terça-feira, 30 de junho de 2009

Moabitas podiam entrar na congregação?

NÃO, nem até a décima geração:

Deuteronômio 23:3 Nenhum amonita ou moabita entrará na assembléia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na assembléia do SENHOR, eternamente.
SIM, se você for o favorito de Deus, e se chamar Davi:

Rute 1:4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.

(...)

Rute 4:13 Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.

(...)

Rute 4:17 As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.


Ou seja, Davi era descendente de moabitas, na terceira geração, e pela lei não poderia sequer entrar dentro da congregação.

Prece que quando deus adota seus preferidos, as leis podem ser quebradas, não é mesmo?

Um comentário:

  1. Da mesma forma, Davi não foi entregue à morte por adulterar com Betseba. Das duas, uma, ou conclui-se, dentre outras coisas, que Deus instituía a necessidade do próprio perdão entre o povo, ou, dois, colacionando diversos outros fatos da vida de Davi, conclui-se que, efetivamente, Deus o escolheu e, quanto a isso, pouco vale questionar ou contestar. Davi foi escolhido antes mesmo de se entender como tal, poderia ser outra pessoa, isso deriva da vontade soberana de Deus, que não necessariamente tem um critério objetivo.

    ResponderExcluir