergunta aos entendidos no livro de isaías diz que jesus viria como salvador.depois de 700 anos Ele VEIO"

    wow, so 700 anos...tão rapido XD

    Um ser onpotente e oniciente são é capaz de especificar uma data? que deus ridiculo.Muito facil tambem fazer uma "profecia" sem dar uma data,por exemplo:

    Em um dia de sol, deus queimara a terra.

    Pronto ta ai minha profecia, mas mesmo que não aconteça no meu tempo de vida ela ta valendo XD.

    Brunotaca, voce não percebeu uma coisa, se deus existe, ele não precisa de luz para saber quando passou uma semana XD, e a luz vem das estrelas, então não faz nem sentido que se tivesse luz ANTES de qualquer estrela existir.No espaço longe de qualquer estrela, seria tão escuro que você nao veria sua mão diante de seu rosto, e a temperatura e proximo de -3 graus abaixo do 0 absoluto.

    Segunda falha, não existe o conceito de dias no espaço, claro você pode medir o tempo, mas você não tem dia e noite no espaço, esse conceito você tem pela rotação da terra.

    ResponderExcluir
  5. o mais engracado e os burros q ve q a biblia ta errada e tenta defender
    logico ne
    eo medo de aceitar q a biblia ta errada e ir para o inferno

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    a bíblia não está errada você estão interpretando mal a bíblia
    esses versículos já foram explicados pelo Brunotaca

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Não está havendo uma má interpretação da bíblia .

    Primeiramente , sendo sagrado ou não , a bíblia é um livro , uma obra literária , e como tal pode ser interpretada de várias maneiras , que varia, de acordo com o raciocínio de quem o lê.

    Interpretando a bíblia pelo lado da lógica podemos chegar a conclusão de que nela a várias furos , falhas , absurdos e contradições, como está retratado por vários tópicos espalhados por esse blog. O ÚNICO PROBLEMA AQUI É QUE HÁ UM BANDO DE CEGOS FANATICOS AQUI QUE NÃO ACEITAM O FATO DE QUE A BIBLIA E SOMENTE UM LIVRO , E POSSUI UMA QUANTIDADE EXPONENCIAL DE INFORMAÇÕES FALSAS E NÃO CONFIAVEIS.

    Antropologicamente poodemos perceber que a bíblia é um livro de origem judaica,os quais desprovidos de qualquer conhecimento cientifico resolveram reunir nesse livro as suas percepções de mundo e os mitos nos quais acreditava esse povo ,provavelmente para que servissem para guiar às posteridades.Pense:é como se os indigenas brasileiras escrevessem um livro no qual contavam historias relacionadas a maneira como enxergavam o mundo e as coisas que ocorriam ao seu redor.

    Esse FOLCLORE JUDAICO só se expandiu a esse atual estágio devido ao fato de uma civilização mais racional perceber o quanto as massas bárbaras eram apegadas a costumes antigos e às crendices tribais , assim passando a se apropriar das crenças judaicas como um modo de manipular massas e obter poder ( leiam a historia da Igreja Catolica , do seu surgimento , das manobrar politicas de Constantino e entenderão o que estou falando)

    ResponderExcluir
  10. a nesse tópico não à contradições como os ateus dizem que à "contradições".

    as estrelas foram feitas no quarto dia, Jó não estava falando nada sobre a criação.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu estudava geografia eu aprendi que o sol é uma estrela e que parece maior que as outras estrelas porque está mais proximo da terra e que as estrelas são milhões de vezes maiores que a terra e parecem pequenas porque estão a milhões de anos luz de istância da terra.Então porque deus criou o sol e as estrelas em dias diferentes se o sol também é uma estrela.

    ResponderExcluir
  12. Maurício,
    Deus criou a luz não para Ele saber contar os dias, e sim para ficar registrado para nós e estabelecer a semana e o descanso sabático.
    Se Ele não tivesse feito isso, até hoje não poderíamos enxergar nenhuma estrela (aliás, só poderíamos enxergar uma) pois a criação ocorreu há apenas 6000 anos. E há relatos bíblicos de que até os antigos podiam ver as estrelas.

    ResponderExcluir
  13. Brunotaca

    "Se Ele não tivesse feito isso, até hoje não poderíamos enxergar nenhuma estrela (aliás, só poderíamos enxergar uma) pois a criação ocorreu há apenas 6000 anos. E há relatos bíblicos de que até os antigos podiam ver as estrelas. "

    Cara não sei oque se passa na sua cabeça...

    As estrelas geram luz como resultado de sua combustão, oque não faz sentido na sua historinha, é haver luz antes das estrelas, plantas antes do sol, etc.

    Oque as evidências mostram, é que houve o big bang, depois a formação das estrelas, depois os planetas, e depois a formação da vida.

    Oque é ridiculo, é ainda ter gente que acredita nessa historinha, sem qualquer evidência e ate contra todas as evidências, seria o mesmo que, em um caso de estupro, tendo o dna do suspeito na vitima, tendo o reconhecimento e ate a confiação do individuo, e o juiz dizendo:

    "Mesmo que haja evidencias mais que suficientes para mostrar oque houve, vou acreditar na outra versão e dizer que ele é inocente".

    ResponderExcluir
  14. DICA PARA TODOS!

    OS PROTOCOLOS DOS SABIOS DE SIÃO!

    É PO CAUSA DESSES FILAS DAS PUTAS QUE VOCES TODOS ESTÃO BRIGANDO.

    PS: A BIBLIA E A UFOLOGIA FAZEM MUITO SENTIDO QNDO VC DÁ UM FODA-SE A TUDO

    ResponderExcluir
  15. o tempo de deus nao eo nosso cronulogia anulada !!!!!!!!!

    ResponderExcluir